Mundo Motorizado

Ford monta equipe própria para correr no mundial de Hipercarros em 2027

A Ford anunciou que o seu programa de competição na categoria Hipercarros do Mundial de Endurance (WEC), que estreia na temporada 2027, será gerenciado pela Ford Racing. Com isso, a marca vai supervisionar todos os aspectos do projeto, em vez de delegar a tarefa a terceiros – quebrando o modelo tradicional adotado por muitos fabricantes e que ela própria usou no passado.


Além de aumentar a competitividade da equipe com reações mais rápidas na pista, essa estrutura permitirá um compartilhamento mais eficiente de tecnologias entre os carros de competição e de rua.


“Não estamos procurando fora das nossas paredes quem possa gerir um programa para nós. Estamos olhado para dentro da Ford Racing para construir os nossos programas, infundidos com a nossa paixão”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. “Vamos aproveitar a nossa experiência para criar uma estrutura voltada ao sucesso de longo prazo e utilizar esse aprendizado nos futuros programas para os clientes.”


O programa envolve vários desafios, já que o carro deverá estar pronto no grid em menos de dois anos, cronograma apertado para um projeto dessa envergadura. Até a abertura da temporada 2027 do Campeonato Mundial de Endurance será preciso construir não apenas o carro, mas toda a estrutura da equipe.


A Ford Racing está preenchendo dezenas de funções nos departamentos de design, engenharia e programa de motores, trazendo os mecânicos e profissionais mais qualificados de corrida de todo o mundo, além de profissionais de marketing e comunicação para contar essa história.


“Não é uma tarefa simples, porque não estamos apenas preenchendo as posições. Estamos construindo uma cultura de equipe que espelha a da Ford Racing: apaixonada e impulsionada pela necessidade de ser a melhor”, destaca Rushbrook.


Outra vantagem da Ford Racing é o apoio da estrutura global da marca. Além da Red Bull Ford Powertrains e das instalações de Hypercar no Reino Unido, ela conta com os centros avançados em Dearborn (Michigan) e Charlotte (Carolina do Norte) nos Estados Unidos. A equipe terá ainda suporte da Oreca, fornecedora de chassis, e da consultoria de engenharia e automobilismo Venture Engineering na parte técnica e operacional.


“Estes são ativos que ninguém pode igualar e estamos focados em permanecer na vanguarda em instalações, tecnologia e pessoas. A Oreca e a Venture Engineering somam mais de 100 participações em Le Mans, são os parceiros perfeitos para nos auxiliar nesta nova e emocionante empreitada. E temos o orgulho de que este esforço seja liderado pela Ford Racing. Afinal, não há ninguém melhor para levar o oval azul ao nível mais alto das corridas internacionais”, completa Mark Rushbrook.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *