Mundo Motorizado

Ford Transit SuperVan 4.2 conquista recorde em Nürburgring

A Ford Transit tem uma história interessante em Nürburgring, que começou em um episódio do programa de TV Top Gear com o então apresentador Jeremy Clarkson e a piloto Sabine Schmitz, única mulher a vencer as 24 Horas de Nürburgring, que tornou-se especialista no circuito e faleceu em 2021. A proposta do programa era que Clarkson fizesse uma volta abaixo de 10 minutos no circuito dirigindo um Jaguar S-Type. Quando ele alcançou esse feito, Schmitz fez a famosa provocação: “Eu consigo ir mais rápido do que isso em uma Ford Transit”. Ela realmente tentou e quase conseguiu, ficando alguns segundos fora da meta. Mas o desafio não foi esquecido.


“Desde aquele dia, levar uma Ford Transit ao limite em Nürburgring tornou-se o sonho de alguns de nós da Ford Performance, mas só agora tínhamos a Transit certa, o motorista certo e as condições certas para ver o que seria possível”, diz Michael Norton, gerente de Programa de F1 e Veículos de Demonstração da Ford.


A Ford Transit SuperVan 4.2 é uma supervan elétrica de 2.000 cv projetada sob medida para conquistar algumas das principais pistas de corrida do mundo. Em 2023, ela bateu o recorde da Subida Internacional de Pikes Peak na categoria Open Class com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos.


Em 2024, a SuperVan 4.2 estabeleceu um triplo recorde em Bathurst, na Austrália: volta mais rápida de veículo com roda fechada, de veículo comercial e de veículo elétrico, acelerando a mais de 300 km/h. No mesmo ano, foi a grande vencedora do Festival Goodwood de Velocidade, completando a famosa subida de cerca de 1,9 km em 43,98 segundos, mais de dois segundos à frente do segundo colocado. Mas a prova de Nürburgring continuava na mente do time.


“O nosso programa de veículos elétricos de demonstração tornou-se parte do portfólio de corridas mais amplo da Ford Performance, e por uma boa razão. É nele que podemos dar aos nossos engenheiros, designers e especialistas em aerodinâmica supertalentosos uma folha de papel em branco e dizer-lhes para sonhar grande.
Esta é a nossa chance de ver o que é possível fazer além dos limites conhecidos em qualquer categoria de corrida”, destaca Michael Norton.


Segundo ele, o objetivo é trazer esses aprendizados de volta aos programas de corrida e de veículos de rua. E está dando resultados. “Não posso ser específico ainda por razões competitivas, mas basta dizer que vários de nossos futuros programas de corrida verão os benefícios de veículos como a SuperVan 4.2”, completa.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *