E-Stock reúne feras do automobilismo virtual para decidir novo campeão em final presencial “no templo”
Os tempos são de decisão para a E-Stock, o campeonato virtual oficial da BRB Stock Car Pro Series, que em 2025 completa a quarta temporada da sua história. Tal qual no automobilismo real, em que a própria Stock Car, além da BRB Fórmula 4 Brasil, TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a Turismo Nacional vão definir os títulos deste ano, o certame que reúne as feras dos simuladores também vai determinar o grande campeão no “templo do esporte a motor brasileiro”, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, no próximo domingo, 14 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo no YouTube.
Disputada sob a plataforma tradicional iRacing, a E-Stock conta com organização da IRB Esports — maior operadora de AV da América Latina — e com parceria da Vicar Promoções Desportivas, e traz o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Vibra Energia, Rukus/L8 e Qualcomm.
Assim como foi nos últimos anos, a E-Stock promoverá a sua grande decisão de forma presencial, colocando os talentos do automobilismo virtual para acelerar diante do grande público em Interlagos para a definição do futuro campeão em corrida única. Ou seja, quem ganhar, leva o cobiçado título daquela que já se tornou referência em competições no AV brasileiro e terá a chance de fazer sua iniciação nas pistas reais ao ter a chance de testar um carro da Turismo Nacional — categoria dos carros mais vendidos do Brasil e base da escala evolutiva promovida pela Vicar — em Interlagos.
Dez homens e um sonho — Em temporada de ‘tiro curto’, iniciada em outubro com as seletivas que determinaram os 40 pilotos classificados para a disputa da fase de corridas, além de Neto Nascimento e Gabriel Felipe, campeões de 2024 e já previamente garantidos para a E-Stock 2025, o campeonato teve um calendário de cinco etapas, disputadas nas pistas virtuais de Portimão, Spa-Francorchamps, Watkins Glen, Suzuka e Road America.
A E-Stock vivenciou grande momento ao acelerar em meio ao Sports Summit São Paulo, no início de novembro, com quatro pilotos e simuladores de última geração de forma presencial no WTC Events Center, na capital paulista. A categoria virtual brindou o público com grandes disputas e a vitória de Victor Tieri, um dos grandes talentos das pistas virtuais e também do automobilismo real, onde fez história em 2025 correndo pela Turismo Nacional e tornou-se o mais jovem a triunfar na categoria, além de também levar a Honda à sua primeira vitória na competição, em Campo Grande (MS), no mês de outubro.
Aos 16 anos, com títulos importantes na bagagem como o de campeão brasileiro e bicampeão paulista de kart, o paulista Victor Tieri venceu duas etapas correndo pela equipe Capivara Racing Team, em Watkins Glen e Road America, e avançou para a decisão como o maior pontuador. Detalhe: Tieri não disputou a etapa de Spa-Francorchamps justamente em razão do seu compromisso, bem-sucedido, na Turismo Nacional.
Além de Tieri, a E-Stock definiu outros nove concorrentes que vão lutar pelo título na final presencial em Interlagos. Raphael Silva (equipe W2 E-ProGP), Victor Miranda (Pro Racing Simuladores), Slan Santos (W2 E-ProGP), Jackson Resende (Pro Racing Simuladores), Pedro Picanço (AC7 SG28 Racing), Henrique Pettinari (AC7 SG28 Racing), Guilherme Elizeu (Kings by TK), Marcos Riffel (Racer Clube MWGP E-Sports) e Gabriel Paiva (Capivara Racing Team) — que substituirá Erick Goldner, impossibilitado de disputar a superfinal — vão disputar a taça de campeão em um evento especial para marcar a decisão do campeonato em São Paulo, com todos a vivenciar o ambiente de competição em Interlagos.
A E-Stock vai conhecer, definitivamente, um novo campeão. Depois de Gustavo Ariel faturar os títulos de 2022 e 2023 e de Neto Nascimento brilhar na Superfinal no ano passado, a categoria virtual vai adicionar um novo nome à galeria dos donos de título do campeonato. Nascimento e também Gabriel Felipe, donos dos títulos das categorias PRO e AM no ano passado, não conseguiram avançar para à etapa decisiva de 2025.
Show de prêmios — Um dos grandes atrativos da E-Stock para a temporada 2025 é o leque de possibilidades que será aberto para o futuro campeão. O vencedor da quarta edição do campeonato virtual vai ganhar a oportunidade de testar um carro da Turismo Nacional em uma sessão no Autódromo de Interlagos. Já o vice-campeão e terceiro colocado da quarta edição da E-Stock poderão desfrutar de uma volta rápida e vivenciar todas as emoções da velocidade real no traçado de 4.309 metros.
A TN é a ‘porta de entrada’ e o primeiro degrau da escala evolutiva construída pela Vicar e que pode levar o piloto ao grid da BRB Stock Car. Neste ano, o campeão Overall (soma dos pontos das categorias Sprint e Endurance) na categoria A da Turismo Nacional poderá escolher entre seguir a trilha do automobilismo internacional com o TCR South America Banco BRB ou então optar por correr na Stock Light com um plano de insumos e incentivos equivalentes proporcionados pela promotora, além de uma bolsa mensal ao longo de 2026. A prioridade da escolha é do detentor do título.
Os três primeiros colocados na Superfinal BRB da E-Stock 2025 receberão credenciais de boxes para acesso ao Autódromo de Interlagos durante a última disputa do campeonato. Os pilotos que terminarem no top-3 ainda subirão ao lendário pódio do circuito paulistano e serão premiados com troféus diante de grande público, além de participar de ativações com os patrocinadores da E-Stock, ganhar miniaturas de carros da BRB Stock Car e vouchers para usar em compras na Stock Store, a loja oficial da categoria.
Com transmissão ao vivo pelos canais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube, a Superfinal da E-Stock terá sua última batalha realizada a partir das 10h deste domingo. Assim como na Stock Car real, a prova virtual vai ter seu grid determinado pela sessão classificatória, enquanto a corrida terá duração de 50 minutos antes que o automobilismo conheça o novo campeão da categoria virtual, coroado diante de grande público em Interlagos.
Os finalistas (dez primeiros colocados)
1º Victor Tieri (Capivara Racing Team), 303 pontos
2º Raphael Silva (W2 E-ProGP), 298
3º Victor Miranda (Pro Racing Simuladores), 293
4º Slan Santos (W2 E-ProGP), 287
5º Erick Goldner (W2 E-ProGP), 262*
6º Jackson Resende (Pro Racing Simuladores), 253
7º Pedro Picanço (AC7 SG28 Racing), 251
8º Henrique Pettinari (AC7 SG28 Racing), 241
9º Guilherme Elizeu (Kings by TK), 233
10º Marcos Riffel (Racer Clube MWGP E-Sports), 224
11º Gabriel Paiva (Capivara Racing Team), 197
*Erick Goldner não poderá estar presente à final e será substituído pelo 11º colocado após as cinco primeiras etapas, Gabriel Paiva
E-Stock 2025
Calendário
Etapa 1: Portimão (19/10)
Etapa 2: Spa-Francorchamps (26/10)
Etapa 3: Watkins Glen (01/11) – Sports Summit São Paulo
Etapa 4: Suzuka (15/11)
Etapa 5: Road America (30/11)
Superfinal: 13 e 14 de dezembro, Autódromo de Interlagos, São Paulo
Todos os campeões da E-Stock
2022
Virtual Pro: Gustavo Ariel
Pro Series: Felipe Baptista
Virtual Am: Felipe Pascoal
2023
Gustavo Ariel
2024
Pro: Neto Nascimento
Am: Gabriel Felipe
