Sabe quantos PlayStation 2 são precisos para fazer um Galaxy S6?

Um estudo comparou tecnologias antigas e recentes. O resultado? Descobriu-se, por exemplo, que a potência dos computadores aumentou num bilhão de vezes desde 1956. Veja outras comparações interessantes.

Sabia que se juntar duas consolas Nintendo (da edição original para o ocidente, lançada em 1985) elas vão ter a mesma potência que o Apollo Guidance Computer, enviado para a lua na década de 60 do século passado? E que o smartphone Samsung Galaxy S6 tem a mesma potência que cinco PlayStation 2 juntas, sabia?

A equipa do Experts Exchange mostrou através de infografias a evolução da capacidade de computação ao longo do tempo. Usou vários exemplos concretos para mostrar que a tendência se verifica nos mais diversos domínios da eletrónica e chegou a uma conclusão: a capacidade de processamento e a performance de computadores e outros dispositivos aumentou um bilhão de vezes (1.000.000.000), entre 1956 a 2015.

Nos anos mais recentes a evolução revela-se ainda mais rápida e as capacidades atingidas mais expressivas. Um gadget como o relógio inteligente da Apple Watch, tem o dobro da potência do iPhone 4, outro produto da marca lançado em 2010.

Outras curiosidades expostas pelo estudo mostram que seriam necessárias 18.400 PlayStation 4 para acompanhar a potência do supercomputador Tianhe-2, que é considerado o mais rápido da atualidade; e que um iPhone 5 é 2,7 vezes mais potente que o supercomputador Cray-2, lançado em 1985.

Para poder comparar máquinas com microarquiteturas diferentes, usando um denominador comum, a Experts Exchange observou o número de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPs) que cada uma consegue assegurar. Os detalhes estão na infografia seguinte.

Via Tek.Sapo

 

Fernando Vieira

Engenheiro de Computação, atuando no desenvolvimento de software a 16 anos, blogueiro iniciante e geek nas horas vagas. Atualmente possui um celular Galaxy Note 3. Gamer nas horas vagas, é fã da série Dragon Age, Mass Effect, The Elder's Scrolls.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish