WhatsApp conta roubada/clonada

Li essa matéria no MackMagazine e resolvi compartilhar a matéria deles com vocês, pois a cada dia que passa mais e mais pessoas perguntam como se protejer do roubo de contas de WhatsApp e até de outros aplicativos.

Mesmo sendo um golpe muito conhecido, pois alguém já passou ou teve algum conhecido que passou por ele, ele ainda ocorre e nada impede que até mesmo os mais entendidos do assunto caiam em tais golpes, num momento qualquer de desatenção.

As informações abaixo são oficiais, do próprio WhatsApp.
As informações abaixo são oficiais, do próprio WhatsApp.

Primeiro para entender o golpe, o WhatsApp funciona da seguinte maneira, toda vez que você muda de smartphone, o aplicativo manda um SMS com um código de seis dígitos diferentes que devem ser aplicadas na tela de instalação. É ai que o golpe começa!

O golpista faz com que o WhatsApp envie a mensagem SMS com o código durante uma ligação ou até mesmo na mensagem contem um link. Esse código nada mais é que o controle do WhatsApp da vítima, ao passar esse código o dono do número acaba perdendo o controle do aplicativo.

Bom se você foi vítima de golpe o que fazer, a primeira coisa é tentar informar aos seus amigos e familiares de alguma forma, para que eles não sigam instruções enviadas pois não é você quem está pedindo nada. Em muitos casos, bandidos pedem a contatos que façam transferências/depósitos ou algo do tipo, se passando por você.

O próximo passo é tentar recuperar a sua conta, para isso entre no WhatsApp faça o passo de digitar o seu número de telefone e espere receber o código SMS de seis dígitos. Depois que você inserir o código, a pessoa que tiver usando a sua conta será desconectada de forma automática.

fonte Mackmagazine

A outra ação importante a ser tomada é desconectar sua conta de qualquer dispositivo que não seja seu smartphone, para isso vá até as configurações do WhatsApp e procure por “Web/Computador”, nessa área irá aparecer todos os dispositivos que tem acesso a sua conta, remova todos. Basta clicar sobre o dispositivo e na tela seguinte clicar no “Desconectar”.

Ativar duas etapas

A segunda ação a ser tomada é ativar o código de verificação de duas etapas. Esse passo pode ser ativado mesmo você não tendo sua conta roubada, ele é um método de segurança que se você puder em todas suas contas. Esse código você deverá aguardar um prazo de sete dias para acessar a conta sem o código. Para ativar basta ir configurações, conta e depois clicar sobre o “Confirmação em duas etapas”.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]