Dispositivos

Qualcomm lança Snapdragon AR2 projetado para revolucionar os óculos AR

Durante o Snapdragon Summit 2022, a Qualcomm Technologies, Inc. revelou a plataforma Snapdragon® AR2 Gen 1, que oferece tecnologia RA inovadora para uma nova geração de óculos elegantes e altamente capazes. A empresa desenvolveu o Snapdragon AR2 para revolucionar o formato dos óculos e inaugurar uma nova era de experiências de computação espacial, conectando mundo real e metaverso.

Criado especificamente para AR: Para ajudar a criar óculos de AR o mais fino possível e de alto desempenho, a Qualcomm desenvolveu uma arquitetura de processamento distribuído de vários chips combinada com blocos IP personalizados. O processador principal ocupa uma área de PCB 40% menor nos óculos e a plataforma geral oferece desempenho de IA 2,5 vezes melhor, enquanto consome 50% menos energia para ajudar a obter óculos AR que consomem menos de 1 W de energia. Isso permite experiências ricas de AR em óculos que podem ser usados ​​confortavelmente por longos períodos e atendem às demandas de consumidores e casos de uso corporativos.

Arquitetura de processamento distribuído AR: Para equilibrar melhor o peso e diminuir a largura das laterais dos óculos, o Snapdragon AR2 usa uma arquitetura multi-chip que inclui um processador AR, coprocessador AR e plataforma de conectividade. O Snapdragon AR trabalha de forma dinâmica para distribuir o processamento de dados de percepção sensíveis à latência diretamente nos óculos, além de descarregar os requisitos de processamento de dados mais complexos para um smartphone, PC ou outros dispositivos compatíveis com Snapdragon.

• O processador AR é otimizado para baixa latência de movimento para fóton enquanto suporta até nove (9) câmeras simultâneas para compreensão do usuário e do ambiente. Seus recursos de percepção aprimorados incluem um mecanismo de aceleração de hardware dedicado que melhora o rastreamento e a localização do movimento do usuário, um acelerador de IA para reduzir a latência para interações de entrada sensíveis, como rastreamento manual ou 6DoF, e um mecanismo de reprojeção para uma experiência mais suave.

• O coprocessador AR agrega dados de câmera e sensor e permite rastreamento ocular e autenticação de íris para renderização foveated, para otimizar os processamentos apenas para onde o usuário está olhando. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia.

• A plataforma utiliza o sistema de conectividade Qualcomm® FastConnect™ 7800 para desbloquear a tecnologia Wi-Fi 7 mais rápida do mundo, e atinge uma latência <2ms entre os óculos AR e o smartphone ou outro dispositivo. O suporte integrado para o FastConnect XR Software Suite 2.0 permite um melhor controle dos dados XR para melhorar a latência, reduzir o jitter e evitar interferências indesejadas.

Ecossistema AR: Além da tecnologia transformadora do Snapdragon AR2, é fundamental fornecer uma solução de ponta a ponta que consiste em hardware, um conjunto de tecnologias de percepção e ferramentas de software para criar experiências imersivas. Para permitir que os desenvolvedores criem aplicativos para óculos AR, o Snapdragon AR2 e a plataforma Snapdragon® 8 Gen 2 são otimizados para se tornarem o Snapdragon Spaces Ready. A plataforma de desenvolvedor Snapdragon Spaces™ XR foi projetada para ser a base que abrirá o caminho para os desenvolvedores reimaginarem o conteúdo AR para os óculos e ajudar a impulsionar todo o segmento.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br