Qualcomm nomeia Buniac para comandar dispositivos e IA
A Qualcomm nomeou Sergio Buniac vice-presidente executivo e gerente geral do grupo de Dispositivos Móveis, Computação e IA Pessoal da Qualcomm Technologies. O executivo assumirá o cargo em 2 de setembro e se reportará diretamente a Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm Incorporated.
Buniac ficará responsável pelos negócios de smartphones, computadores pessoais, dispositivos vestíveis inteligentes e realidade estendida (XR). A estrutura também inclui o desenvolvimento de uma nova geração de dispositivos voltados à inteligência artificial.
A nomeação coloca sob o mesmo comando áreas nas quais a Qualcomm fornece plataformas de processamento e conectividade por meio da família Snapdragon. O grupo reúne desde o mercado tradicional de telefones celulares até segmentos nos quais a companhia busca ampliar sua presença, como computadores pessoais e dispositivos capazes de executar recursos de IA.
“Sergio é um líder empresarial comprovado com mais de 30 anos de experiência no setor de dispositivos móveis”, afirmou Amon. Segundo o CEO, Buniac reúne experiência em estratégia, desenvolvimento de produtos, comercialização e gestão de negócios em escala global.
Saída da Motorola
Buniac chega à Qualcomm após mais de três décadas na Motorola. Durante esse período, ocupou funções regionais e globais relacionadas a estratégia, produtos, vendas, marketing, operações e cadeia de suprimentos.
Desde 2018, o executivo ocupava a presidência da Motorola Devices, divisão responsável pelos dispositivos da marca. A mudança encerra uma trajetória profissional de mais de 30 anos na fabricante e transfere Buniac para uma companhia que atua como fornecedora de processadores, plataformas de conectividade e tecnologias utilizadas por diferentes fabricantes de equipamentos.
Na Qualcomm, o executivo passará a atuar do lado responsável pela oferta das plataformas tecnológicas incorporadas a smartphones, computadores, relógios inteligentes e equipamentos de realidade estendida. Uma de suas atribuições será ampliar as experiências baseadas nas plataformas Snapdragon em dispositivos com recursos de IA.
Estrutura da Qualcomm
A área que será comandada por Buniac faz parte da Qualcomm Technologies, subsidiária que concentra praticamente todas as atividades de engenharia, pesquisa e desenvolvimento do grupo, além dos negócios de produtos e serviços. A estrutura inclui a divisão de semicondutores QCT.
A Qualcomm Incorporated mantém a divisão de licenciamento QTL e a maior parte do portfólio de patentes do grupo. Já os produtos comercializados com as marcas Snapdragon, Qualcomm Dragonwing e Qualcomm Dragonfly pertencem à Qualcomm Technologies ou às suas subsidiárias.
