Business

Cibersegurança e Inteligência Artificial são temas

cibersegurança e a inteligência artificial são, atualmente, dois dos principais assuntos relacionados à tecnologia para o sistema bancário e ao mercado financeiro. E, para destacar a importância destes temas, a Foursys — empresa com 25 anos de atuação no mundo dos negócios por meio da tecnologia — estará presente em dois painéis durante a Febraban Tech 2025, omaior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, que ocorre até o dia 12 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

No dia 12/06, quinta-feira, das 13h30 às 14h, o diretor de operações Fulvio Mascara comanda a palestra Tempo é o Novo Petróleo: IA Para Decisões que Movem Mercados, no Auditório Febraban – Lilás. O painel buscará desvendar estratégias para fazer escolhas assertivas em IA que otimizem processos internos, liberem equipes para o que realmente importa e, crucialmente, transformem cada ponto de contato com o cliente em uma oportunidade de encantamento e fidelização.

O encontro irá propor reflexões, por exemplo, sobre como garantir que investimentos em IA realmente se traduzam em experiências de cliente fluidas e encantadoras, além de expor como, num mercado em que cada decisão impacta a margem, a IA surge como um copiloto estratégico para priorizar, prever e evitar desperdícios.

Na sequência, das 14h10 às 15h10, o diretor-executivo de Cibersegurança da Foursys, Marcelo Mazanati, participa do painel Cibersegurança resiliente e privacidade na era da IA, ao lado de Alexandre Timm Vieira

(Banrisul), Andréa Thomé (WOMCY no Brasil), Egídio Pelúcio (Caixa) e Ana Carla Guimarães (Robert Half), no Auditório Febraban – Azul.

O objetivo é mostrar que o atual cenário traz desafios na formação das equipes, que demandam profissionais plurais, com competências e habilidades mais diversas. O encontro também buscará responder questionamentos como quais outros desafios o setor financeiro tem enfrentado na concepção de condução de suas estratégias de resiliência cibernética, dado que as ameaças cibernéticas já não são uma questão de “se”, mas de “quando” e como ser mais proativo em relação à segurança cibernética, tornando-a uma responsabilidade de todos os stakeholders.

Marcelo Mazanati e Fúlvio Mascara, da Foursys, participam de painéis na Febraban Tech 2025

Ativações – Durante o evento, a Foursys recebe os clientes e parceiros em um estande com 80m² que, nesta edição, conta com três ativações que proporcionam experiências sensoriais que transcendem os limites da realidade e exploram um universo imersivo de realidade mista.

Como principal novidade da empresa nesta edição, a primeira ativação traz a presença de um Robô humanoide Troy, que interage com os visitantes por meio de experiências que ressaltam o seu design futurista e a sua inteligência inovadora. O Troy, no entanto, não é o único robô presente no estande da Foursys. Ele tem a companhia de um Robô Maximus, que faz interações com o público de maneira dinâmica e engajada, para explorar a história, produtos e serviços oferecidos pela Foursys.

Por fim, a outra experiência imersiva ocorre por meio dos óculos Apple Vision Pro. Nesta “aventura”, os visitantes têm a oportunidade de interagir com uma inteligência artificial que os guia por um tour virtual sobre a Foursys, apresentando a empresa e seus produtos e serviços de forma inovadora e interativa.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br