Sem categoria

Amazon Alexa falar português e linha Echo está a venda no Brasil

A Amazon já estava no Brasil, e cheguei a comentar sobre uma nova linha Echo, porem infelizmente não é essa linha que veio para o Brasil, mas agora tenho Echo no Brasil, e com Alexa falando português! Por hora são três dispositivos da linha Echo que estão na loja.

  • Echo Dot, uma caixa de som pequena que interage com outros dipositivos custando R$350 (em promoção por R$250 durante a pré-venda, até o dia 7 de outubro);
  • Echo Show 5, alto-falante inteligente com tela de 5,5 polegadas e câmera frontal, por R$600 (em promoção por R$450 durante a pré-venda, até o dia 7 de outubro);
  • Echo de terceira geração, alto-falante inteligente padrão da linha, por R$700 (que será lançado numa data posterior, e ainda não tem um valor promocional de pré-venda divulgado).

A assistente é capaz de responder perguntas e se conectar a eletrônicos e objetos como as lâmpadas inteligentes da Positivo, que também estão a venda no site da Amazon.

A vantagem, além da Alexa ser uma concorrente direta da Google Assistente, ela tem recursos focados no brasileiro, que vão desde pedir comida no iFood, falar seu extrato da conta com o Itaú ou Bradesco, pedir um Uber e verificar, o status de um voo da Latam e ouvir notícias do UOL, CBN, Jovem Pan, G1, Veja, Folha de São Paulo.

Como a Alexa fala inglês (ou outros idiomas), a melhor forma foi adaptar um novo idioma. A Amazon Brasil diz que contratou uma equipe para cuidar disso, incluindo linguistas, para ajudar Alexa a entender as palavras e o contexto em torno delas. 

Para entender a disseminação e impacto da tecnologia de ativação por voz na América Latina, a iProspect, agência de marketing digital, promoveu o inédito estudo “Latin America Finds its Voice”. O estudo destaca que a penetração da tecnologia de voz superou os 50% na região, com 51% dos usuários de smartphones utilizando assistentes digitais com este recurso (49% no Brasil), e que os latino-americanos realizam 46% mais buscas por voz em aparelhos móveis do que a média mundial. O uso também é intenso com 28% dos entrevistados acessando recursos de voz pelo menos uma vez ao dia, 27% a mais dos que os usuários norte-americanos. As motivações principais sustentadas pelos consumidores para este movimento são que o uso de recursos de voz é mais rápido (86%) e fácil (50%) do que digitar, além da maior conveniência enquanto não se pode ler ou digitar (45%) e eficiência (36%). 

Confira o estudo completo  clicando aqui

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br

2 comentários sobre “Amazon Alexa falar português e linha Echo está a venda no Brasil

  • Olá, Rafael. Tudo bem? Você conhece outros estudos sobre o uso da voz além do “Latin American Finds its Voice” que tenham o Brasil como estudo?
    Obrigado,

Fechado para comentários.