Ford Transit SuperVan 4.2 conquista recorde em Nürburgring
A Ford Transit tem uma história interessante em Nürburgring, que começou em um episódio do programa de TV Top Gear com o então apresentador Jeremy Clarkson e a piloto Sabine Schmitz, única mulher a vencer as 24 Horas de Nürburgring, que tornou-se especialista no circuito e faleceu em 2021. A proposta do programa era que Clarkson fizesse uma volta abaixo de 10 minutos no circuito dirigindo um Jaguar S-Type. Quando ele alcançou esse feito, Schmitz fez a famosa provocação: “Eu consigo ir mais rápido do que isso em uma Ford Transit”. Ela realmente tentou e quase conseguiu, ficando alguns segundos fora da meta. Mas o desafio não foi esquecido.
“Desde aquele dia, levar uma Ford Transit ao limite em Nürburgring tornou-se o sonho de alguns de nós da Ford Performance, mas só agora tínhamos a Transit certa, o motorista certo e as condições certas para ver o que seria possível”, diz Michael Norton, gerente de Programa de F1 e Veículos de Demonstração da Ford.
A Ford Transit SuperVan 4.2 é uma supervan elétrica de 2.000 cv projetada sob medida para conquistar algumas das principais pistas de corrida do mundo. Em 2023, ela bateu o recorde da Subida Internacional de Pikes Peak na categoria Open Class com o tempo de 8 minutos e 47,682 segundos.
Em 2024, a SuperVan 4.2 estabeleceu um triplo recorde em Bathurst, na Austrália: volta mais rápida de veículo com roda fechada, de veículo comercial e de veículo elétrico, acelerando a mais de 300 km/h. No mesmo ano, foi a grande vencedora do Festival Goodwood de Velocidade, completando a famosa subida de cerca de 1,9 km em 43,98 segundos, mais de dois segundos à frente do segundo colocado. Mas a prova de Nürburgring continuava na mente do time.
“O nosso programa de veículos elétricos de demonstração tornou-se parte do portfólio de corridas mais amplo da Ford Performance, e por uma boa razão. É nele que podemos dar aos nossos engenheiros, designers e especialistas em aerodinâmica supertalentosos uma folha de papel em branco e dizer-lhes para sonhar grande.
Esta é a nossa chance de ver o que é possível fazer além dos limites conhecidos em qualquer categoria de corrida”, destaca Michael Norton.
Segundo ele, o objetivo é trazer esses aprendizados de volta aos programas de corrida e de veículos de rua. E está dando resultados. “Não posso ser específico ainda por razões competitivas, mas basta dizer que vários de nossos futuros programas de corrida verão os benefícios de veículos como a SuperVan 4.2”, completa.