WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para evitar fake news

WhatsApp revelou algumas novas medidas para evitar a disseminação de informações falsas nos chats. A decisão foi tomada para evitar fake news no atual momento, já que muitas correntes com informações falsas sobre o coronavírus COVID-19.

Agora, o WhatsApp vai limitar o encaminhamento de mensagens a um contato ou grupo por vez. Isso significa que, caso você receba algum conteúdo previamente enviado por outra pessoa, não poderá mais encaminhar simultaneamente a até cinco contatos, como era feito anteriormente. Esta medida visa conter a disseminação de notícias vindas de fontes desconhecidas.

Nas últimas semanas, várias notícias falsas com dicas de saúde perigosas sobre o coronavírus foram espalhadas na plataforma. O Facebook tomou medidas iniciais, para previnir, mas não impede de ser encaminhada para conveses individuais. 

O WhatsApp está trabalhando ao lado da Organização Mundial de Saúde (OMS) e ministérios de saúde de 20 países para aumentar a segurança das pessoas e diminuir a desinformação que está se espalhando ao redor do mundo.

O próximo passo da empresa é reduzir o consumo de dados do WhatsApp, o app limitou uma função relacionada ao status, onde normalmente um clipe de 30 segundos é mostrado por 24 horas para contatos, o WhatsApp limita a duração do clipe a um máximo de 15 segundos. YouTube, Apple e Netflix também limitam as taxas de dados, já que suas ofertas de streaming não podem mais ser consumidas automaticamente na resolução mais alta.

Há menos de um mês, surgiram informações sobre um novo recurso que está sendo testado que mensagens encaminhadas muitas vezes, será identificada com duas setinhas, e uma lupa ao lado, que poderá ser clicada para exibir informações verdadeiras no Google.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]