Dispositivos

Estratégia global da TP-Link mira entrada no setor de segurança eletrônica com solução VIGI

O mercado de segurança eletrônica fatura acima dos R$ 12 bilhões e cresce em torno de 18% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Além disso, a aposta na Inteligência Artificial (IA) e na automação dos equipamentos de monitoramento impulsionam ainda mais a expansão do setor  ao trazer uma redução de aproximadamente 70% nos custos com vigilância.

Entre os fabricantes locais de equipamentos para atender a demanda, são poucas as marcas que detém um posicionamento mais forte e é nesta lacuna que a fabricante global de equipamentos eletrônicos TP-Link quer entrar. Seguindo uma estratégia global, a empresa chinesa acaba de trazer uma nova linha de soluções para o Brasil, denominada VIGI by TP-Link, para ocupar uma posição de liderança no mercado local e deter, em três anos, um marketshare de aproximadamente 10%.

Para assumir essa posição de destaque no mercado, a empresa mira em duas estratégias. A primeira é a fabricação local de sistemas de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), que vai reduzir custos e ampliar a competitividade no mercado brasileiro. Já a segunda é a nomeação de um executivo com mais de 20 anos de experiência no setor de segurança eletrônica para comandar a nova linha de sistemas inteligentes de videomonitoramento corporativo. Com isso, Ricieire  Piovezan assume a posição de gerente sênior da operação VIGI by TP-Link no Brasil.

O executivo, que acumula passagens por distribuidores, empresas de monitoramento e outros fabricantes do segmento, terá como papel fortalecer a presença da empresa no país e acelerar a verticalização do setor de segurança, considerado um dos mercados mais promissores da tecnologia.

Além da nomeação, faz parte do plano local, seguindo a diretriz global, ampliar a atuação nessa área com investimentos expressivos em portfólio, canais e equipes especializadas.

“A linha VIGI surge como um braço estratégico da TP-Link, com soluções de videomonitoramento inteligentes, acessíveis e com alto valor agregado. Além de possuir fabricação e tecnologias próprias, com a força da engenharia que já é amplamente conhecida no mercado de redes Wi-Fi no mundo. Com isso, a nossa meta é estar entre as três principais marcas do setor no Brasil nos próximos anos, oferecendo inovação, rentabilidade e suporte ao canal, além de uma política comercial séria e fácil de entender, respeitando sempre toda a cadeia de distribuição e principalmente as revendas, instaladores, integradores e empresas de monitoramento e portaria remota”, ressalta o novo gerente sênior.

Estratégia de crescimento

Mesmo em cenários adversos, como durante a pandemia da Covid-19, o mercado de segurança eletrônica tem se mostrado resiliente e em constante evolução. O avanço da criminalidade, a necessidade de proteção patrimonial e o amadurecimento das tecnologias de automação e IA são alguns dos fatores que impulsionam o setor.

Com base nesse cenário, a linha VIGI aposta na oferta de soluções com vídeos analíticos embarcadas, como detecção de humanos, objetos e veículos. Além das soluções já disponíveis, a empresa planeja expandir o portfólio com recursos como reconhecimento de placas veiculares e reconhecimento facial, alinhando-se às demandas do mercado nacional.

“Para que essa estratégia seja concretizada no mercado local, a companhia manterá diálogo constante com distribuidores e integradores, identificando demandas e customizando produtos em parceria com a engenharia no Head Quarter da empresa”, explica Ricieire.

Os focos prioritários da VIGI by TP-Link incluem o setor privado, envolvendo verticais como condomínios, indústrias e agronegócio, com projetos voltados para o cercamento eletrônico, monitoramento de escolas e grandes áreas perimetrais, por exemplo. Além disso, a estratégia contempla o setor do varejo, incluindo supermercados, atacarejos, redes de farmácias e shopping centers, com produtos voltados para a resolução de problemas deste perfil de cliente e com uma solução integrada entre hardware, software e produtos de segurança eletrônica e redes. Tudo isso de forma acessível e amigável para os integradores e clientes finais.

Força da marca

O reconhecimento global da TP-Link no segmento de conectividade será um dos diferenciais estratégicos da linha VIGI, especialmente na integração de redes corporativas com câmeras IPs, criando um ecossistema inteligente de segurança com alto desempenho, escalabilidade e gestão centralizada.

Para sustentar esse crescimento, a operação no Brasil contará com equipes especializadas em sell-in (apoio aos distribuidores) e sell-out (atuação junto às revendas), promovendo ações consultivas, homologações, treinamentos e apoio técnico em campo.

“O trabalho será consultivo, próximo ao integrador, com foco em gerar valor e promover soluções de alta tecnologia a preços competitivos. Dessa forma, vamos democratizar o acesso à segurança inteligente no Brasil”, conclui Ricieire.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br