Com os produtos da LG Electronics, a inteligência afetiva chega à casa brasileira com foco em bem-estar
A LG oferece ao mercado brasileiro uma linha de produtos equipada com inteligência artificial diferenciada, uma tecnologia que transforma a relação entre pessoas e dispositivos. É o novo passo na evolução da sua campanha global, Life’s Good, com o conceito “Menos artificial, mais humano”.
A nova abordagem enfatiza a Inteligência Afetiva da LG, destacando como a tecnologia pode humanizar experiências e fortalecer conexões reais no dia a dia das pessoas, em portfólio que inclui Smart TVs, lava e seca e ares-condicionados com recursos inteligentes que proporcionam experiências mais humanas e intuitivas.
Com foco na personalização, esses eletrodomésticos vão além da execução de comandos: eles aprendem com os hábitos dos usuários e se adaptam às suas preferências, promovendo mais conforto, eficiência e qualidade de vida no cotidiano.
Todos os dispositivos são integrados à plataforma LG ThinQ®, que permite controle remoto, automações e comandos de voz. Mais do que conectividade, o diferencial está na capacidade dos produtos de agir proativamente, antecipando necessidades e ajustando suas funções com base no comportamento do usuário.
As Smart TVs LG com Inteligência Afetiva ajustam automaticamente configurações como brilho, contraste, volume e equalização de som de acordo com os gêneros favoritos, frequência de uso e preferências visuais e auditivas do espectador. A inteligência aprimora continuamente a experiência, tornando o entretenimento mais imersivo e relevante. Por meio da AI o usuário também pode interagir com a TV por comandos de voz, solicitar sugestões de conteúdo, trocar de canal e controlar dispositivos conectados de maneira simples e prática.
A lava e seca LG Smart incorpora a tecnologia Inteligência Artificial DD™, que identifica o tipo de tecido e o peso das roupas para selecionar automaticamente o padrão de lavagem mais adequado. Com uma base de dados acumulada com 20.000 padrões de lavagem, a tecnologia garante até 18% mais proteção para os tecidos. Entre os recursos adicionais, destacam-se o Steam+™, que elimina até 99,99% dos agentes alergênicos e reduz os amassados das roupas, e o Steam™ Refresh, que higieniza as roupas a seco, sem utilização de água, com o poder do vapor. Toda a operação pode ser gerenciada remotamente via app LG ThinQ® e também é possível fazer o download de ciclos adicionais de lavagem e receber notificações pelo celular.
O ar-condicionado LG AI Dual Inverter Artcool também integra inteligência artificial para personalizar a climatização de acordo com os hábitos do usuário. Ele ajusta automaticamente temperatura, direção e velocidade do vento, oferecendo conforto térmico com eficiência. Equipado com Wi-Fi, o aparelho é compatível com o app LG ThinQ® e com assistentes como Google Assistente e Amazon Alexa. Conta ainda com quatro níveis de economia de energia, além de compressor Dual Inverter, que proporciona até 70% de redução no consumo e resfriamento até 40% mais rápido, com operação silenciosa.
Para Anna Karina Pinto, diretora de marketing da LG do Brasil, essa tecnologia representa um avanço na integração da tecnologia à casa. “A Inteligência Afetiva muda a forma como interagimos com os dispositivos em casa, priorizando o conforto emocional e a personalização da experiência. Nosso objetivo é que os produtos compreendam as pessoas, respondam com empatia e proporcionem interações mais humanas”, afirma.
A atuação da LG acompanha a evolução do perfil do consumidor, que busca soluções tecnológicas que compreendam e se integrem às suas rotinas. Segundo dados da consultoria Statista, o mercado global de casas conectadas deve ultrapassar US$ 231 bilhões até 2028, refletindo a crescente demanda por soluções personalizadas e centradas no usuário.
No Brasil, a LG investe na ampliação do acesso a essas tecnologias e na adaptação dos produtos à realidade local, com o compromisso de transformar os eletrodomésticos em aliados do dia a dia — promovendo uma rotina mais fluida, equilibrada e prazerosa.