Como a transformação digital está impactando o mundo dos negócios
Pesquisa revela que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior
A transformação digital está alterando a forma como as empresas operam, competem e criam valor. Hoje, a integração de tecnologia, dados, processos e inteligência artificial permitem decisões mais rápidas, eficientes e embasadas, reduzindo gargalos operacionais e criando novas oportunidades de receita. Plataformas em nuvem, automação de processos e conectividade em tempo real ampliam a capacidade de escalar negócios, atender às necessidades de clientes mais exigentes e acompanhar a complexidade de cadeias de suprimentos globais.
Segundo a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, o interesse pelo uso de Inteligência Artificial (IA) tem crescido nos últimos seis anos, atingindo não apenas pessoas, mas também organizações. Em 2024, 72% das empresas globais já adotaram essa tecnologia, frente a 55% em 2023.
Além disso, dados da pesquisa também mostram que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançam uma taxa de crescimento do EBITA até 3 vezes maior que as demais empresas – globalmente, os líderes digitais cresceram 5 vezes mais que os demais.
“A gestão digital dos negócios tornou-se um eixo central para governança, planejamento e desempenho. Empresas que adotam essas práticas tendem a reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e alocar recursos com maior precisão, além de acelerar ciclos de inovação e tomada de decisão estratégica”, comenta Ketyanne Silva, pós-graduanda no MBA em Gestão de Negócios Digitais e IA pela USP/ESALQ.
A tecnologia também continua a redesenhar o cotidiano, impulsionando tendências que vão além da inovação técnica e alcançam a esfera cultural. A tecnologia está criando espaços de produção e circulação de significado, moldando discursos sobre acessibilidade, diversidade e participação pública.
“As plataformas digitais moldam hábitos de consumo, educação, cultura e entretenimento. A inteligência artificial emerge como motor-chave da transformação”, cita Ketyanne.
Setores como marketing, finanças, e saúde utilizam IA para melhorar a eficiência, reduzir riscos e criar experiências sob medida para clientes, ao mesmo tempo em que promovem novas modelos de negócio e serviços.
O estudo da Randstad destaca que 65% das empresas aumentaram seus orçamentos em IA, sinalizando que gigantes de tecnologia seguem na corrida pela inovação. Exemplo disso é a Microsoft, com um projeto que pode chegar a US$ 100 bilhões envolvendo um supercomputador de IA ao lado da OpenAI, e a Amazon que também acompanha esse movimento.