Samsung Galaxy Watch5 [Análise / Review]
A Samsung conseguiu melhorar seu smartwatch deixando o hardware muito alinhado ao sistema operacional Wear OS reformulado do Google Wear OS 3

A aparência muito semelhante à versões do Galaxy Watch, com caixa circular e botões na mesma posição, e uma pequena faixa vermelha para indicar aquele que também ajuda na leitura do eletrocardiograma.

A tela AMOLED agora é protegida por um cristal de safira mais resistente que o vidro Gorilla Glass, a versão que testei foi de 44mm mas existe a versão de 40mm e a versão pro de 45mm. Falando em brilho da tela oferecer visibilidade muito boa mesmo em ambientes bastante claros e o sistema de brilho automático é definido por padrão. Porem aqui um mimimi meu as vezes esse ajuste automático falhava deixando a tela mais escura do que eu gosto.

O corpo em si é de alumínio, e a pulseira que vem na caixa do Galaxy Watch 5 é de silicone. Dá para trocar por outras opções. O corpo também vem com certificação IP68, que é suficiente para colocar o Galaxy Watch 5 para medir exercício de natação, ou em mergulho de até 50 metros de profundidade ou como dizem 5 ATM.

É um relógio confortável de usar, e suficientemente fácil de usar durante todo o dia e noite. No entanto, o relógio a precisar de carregar de dois em dois dias, isso tende a acontecer naturalmente de qualquer forma. Porem de acordo com a quantidade de medições ou até mesmo notificações esse valor pode sofrer alterações.

Por baixa do capô o Galaxy Watch5 utiliza o mesmo chip Exynos W920 que existe na geração passada. Ele vem com 1 GB de RAM e 16 GB de espaço interno que é dividido para apps e também as músicas que você pode sincronizar para escutar sem o smartphone e faz uso de wi-fi 2.4 e 5GHz bem como aceita pagamentos NFC. A bateria ainda é o calcanhar de Aquiles como mencionado. A promessa de duração é de até 40 horas, com monitoramento de batimentos cardíacos e sono ativo, notificações dos principais apps do celular, cerca de uma hora de atividades físicas e Always on Display, infelizmente eu não consegui ficar sem carregar mais do que 2 dias, o carregador é rápido, 30 minutos na cara já permitem 45% de bateria.

O Galaxy Watch5 monitora mais 90 tipos de exercícios, se você resolver caminhar ou praticar um exercício e esquecer de iniciar o Galaxy Watch5 pode fazer isso sozinho depois de 10 minutos na atividade. A lista para detecção automática não é tão longa, mas funciona com caminhada, natação e elíptico – além de monitorar o sono, entendo sozinho que você já dormiu.

Falando em sensores, o Galaxy Watch5 conta com o novo sensor “BioActive” que permite fazer o monitoramento de batimentos cardíacos, sinais elétricos do coração (eletrocardiograma) e composição corporal, combinados com o sensor de monitoramento do oxigênio no sangue (SpO2). O relógio ainda mede estresse, pressão sanguínea, ciclos de menstruação e atividades físicas. Vale lembrar que, para usar todas as funções disponíveis, tudo isso fica armazenado no Samsung Health Monitor.

O rastreamento do sono é um destaque adicional do rastreamento de condicionamento físico que vale a pena mencionar, pois a Samsung expandiu bastante sua suíte nos últimos anos para fornecer treinamento do sono, estágios do sono, monitoramento de oxigênio no sangue , detecção de ronco e muito mais.

Nem tudo são flores, há o problema da exclusividade de recursos. Você precisará de um telefone Samsung para aproveitar ao máximo o relógio, que inclui a funcionalidade de ECG e monitoramento de pressão arterial por meio do aplicativo Health Monitor exclusivo do Galaxy. Isso tira recursos dos sensores BioActive da Samsung.

O Galaxy Watch 5 roda a versão Wear OS 3 do Google, com a OneUI Watch 4.5 da Samsung, a grande vantagem da união é fazer uso de mais aplicativos.Para conectar o relógio ao smartphone e aproveitar todas as funções, você precisará baixar o app Galaxy Wear .
Veredito
Se você está procurando um wearable que equilibre recursos inteligentes e rastreamento de condicionamento físico, o Samsung Galaxy Watch 5 é muito bom.
A duração da bateria lhe dará confiança para usar todos os recursos do relógio, principalmente durante corridas suadas ou durante a noite.
O Galaxy Watch 5 tem praticamente as mesmas coisas que o Galaxy Watch 5 5 Pro, exceto localização de actividades adequadas para caminhadas mais longas ao ar livre e um pouco mais de bateria, mas essa pequena perda não desmerece o modelo.
A a auto-detecção de actividades como caminhar e correr é muito boa, se notar que você está caminhando por 10 minutos, começará a gravar a actividade se não você precisa de a iniciar manualmente!
Trocar um Galaxy Watch 4 para Galaxy Watch 5, não vejo grandes ganhos, porem trocar outros modelos anteriores vale o investimento com certeza.