[DICA] Fundos de Tela escuros podem economizar bateria

Por -
Antes de iniciar, vamos dar um pouco de informação a respeito da tecnologia usada na produção das telas. Sem muitos detalhes, hoje as telas de smartphones e tablest são, na imensa maioria, produzidas utilizando-se duas tecnologias: AMOLED e LCD. É importante que todos saibam do fato: as telas são responsáveis pelo maior consumo de bateria em um celular.
samsung-galaxy-note3-bateria

LCD

LCD é um acrônimo para Liquid Crystal Display ou Tela de Cristal Líquido, que como o próprio nome diz, é feita de cristais. Encontradas na maior parte dos televisores modernos e em vários outros dispositivos, a tela de LCD funciona através do controle de passagem de luz por micro-cristais espalhados por toda a extensão da tela. Em cada pixel, existem ao menos 3 cristais, um para cada cor básica do padrão RGB (Red Green Blue ou Vermelho, Verde e Azul). Mas os cristais não emitem luz, e precisam de uma fonte de luz por trás, que é conhecida como Backlight. Desta forma, quando se tem uma imagem escura, significa que os cristais estão deixando passar menos luz, e quando se tem uma imagem clara, os cristais deixam passar mais luz. Os pontos não ficam totalmente pretos, por isso, percebemos deficiência nas imagens com fundo preto, pois nem sempre os cristais conseguem bloquear totalmente a luz que está sendo emitida pelo Backlight. Os painéis LCD geralmente gastam mais energia, justamente pelo fato, de que o tempo todo está sendo emitida luz, mesmo no fundo preto. 

AMOLED

AMOLED significa Active-Matrix Organic Light Emmiting Diode e é bastante usado nos celulares. É uma tecnologia mais moderna, porém, mais cara para produzir. Já existem televisores feitos de OLED mas os preços ainda são proibitivos. Os celulares mais top da Samsung já usam essa tecnologia a algum tempo. O funcionamento dos painéis AMOLED se baseiam na materiais que quando aplicados à uma corrente de energia, conseguem emitir luz. Ou seja, cada pixel é um emissor independente, num processo chamado electroluminescência. No caso das telas AMOLED, o preto é preto verdadeiro, porque não existe uma luz de fundo, ou Backlight. Isso significa que quando o pixel está preto, não está emitindo luz, o que significa que está gastando menos energia.
Battery1

Obviamente, se você possui um dispositivo com tela AMOLED, você pode já deduzir que se usar fundos de tela escuros, ou cores escuras ou mesmo preto, você estará economizando sua bateria. Alguns membros do fórum XDA Developers, o maior fórum de tecnologia móvel do mundo, fizeram uns testes e medições e concluíram que você a economia gira em torno de 6% de bateria / hora com o brilho de tela a 20%, e 8% com o brilho de tela total. Fizeram as medições com a tela ficando ligada o tempo inteiro, sem desligar. Outro testador usando métodos diferentes chegou a conclusão de 18% de economia durante todo o dia, em um uso cotidiano.

Para telas baseadas em LCD, a economia usando-se fundos escuros não é significativa. Nestes casos, é recomendado utilizar as funções de economia do próprio dispositivo e controlar o brilho do aparelho. Brilho maior requer mais potência na luz de fundo e consequentemente, um consumo maior de bateria.

Se você tem um Galaxy da Samsung ou outro dispositivo com telas AMOLED, e quer maximizar o uso da sua bateria, recomenda-se utilizar fundos pretos, ou imagens mais escuras. Vários aplicativos permitem ajustar a imagem de fundo, ou utilizar um modo “Noturno”, onde o texto é apresentado em cores claras sobre um fundo escuro. Procuro por estas configurações e certamente terá uma duração mais eficiente da bateria no seu dispositivo.

Battery2
Battery3Na tela acima, vemos um ajuste de configuração do dispositivo para usar a economia de bateria, e a tela de configuração do app Whatsapp, que tem a opção de editar o papel de parede, e colocar uma imagem escura!
Inspiração: AndroidPit

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.