Dispositivos

 Epson apresenta Campanha “Toner Free”

A Epson, líder global em tecnologia, anuncia o lançamento da “Toner Free”, uma iniciativa que redefine a impressão corporativa ao oferecer uma alternativa com benefícios ambientais e de eficiência energética para o mundo empresarial. Enquanto as impressoras a laser utilizam altas temperaturas para fixar pó de toner plástico no papel, a tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio, da Epson, adota uma abordagem diferente, combinando cabeças de impressão com microchips e tinta líquida em um processo que elimina o uso de pó de toner plástico. Essa inovação reforça o compromisso da Epson em desenvolver soluções que contribuam para enfrentar os desafios ambientais.

Todos os anos, a indústria de impressão a laser no mundo produz toner com quantidade de plástico equivalente a 246 bilhões de canudos, 20 bilhões de sacolas ou 5 bilhões de garrafas¹. Em resposta a esse cenário, a Epson oferece uma solução de impressão sem toner, que proporciona benefícios ambientais concretos para as empresas. A tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio representa um dos maiores avanços da Epson em eficiência e sustentabilidade, com um sistema mais compacto e preciso e redução do desperdício e da necessidade de manutenção.

Além disso, enquanto o processo das impressoras a laser coloridas exige altas temperaturas para fundir o toner ao papel, a tecnologia de jato de tinta consome menos energia ao operar sem calor. As impressoras Epson WorkForce® Enterprise AM-C5000, equipadas com a tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio, podem proporcionar até 86% de economia de energia² e, ao mesmo tempo, reduzir a necessidade de manutenção e maximizar a disponibilidade operacional em comparação com impressoras a laser equivalentes.


Essa iniciativa acompanha uma tendência crescente na América Latina, onde um estudo da KPMG³ (“Grandes Mudanças, Pequenos Passos: Estudo sobre Relatórios de Sustentabilidade 2022”) revelou que 76% das empresas vinculam suas metas de redução de gases de efeito estufa a objetivos globais, regionais ou nacionais. O mesmo estudo mostra que, em 2022, 78% das empresas latino-americanas identificaram Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes para suas operações, com o Brasil se destacando como um dos principais líderes da região, com 76%.
 

Campanha sem precedentes

Com início em novembro, a campanha publicitária da iniciativa “Toner Free” abrange um comercial, que foi gravado com a voz do jornalista e apresentador Tiago Leifert, e materiais de divulgação em diferentes canais de mídia e espaços públicos. Entre as plataformas incluídas na estratégia de marca estão o Youtube, TikTok, LinkedIn, Instagram, Facebook e Spotify, além de canais de streaming. As peças publicitárias também serão reproduzidas em centros corporativos e aeroportos, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Navegantes , Brasília, Recife e Belém.

“É o maior investimento em mídia já trazido pela Epson para a área de B2B no Brasil. Temos como objetivo fortalecer nossa estratégia de comunicação e movimentar o mercado, trazendo à luz temas importantes que antes não recebiam a devida atenção. Entendemos que é preciso conscientizar as pessoas e empresas sobre o uso de impressoras a laser, que possuem componentes que são prejudiciais ao meio ambiente”, conta Cinthia Araújo, Head de Marketing da Epson para a América Latina.

Esse lançamento reforça o forte compromisso ambiental da Epson, que incluiu a transição para 100% de energia renovável alcançadas em janeiro de 2024 e metas ambiciosas de redução de emissões para 2030 e 2050 e parcerias estratégicas de reflorestamento na América Latina, como com a Fundación Reforestemos e no Brasil com a SOS Mata Atlântica.

“O futuro da impressão corporativa é, sem dúvida, livre de toner. As organizações atuais buscam não apenas produtividade, mas também gerar um impacto positivo no planeta. “Nossa tecnologia PrecisionCore® de impressão a frio foi projetada para oferecer uma forma eficiente, confiável e responsável de imprimir — impulsionando uma transformação que beneficia tanto as operações das empresas quanto o meio ambiente”, afirma Cinthia.
 

Até 2030, a Epson pretende reduzir suas emissões totais de gases de efeito estufa em linha com o cenário de aquecimento global de 1,5°C estabelecido pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). A Epson também está comprometida em eliminar o uso de recursos subterrâneos até 2050, incluindo materiais não renováveis como petróleo bruto e metais. “A Epson convida as empresas a se juntarem à transformação “Toner Free”, construindo um futuro em que tecnologia e meio ambiente coexistam em harmonia”, finaliza Cinthia.
 

Saiba mais sobre como a tecnologia PrecisionCore® Heat-Free da Epson pode transformar o seu negócio no link.



¹ As estimativas da Epson se baseiam em dados internos e de terceiros.
² em comparação com impressoras a laser coloridas — Avaliação comparativa da Keypoint Intelligence sobre geração de resíduos e necessidade de intervenção do usuário, dispositivo jato de tinta Epson WorkForce Enterprise AM-C5000 versus dispositivos a laser concorrentes, 2023.
³ Relatório global da KPMG “Grandes mudanças, pequenos passos: Estudo sobre Relatórios de Sustentabilidade 2022”, com foco nos resultados para a América Latina: https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/co/sac/pdf/2023/03/bc-ESG-esp.pdf

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br