Melhores aplicativos para aumentar a duração da bateria

Por -

A maioria dos usuários do Android já deve ter ouvido falar de dicas para economizar bateria ou ter um melhor aproveitamento, mas às vezes, falta um melhor entendimento para sabermos o que exatamente está consumindo mais bateria e como resolver isso. Neste artigo, mostraremos uma lista de aplicativos que fazem um excelente trabalho na análise do consumo de bateria e nos ajudam a aproveitar melhor nossos smartphones! Ao final de cada análise, tem o link para o aplicativo na Play Store.

Android-Battery-Life

 

 

Battery Drain Analyzer

battery-drain-analyzer-630x307

Battery Drain Analyzer é um app sofitsticado que acompanha o consumo de bateria trabalhando em segundo plano para te dar uma idéia do que está usando mais energia. É como se fosse o app interno do Android que mostra o relatório de uso da bateria, mas em uma versão turbinada! Ele oferece toneladas de dados estatísticos que devem satisfazer inclusive os usuários mais avançados.

E o nome deste aplicativo indica, através de suas análises você poderá descobrir quais apps ou recursos que estão drenando mais bateria. A tela do analisador mostra o percentual de energia que foi usado pelas atividades do próprio sistema, pela tela, pelas aplicações, ou pelo fone em modo de espera, pelas comunicações sem fio ou bluetooth, etc. Tudo isso classificado com percentuais, deixando bem amigável e fácil visualização. Se por exemplo, o aplicativo do Facebook está usando 65% da bateria relativo ao consumo dos Apps, você tem uma boa idéia de quem é o vilão do consumo.

Além dessa análise básica e simples, o aplicativo também oferece outros relatórios e gráficos que podem ser bastante úteis como os gráficos de histórico da vida da bateria,  ou gráfico comparando cada dia durante as ultimas duas semanas… Exemplo: suponha que você conseguiu alcançar 30 horas em uma recarga na quarta-feira e já na quinta-feira, durou apenas 20 horas. Assim, você já sabe que, na quarta-feira, pegou leve com seu celular. Esta informação será útil seu próprio uso da bateria. Outro recurso bem interessante é a estimativa de duração da bateria. Ele leva em conta seus hábitos de uso, os aplicativos que já estão rodando na memória, e se sua rede sem fio, ou bluetooth ou 3G estão ligados e até se a sincronização do Gmail, Twitter, Facebook, etc, estão ativadas para calcular o tempo de vida que sua bateria até o celular morrer. Em algumas situações, você precisará desligar alguns recursos para conseguir manter o celular vivo até poder deixá-lo descansando ligado na tomada novamente.

Get it on Google Play

 

 

Battery Doctor

battery-doctor-630x307

Battery Doctor  é um analisador de bateria bem útil e possui opções e truques em sua caixa de ferramentas que você não encontra em outros aplicativos do gênero. A primeira vista, ele oferece uma ferramenta muito fácil e simples para verificar a vida da sua bateria. Ele te dá ma estimativa por alto de quanto tempo de carga ainda resta no momento baseada em seus hábitos, mas vai um pouco além mostrando o tempo em potencial que você pode obter caso desligue alguns recursos como a rede 3G, a rede Wifi, o bluetooth, e também desabilite a sincronização automática. Também irá mostrar quanto tempo sua bateria dura se você começar a jogar jogos ou ouvir música por streaming. Se você precisar ficar em um lugar por algumas horas e então percebe que a bateria está pouca, com este app, você pode descobrir o que precisa desligar para que sua bateria dure até o final do dia.

Mas a parte mais interessante do Battery Doctor é quando ele faz o diagnóstico (dae o nome de Doutor!). Ele funciona como um conselheiro especialista e te dá dicas quando deverá carregar sua bateria para ter uma vida útil otimzada e que outros aplicativos e funções de hardware você pode desligar para estender a vida útil de cada carga. Desabilitar o feedback tátil (quando a tela vibra ao toque), por exemplo, prolonga mais a duração da carga do que você imagina.

Além de oferecer dicas para estender a vida útil da sua bateria, o Battery Doctor também ajuda na hora de carregar seu aparelho em uma maneira mais inteligente para maximizar a vida da bateria. Ele habilita um um recurso especial em 3 passos de recarga, onde ele controla o carregamento até atingir 90% de carga rapidamente. Depois ele inicia um carregamento cíclico em um processo mais lento, até chegar aos 100% e deixando novamente decair até 90% e depois indo lentamente até o 100% novamente. Ele realiza esse ciclo algumas vezes para maximizar a vida útil da bateria. É um recurso exclusivo que não se encontra em outro aplicativo e definitivamente vale testar.

