Business

 Amazon lança “Amazon Leo”, marca de internet via satélite que será comercializada pela SKY Brasil e DIRECTV Latin America

A Amazon anunciou hoje o lançamento da marca “Amazon LEO”, denominação comercial do serviço de internet via satélite que será oferecido em breve por meio do projeto Project Kuiper, que será comercializado pela SKY no Brasil e pela DIRECTV Latin America progressivamente no futuro na Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai.
 

SKY Brasil e DIRECTV Latin America serão responsáveis por desenvolver o mercado de internet via satélite desse projeto na América do Sul. Ambas contam com ampla capacidade logística e mais de três décadas de experiência no setor de telecomunicações na região.
 

Com essa iniciativa, as duas empresas ampliam e diversificam a oferta de conectividade que o Grupo Werthein vem consolidando na América do Sul por meio da fibra óptica. O novo serviço será essencial para promover a inclusão digital em comunidades urbanas e rurais, garantindo comunicações de alta velocidade e estabilidade para educação, saúde, comércio e desenvolvimento sustentável.
 

Destaques do serviço:

  • Preços acessíveis: uma proposta competitiva que democratiza o acesso à internet via satélite;
  • Tecnologia de ponta: a rede em órbita baixa garante maior velocidade e menor latência, ideal para streaming, videoconferências e jogos online;
  • Atendimento local: diferente de outros provedores globais, DIRECTV Latin America e SKY Brasil oferecerão suporte personalizado em cada mercado, com proximidade e atendimento no idioma local.

A constelação

Com seis lançamentos já realizados, a Amazon atingiu a marca de 153 satélites em Órbita Terrestre Baixa (LEO), parte do plano de expansão da constelação que permitirá oferecer internet de alta velocidade, qualidade e estabilidade em escala global.

A previsão é que o serviço comece a ser disponibilizado no futuro de forma gradual, iniciando pelo sul do continente e avançando até a linha do Equador, acompanhando o ritmo de implantação da constelação, que contará com 3.236 satélites posicionados a cerca de 630 quilômetros da superfície terrestre, após mais de 80 lançamentos.

O sistema integrará satélites, estações terrestres e terminais compactos para usuários residenciais e corporativos, com investimento estimado em US$ 10 bilhões, segundo a Amazon. Paralelamente ao envio dos satélites, a empresa também avança na construção da infraestrutura global: nesta semana, anunciou que Santander, na Espanha, será a cidade que abrigará a primeira estação terrestre do Project Kuiper na Europa.

A tecnologia empregará enlaces ópticos e antenas de banda Ka, oferecendo velocidades de até 400 Mbps para residências e 1 Gbps para empresas, com latência comparável à fibra óptica. Essa solução permitirá conectar áreas rurais e remotas onde as redes terrestres não chegam ou são insuficientes.

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br