Acer apresenta o novo Veriton GN100 – Mini Workstation de IA
A Acer acaba de anunciar o Veriton GN100 AI Mini Workstation, um computador compacto e poderoso, projetado para executar localmente grandes modelos de inteligência artificial, reduzindo a dependência de serviços em nuvem e ajudando a diminuir custos associados.
O equipamento foi desenvolvido a partir do NVIDIA® GB10 Grace Blackwell Superchip, oferecendo desempenho de até 1 PFLOPS em FP4 para IA. Essa solução combina núcleos CUDA® de última geração, núcleos Tensor de quinta geração e 20 núcleos de CPU baseados em arquitetura Arm, aliados a 128 GB de memória unificada e 4 TB de armazenamento NVMe M.2 SSD. Essa configuração robusta entrega desempenho de nível servidor em um formato de mini-PC.
O Acer Veriton GN100 é equipado com pacote de software NVIDIA AI, oferecendo uma solução completa para desenvolvedores de IA. Profissionais, pesquisadores, cientistas de dados e estudantes podem utilizar frameworks e ferramentas populares como PyTorch, Jupyter e Ollama para prototipar, ajustar, testar e implantar modelos de linguagem de grande porte localmente — ou escalar facilmente para qualquer infraestrutura de nuvem ou data center com aceleração.
Por meio da placa de rede NVIDIA ConnectX-7 SmartNIC, é possível interligar duas unidades Acer Veriton GN100 para trabalhar com modelos de IA de até 405 bilhões de parâmetros. O modelo também prioriza conectividade e segurança, oferecendo Wi-Fi 7, quatro portas USB 3.2 Type-C, uma porta HDMI, conexão Ethernet e suporte para trava Kensington, garantindo proteção física e integração fluida ao sistema.