Entenda como caixas LG xboom trazem som equilibrado em um design compacto
A LG Electronics, cada vez mais, redefine o mercado de áudio com sua linha de caixas de som LG xboom. Por meio da tecnologia e inovação, a marca estabelece novos padrões de versatilidade sonora, que vai das potentes caixas de festa, como a XL7T, aos modelos ultraportáteis, como as linhas xboom Go e a nova “xboom by will.i.am“. A resposta para como a LG entrega um som tão equilibrado em formatos tão distintos está na sinergia entre: engenharia acústica adaptada para cada tamanho, uso de Inteligência Artificial para processamento de sinal digital (DSP) e um design funcional e durável.
“Nossa filosofia de engenharia é adaptar tecnologia de ponta à situação de uso de cada produto. Em vez de uma solução única, aplicamos uma combinação de hardware específico — como woofers ‘track-type’ e radiadores passivos nos modelos portáteis — com a tecnologia e inteligência no processamento de sinal. A introdução da IA, por exemplo, permite que a própria caixa de som entenda o ambiente e a música tocada para se ajustar automaticamente e entregar a melhor performance e experiência sonora possível em qualquer cenário”, explica Marcos Choi, gerente de produtos de áudio da LG Brasil.
A base sonora da linha xboom reside em sua arquitetura de hardware adaptável. Nos modelos de grande porte, como o XL7T e RNC9, “Giant Woofers” de 8 polegadas são utilizados para mover grandes volumes de ar, gerando graves de alto impacto. Já nos modelos ultraportáteis, como o xboom Grab e o Bounce, a engenharia para graves potentes é estruturada com woofers de formato “track-type” e radiadores passivos. Essa escolhe permite maximizar a área de superfície do cone em um chassi compacto, produzindo uma resposta de baixa frequência surpreendente para o tamanho do aparelho.
O cérebro que gerencia e otimiza o som é um avançado sistema de Processamento de Sinal Digital (DSP). Entre as tecnologias-chave, as caixas LG xboom contam com o Dynamic Bass Optimizer, que aplica princípios de psicoacústica para ajustar o áudio em tempo real. Ele compensa a forma como o ouvido humano percebe as frequências em diferentes volumes e realça os graves em níveis baixos e, em níveis altos, controla os graves para evitar distorção.
Um avanço significativo no processamento é encontrado na linha “xboom by will.i.am“, que incorpora duas ferramentas de Inteligência Artificial para aprimorar a experiência sonora. O AI Sound analisa o gênero musical e otimiza o áudio, enquanto a AI Calibration usa os microfones da caixa para reconhecer a acústica do ambiente e ajustar o som para preencher o espaço de forma ideal. Por fim, o design de cada produto também entra como um componente acústico vital, com cada chassi sendo projetado para ser robusto e minimizar vibrações que poderiam distorcer o som.
