Ar-condicionado é saudável para a família?
Cada dia mais, o ar-condicionado se mostra como um aliado fundamental para o conforto térmico em meio a temperaturas extremas, como as enfrentadas no Brasil neste último verão. À medida que os termômetros sobem, ele se torna mais popular e presente no dia a dia das famílias. A Associação Comercial de São Paulo projeta uma alta de 20% nas vendas de ar-condicionado para o período.
Ao mesmo tempo, não é de hoje que o conhecimento popular associa o surgimento de alergias ou doenças respiratórias ao uso desse tipo de equipamento. Como a principal função do ar-condicionado é climatizar, é natural que o processo ocasione alguma mudança nas condições do ar. Mas será que ele realmente pode prejudicar a saúde das pessoas, em especial das crianças, sobre as quais recaem as maiores preocupações?
A resposta é: depende do modelo adquirido e da manutenção do aparelho, segundo o especialista Álvaro Ruoso, gerente de produto da área de ar-condicionado da TCL SEMP. Ele explicaque uma das características do ar-condicionado convencional é retirar a umidade do ar: “Muitos aparelhos ressecam o ambiente. Quanto maior o tempo de funcionamento do equipamento, mais seco fica o ar. Imagine que, ao ligar um ar-condicionado, você transforma o seu quarto ou sala em uma geladeira. Se você deixar frutas, verduras ou alimentos frescos dentro dela, sem nenhuma proteção, em pouco tempo elas estarão ressecadas, desidratadas e sem viço. Em uma escala menor, é o que acontece conosco, expostos muito tempo a um ambiente com ar-condicionado convencional.”
Além disso, a falta de limpeza interna é um fator que pode facilitar o acúmulo de bactérias e fungos nas saídas de ar e, aí sim, promover o desenvolvimento de alergias e problemas respiratórios. A evolução tecnológica, porém, está fazendo com que essas preocupações não encontrem mais eco na realidade: já estão disponíveis no mercado modelos capazes de, ao mesmo tempo que atuam no resfriamento da temperatura, realizar a renovação do ar, proporcionando um ar limpo e saudável para a família.
“O TCL FreshIN é o único ar-condicionado com o sistema de renovação que capta o ar do ambiente externo, filtra e ajuda a reequilibrar os níveis de oxigênio e de umidade do ambiente, evitando o ressecamento excessivo e entregando um ambiente mais agradável e saudável”, completa Ruoso. Essa inovação proporciona aumento na concentração de oxigênio e redução dos níveis de dióxido de carbono, eliminação de vírus e bactérias, otimização de umidade e até remoção de odores.
O sistema exclusivo e inovador de Renovação de Ar do FreshIN 2.0 Inverter permite a entrada de ar externo que passa integralmente pelo filtro de quatro camadas, o Quadripuri, com padrão HEPA e íons de prata, que retém partículas pequenas da poeira doméstica e ajuda a eliminar vírus e bactérias presentes no ar, esse sistema de troca de ar tem uma vazão de entrada de até 60m³/h; na função de exaustão o aparelho extrai do ambiente 30m³/h. O sistema permite que o aparelho trabalhe automaticamente de modo alternado, filtrando o ar externo e retirando o ar interno saturado.
Para proporcionar um ambiente mais saudável e confortável para a família, o modelo ainda conta com Função Esterilização, que elimina em até 90% bactérias e mofo e que, junto com a Autolimpeza, garantem a secagem completa da unidade interna, evitando que haja formação de fungos e umidade após o uso do produto. O aparelho conta ainda com a funcionalidade de alerta de troca do filtro, que avisa ao usuário quando o limite de vida útil do filtro estiver abaixo de 20%.