Duas novidades da Pirelli para a Moto2
· No GP da Espanha, a primeira etapa europeia do Campeonato Mundial, a Pirelli apresentará algumas inovações importantes em relação aos pneus traseiros para os pilotos da classe Moto2™. A partir de Jerez, e para alguns outros GPs deste ano, um novo composto supermacio, o SCX, será alocado. Além disso, a partir do GP da Espanha, a solução macia de desenvolvimento na especificação D0640 se torna o novo SC0 macio padrão.
· O novo SCX traseiro em composto supermacio é uma opção ainda mais macia do que o SC0, que até agora tem sido o composto mais macio disponível para os pilotos de Moto2. Essa solução fez sua estreia em 2019 no Campeonato Mundial de Superbike da FIM, onde, desde então, tem sido a mais popular e utilizada para a traseira. Os pilotos da Moto2 tiveram a oportunidade de testá-la oficialmente pela primeira vez nos testes realizados em fevereiro em Jerez. Naquela ocasião, Aron Canet (Kalex) foi o mais rápido dos testes, com uma volta de 1min39s552, e melhorando em mais de um segundo o recorde de volta anterior (1min40s640) que ele estabeleceu em 2023. Durante a temporada, o supermacio SCX estará disponível como alternativa, ou junto do SC1 médio, para todos os GPs realizados em pistas que, devido às características do asfalto ou das temperaturas, possibilitem seu uso.
· Também a partir do GP da Espanha, a solução macia de desenvolvimento na especificação D0640, imediatamente apreciada pelos pilotos de Moto2 e utilizada com sucesso em 2024 nas duas etapas realizadas em Misano e na grande final em Barcelona (bem como em algumas etapas do WorldSBK), torna-se o novo traseiro padrão SC0. Esse passo é parte integrante do programa de desenvolvimento da Pirelli, que prevê a introdução de soluções de desenvolvimento para complementar as opções padrão durante a temporada. Se, como nesse caso, a opção de desenvolvimento demonstrar melhor desempenho do que a opção padrão em várias corridas e contextos, no ano seguinte ela passa a ser o novo composto padrão. Como esses pneus são vendidos regularmente no mercado, não são apenas os pilotos dos Campeonatos Mundial e Nacional que se beneficiam deles, mas também todos os amadores e entusiastas que os escolhem para suas competições e dias de pista.