Corporativa

Educacional atualiza plataforma com novas funcionalidades

Alunos de uma mesma turma, de diferentes salas de aula ou até mesmo de várias escolas podem desafiar a si próprios e a seus colegas em eventos especiais de aprendizado. A organização dessa competição saudável é uma nova funcionalidade do Aprimora, a plataforma tecnológica de aprendizado personalizado desenvolvida pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, a área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação.

A proposta do recurso é incentivar a participação ativa dos estudantes em diferentes competições ao longo do ano, promovendo uma dinâmica saudável de desafios. Durante um período pré-estabelecido, os alunos acumulam pontos ao concluir módulos de atividades na plataforma. Ao final do evento, os melhores classificados são premiados com conquistas exclusivas, representadas por medalhas.

As escolas têm total autonomia para definir o alcance da competição – desde uma única turma até toda a rede de ensino –, bem como o número de premiados e a possibilidade de oferecer recompensas adicionais aos melhores pontuadores. Esse formato permite que cada instituição personalize a experiência de acordo com suas necessidades e objetivos pedagógicos.

“O Educacional trabalha continuamente para oferecer soluções inovadoras que estimulem o aprendizado e o engajamento dos estudantes”, afirma Alex Paiva, head de produtos do Educacional. “Essa funcionalidade foi desenvolvida para potencializar o uso da plataforma como um ambiente gamificado, tornando-a ainda mais envolvente para os alunos.”

A acessibilidade já integrada ao Aprimora permite que todos os alunos, independentemente de suas condições, participem sem a necessidade de recursos adicionais. Para aprimorar ainda mais a experiência, o Educacional oferece diferentes dinâmicas e desafios recorrentes dentro da plataforma, como rankings mensais e anuais, estimulando a participação ativa de alunos, professores e gestores.

Além de tornar o aprendizado mais estimulante e divertido, a competição também oferece informações valiosas aos professores. “Essa é uma oportunidade de compreender melhor o desempenho dos alunos”, destaca Paiva. “A partir dos resultados, é possível identificar níveis de proficiência e ajustar estratégias pedagógicas conforme as necessidades da turma.”

A novidade reafirma o compromisso do Educacional com a inovação no ensino, utilizando ferramentas tecnológicas para tornar o aprendizado mais lúdico, dinâmico e acessível. Ao apoiar escolas e educadores na promoção de uma educação mais envolvente e personalizada, o Educacional reforça seu papel como parceiro estratégico na transformação digital do ensino.

Mais informações sobre o Educacional e as suas soluções podem ser obtidas no site oficial da marca.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br