Mundo Motorizado

Ford Maverick inova no design, versões e equipamentos

A proposta da marca com essa renovação é diversificar a linha e atender uma gama maior de clientes, adicionando um tempero extra à picape sem perder a sua característica de conforto e versatilidade para uso no dia a dia.
 

“A Maverick nasceu de um conceito único, alinhado com a tendência de crescimento das picapes como veículo de uso pessoal. A nova linha evoluiu em todos os quesitos e chega com um posicionamento de preço muito competitivo para atingir um novo patamar no mercado. A meta é liderar o segmento de picapes intermediárias a gasolina”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
 

Motor atualizado

A Maverick Lariat Black e a Maverick Tremor são equipadas com o avançado motor 2.0 EcoBoost a gasolina, de 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@3.000 rpm), que foi atualizado para entregar um desempenho ainda mais forte, junto com a transmissão automática de oito velocidades.
 

Além de nova calibração, as mudanças no motor incluem a adoção de novos componentes nos sistemas de ventilação do cárter, arrefecimento, temporização do eixo de comando, borboleta eletrônica, comando de válvulas variável, sensores, arquitetura do cabeçote e recirculação de gases de escapamento.
 

“Embora os valores nominais de potência e torque sejam os mesmos, com essa atualização as curvas de desempenho do motor ficaram muito melhores. Isso pode ser sentido nas respostas mais fortes e rápidas do acelerador em baixa rotação”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
 

Tecnológica e segura

As novidades de estilo da Maverick estão presentes na grade, no para-choque dianteiro, nos faróis de LED em formato de C, nos alargadores de para-lama e no oval Ford em preto. Já a cabine ficou muito mais tecnológica, com nova central multimídia SYNC 4 de 13,2” com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado, painel de instrumentos digital de 8”, carregador por indução, som premium B&O e atualizações over-the-air.
 

O teto solar elétrico e o porta-objetos sob o banco traseiro são itens de conforto que só a Maverick oferece no segmento, além de banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições e retrovisores com aquecimento. A caçamba agora traz capota marítima como item de série em toda a linha.
 

Na parte de segurança, a picape também vem recheada de novidades. Tem piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização em faixa, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista (incluindo à ré), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e cobertura de reboque.
 

O pacote se completa com sete airbags, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas, assistente de manobras evasivas, farol alto automático e sensor de chuva. O assistente de reboque Pro Trailer, que auxilia no engate e nas manobras usando algoritmos de “machine learning”, o controle de oscilação de reboque e a câmera 360° são outras exclusividades.
 

Versões Tremor e Lariat Black

A Maverick Tremor tem visual diferenciado pelos frisos laranja na grade dianteira e detalhes da mesma cor no para-choque, nas rodas de 17” e emblemas. Na cabine, em tom escuro, há bancos dianteiros com aquecimento e o emblema Tremor aplicado no encosto, além de volante com aquecimento e paddle shift.
 

Como toda a família Tremor, ela agrega recursos que aumentam a capacidade off-road: suspensão exclusiva, tração 4WD, pneus 235/65 R17 All-Terrain Plus, bloqueio do diferencial traseiro e piloto automático off-road com função “one pedal drive”. Conta ainda com seis modos de condução, incluindo o novo Off-Road – além do Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar.
 

A sua disposição todo-terreno é reforçada pelo aumento dos ângulos de entrada (30,9°), saída (21,3°) e transposição de rampa (20°) e maior vão livre do solo da carroceria (226 mm). Ela tem capacidade para transportar 477 kg, 943 litros e reboca 499 kg.
 

O nome da Maverick Lariat Black remete aos detalhes escurecidos da carroceria, que incluem a grade, as rodas de 17” e adesivos no capô na cor preta. Ela também se sai bem nas trilhas, com tração AWD, pneus 225/65 R17 All-Terrain, assistente de reboque Pro Trailer e cinco modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar. Sua capacidade de carga é de 618 kg.
 

Garantia, conectividade e preço

A Maverick Lariat Black e a Maverick Tremor começam a ser vendidas este mês por R$ 219.900 e R$ 239.900, respectivamente, preços que reforçam a sua atratividade frente às concorrentes do segmento. A linha oferece três anos de garantia e nove opções de cores modernas e diferenciadas: Verde Fuji, Azul Indianápolis, Vermelho Vermont, Cinza Glasgow, Cinza Torres, Branco Ártico, Branco Space, Branco Itaúnas e Preto Astúrias.
 

A Nova Maverick conta também com os recursos de conectividade do modem embarcado e do aplicativo FordPass, que permitem partida remota e acionamento do ar-condicionado, travamento e destravamento das portas e localização do veículo, além do acompanhamento preventivo inteligente para alerta em caso de falhas.


Como parte das experiências conectadas, convenientes e personalizadas oferecidas pela marca, o cliente tem a opção do serviço leva e traz sem custo para fazer a manutenção do veículo na Rede Ford. E pode personalizar a picape com uma linha de mais de 18 acessórios exclusivos, como engate traseiro, suporte para bicicleta, estribo lateral, caixas organizadoras e extensor de caçamba, entre outros.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br