Epson combate a falsificação de tintas
A prática da falsificação tem se intensificado no Brasil e chegou também nos componentes utilizados nas impressoras. Nos últimos dois meses, foram realizadas apreensões de tintas falsificadas em Campinas e nos municípios de Presidente Prudente, em São Paulo, e Maringá, no Paraná. Além de atuar nessas operações em colaboração com as autoridades locais, a Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, também está disponibilizando uma ferramenta de denúncia online, por meio da qual os usuários podem obter mais informações sobre como identificar produtos originais e denunciar, de forma segura e anônima, qualquer ponto ou link de venda suspeito.
“O uso de tinta falsificada prejudica a qualidade das impressões e pode causar danos à impressora, aumentando os custos com manutenção e substituição de peças a longo prazo. Produzidas sem controle de qualidade, essas tintas também podem conter substâncias tóxicas que representam riscos ao meio ambiente e à saúde, tornando seu uso uma escolha menos responsável e segura. Por isso na Epson temos uma estratégia contínua para combater o mercado ilícito e promover a conscientização”, conta Marcelo Madi, Diretor Executivo da Epson Brasil.
Apreensões em São Paulo e no Paraná
Na última semana, foi descoberto um esquema de falsificação de mais de 120 mil cartuchos de impressoras em Campinas, interior de São Paulo, com produtos avaliados em R$ 2,4 milhões. Em setembro, houve duas operações, uma em Maringá, no Paraná, onde foram fechados três armazéns e apreendidos 300 mil materiais, incluindo frascos de tinta, etiquetas e embalagens, e outro em Presidente Prudente, São Paulo, que resultou no fechamento de uma fábrica clandestina de tintas para impressoras.
O material apreendido nas operações soma mais de 1 milhão de dólares e será destinado ao descarte seguro, em conformidade com as normas ambientais. Estas ações contam com a colaboração da Epson, que segue focada em garantir ao consumidor o acesso a tintas originais, com qualidade e desempenho assegurados.
Um chamado aos consumidores
No processo de falsificação, os criminosos compram ou até produzem tintas não originais e falsificam etiquetas, embalagens, caixas e selos de segurança para que pareçam produtos legítimos. Depois, esses itens são vendidos por meio de canais online e físicos por um preço abaixo do padrão do mercado, em todo o país.
A Epson recomenda que os consumidores protejam suas compras adquirindo produtos exclusivamente por meio de distribuidores autorizados e verificando sempre a autenticidade das embalagens, incluindo os selos holográficos de segurança.