Get it on Google Play

Wakelock Detector

wakelock-detector-630x307

O principal culpado do consumo de bateria que pode ser difícil de detectar é conhecido como wakelock. Wakelock é um tipo de trava interna do sistema operacional que impede o aparelho de entrar no modo sleep (dormir) que seria um modo com o mínimo consumo possível. Existem dois tipos de wakelocks: parcial e full (completo). No modo parcial, o wakelock é causado por um aplicativo que evita que seu celular entre no modo sleep quando a tela se apaga, o que normalmente já causa o consumo de bateria maior. O ideal é que o celular entre no modo sleep logo após o desligamento da tela, mas alguns aplicativos que ficam buscando atualizações a todo momento podem atrapalhar este processo. O modo full  é obtido automaticamente quando mesmo desligando a tela do celular, existem aplicativos em execução como pro exemplo o player de música, ou ainda obtido pelo aplicativo de alarme, que aciona o aviso na tela e os autofalantes com o alarme te avisando de algum compromisso agendado.

O Wakelock Detector é um aplicativo projetado especialmente para ajudá-lo a identificar problemas de wakelock. Ele mostra a lista de aplicativos instalados no seu dispositivo que estão causando wakelocks desde o último reboot. Ele mostra os apps que são culpados por não deixar seu celular entrar no modo sleep, evitando que o dispositivo economize bateria naturalmente.  A lista contem a quantidade de wakelocks que cada aplicativo causou, permitindo que você saiba exatamente quem são os vilões. Obviamente muitos aplicativos irão executar quando você está com a tela desligada. Mas existem aplicativos que foram mal escritos ou mal testados que ocupam muito mais processamento do que deveriam, e são estes exatamente o alvo do Wakelock Detector. Você também terá acesso aos tempos de cada wakelock podendo analisar quais aplicativos tiveram maior impacto. Exemplo: um wakelock de 10 segundos em uma hora não é tão grave do que 10 wakelocks de 10 segundos cada em uma hora. Estas informações que te ajudam a descobrir os vilões de consumo de bateria podem parecer um pouco técnicas a princípio, mas com um pouco de tentativa, dá para se otimizar bastante a duração da bateria do seu dispositivo.

Este aplicativo pode ser um complemento essencial dos outros aplicativos já mostrados aqui, pois oferece informações detalhadas no conhecimento de como seus aplicativos estão consumindo recursos de bateira. Se você suspeita que os wakelocks podem ser o motivo de sua bateria durar pouco, este aplicativo é extremamente recomendado!

Get it on Google Play

 

Battery Guru Snapdragon

battery-guru-snapdragon-630x307

O aplicativo Battery Guru da Qualcomm é um pouco mais limitado por suportar somente os dispositivos que rodam com processadores Snapdragon, mas considerando que existem muitos modelos com estes chips, a menção é bastante válida.

O Battery Guru fica rodando em segundo plano e vai aprendendo a maneira de como você usa seu smartphone e depois faz alguns ajustes nos aplicativos e nas antenas (3G, Wifi, Bluetooth) para maximizar a duração da bateria. Parece mais complicado do que realmente é, mas ele dá resultado. Basicamente, por exemplo, se o Battery Guru percebe que o app do Facebook está sincronizando a cada hora, mas você apenas usa o Facebook a cada 6 horas, ele pode aumentar os intervalos de sincronização, evitando que o dispositivo saia do modo sleep desnecessariamente. Outro exemplo: se o Battery Guru descobre que você sempre se conecta à sua rede Wifi sempre próximo do meio dia, ele pode automaticamente ligar sua Wifi neste horário e depois desligá-la automaticamente quando não tiver mais conectado.

Todos estes ajustes automáticos pode fazer a diferença de uma maneira bem simples para o usuário, que não precisa de muito esforço tentando entender todo o processo. Ele não oferece muitas informações e análises como os outros aplicativos, mas para um usuário casual, ele atende bem seu objetivo. Seu maior potencial é no gerenciamento dos radios (Wifi, Bluetooth e 3G/4G) permitindo visualizar a lista dos aplicativos que mais sincronizam. Se você tem o novo Galaxy S4 (versão 4G), ou um HTC One, o Battery Guru é 100% compatível e definitivamente vale o teste!

Get it on Google Play

 

Você conhece outro aplicativo que merece entrar na lista ? Já usou algum destes? Ficarmos contentes em saber da sua opinião!

 

Fonte Inspiradora: TalkAndroid

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder’s Scrolls.

1 Comentário para Melhores aplicativos para aumentar a duração da bateria

Deixe uma resposta