Dispositivos

Conceitos de finanças pessoais que você deveria conhecer

Você já parou para pensar qual a sua relação com suas finanças pessoais? Independentemente do que você responder, sempre é possível melhorar o seu envolvimento com o seu dinheiro. Mas para que isso aconteça é importante conhecer todos os conceitos relativos a finanças pessoais.  

Infelizmente, um dos grandes problemas por trás desse desconhecimento, vem da falta de educação financeira na época escolar. Além disso, grande parte das famílias brasileiras não têm a cultura de ensinar a melhor forma de cuidar do seu dinheiro. O resultado é bem desastroso: uma grande parcela da população não sabe como se planejar e está sempre no vermelho.

Primeiro, é necessário entender o que são finanças pessoais. Esse termo está ligado a tudo do âmbito financeiro de uma pessoa física, o que poderia ser aplicado exatamente aos mesmos conceitos em uma empresa.

Mas entender de finanças pessoais vai além disso. Se você quer melhorar a sua forma de lidar com o seu dinheiro, basta continuar com a gente. Pode ter certeza que sua saúde econômica vai melhorar e muito!

Afinal, qual a importância de cuidar das finanças pessoais?

Por que eu devo entender de finanças pessoais e assim, saber cuidar melhor do meu dinheiro?  Entenda que a partir do momento em que você priorizar a organização de suas finanças, mesmo que todas suas despesas estejam sanadas, você evitará problemas graves. Imagine que você fique desempregado, se você tiver uma reserva financeira, será fácil minimizar impactos e facilitar você focar em procurar outro emprego. 

Conceitos essenciais sobre finanças

Porém, para você melhorar essa relação com seu dinheiro não é algo que acontece da noite para o dia. Você precisa entender conceitos essenciais sobre finanças pessoais para realizar aos poucos essa mudança em sua vida e, depois, desfrutar da tranquilidade tão desejada por todos: finanças pessoais sempre no azul!

Planejamento é sempre necessário

Primeiro, você precisa estar organizado. Isso quer dizer que é obrigação fazer um planejamento financeiro. Para fazer esse planejamento, você pode usar uma planilha do Excel ou aproveitar os milhares de aplicativos disponíveis na internet.

Depois você precisa separar todas suas despesas mensais, inclusive até o famoso cafezinho após o almoço e incluí-las na planilha. Não se esqueça de organizá-las por categorias, como alimentação, aluguel, energia e assim por diante.

Em outra parte, você adicionará as suas receitas. E não somente salário, mas itens como uma venda de eletroeletrônico a um amigo, como também, se você tiver, alguma poupança e seus rendimentos.

Com o resultado dessa equação, você saberá como andam suas finanças pessoais. 

Saiba para onde vai seu dinheiro

Com seu planejamento financeiro em mãos, é muito mais fácil analisar as suas despesas mensais. Muitas vezes, a gente não entende o porquê mês após mês fechamos no vermelho ou, quando menos pior, no zero a zero.

Tente fazer uma análise individual de cada uma das suas despesas e veja o que realmente é necessário gastar ou investir. Tenha certeza que depois dessa tarefa, muita coisa poderá ser aprimorada nas suas finanças pessoais.

É importante ter objetivos claros

Outro ponto importante ao analisar seu planejamento já pronto, é saber quais são seus objetivos para ter sua saúde financeira. Por exemplo, você paga TV a cabo, mas quase não fica em casa e nem assiste a TV. Vale a pena realmente ter esse custo?

Você está precisando trocar de notebook por conta da sua pós-graduação. Será que cortando a despesa da TV a cabo, você não conseguiria investir em um novo computador e, quem sabe, comprando à vista com esse dinheiro economizado?

Pense também no longo prazo

Toda pessoa que realmente se preocupa com suas finanças pessoais deve pensar no futuro. O principal motivo é que a partir desse momento você pode ter uma conta investimento para poder realizar um sonho maior, como comprar a casa própria. 

Podem surgir outros tipos de interesses a longo prazo, por isso, é que o presente é tão importante para realização de projetos que no futuro envolvem uma boa quantidade de dinheiro. Com planejamento e organização, você será capaz de realizar qualquer sonho.

Esteja preparado para lidar com imprevistos

Por outro lado, não se esqueça de ter uma reserva de emergência. Imprevistos podem acontecer em qualquer momento da vida. Imagine lidar com ocorrência urgente e ainda ter que quebrar a cabeça já que você não tem dinheiro para bancá-lo. Por isso, ao conhecer suas finanças pessoais, já comece a guardar um dinheiro como fundo emergencial.

Você também deve considerar que mesmo com uma reserva financeira, talvez precise solicitar um empréstimo. Se você tiver seu planejamento financeiro bem executado, será mais fácil pedir empréstimo sem muita burocracia a uma instituição financeira por conhecer seu perfil e saber como lidar com essa questão.

Sempre busque mais conhecimento

Apesar de todas as nossas dicas dadas, saber sobre finanças pessoais é um conhecimento que deve ser uma constante na sua vida. Primeiramente, porque o mundo sofre alterações mediantes a vários fatores, como até um vírus pode impactar toda economia mundial. Por isso, procure se manter constantemente atualizado sobre finanças pessoais!

Planejamento é tudo

Para ter êxito em suas finanças pessoais mantenha o lema: ter planejamento financeiro é tudo! Seguindo esse preceito, com certeza, você não terá problemas em colocar em prática seu conhecimento adquirido sobre conceitos de finanças.

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br