Previsões de tecnologia da Motorola para 2022

O ano de 2022 verá o início da evolução do regime de home-office, que permitirá trabalhar de onde estiver. Empresas de tecnologia em todo o mundo estão permitindo que seus colaboradores trabalhem de casa por mais tempo ou até de maneira permanente. Dadas as vantagens do trabalho remoto, prevemos que essa tendência se manterá durante bastante tempo no futuro.  

Por esse motivo, este ano apostamos em um aumento de produtos, soluções e serviços projetados para melhorar a experiência remota dos colaboradores. Novos desenhos de escritórios e tecnologias de áudio e vídeo também abrirão o caminho para configurações de reuniões mais flexíveis e novas maneiras de construir conexões sociais. Daqui para frente, os consumidores não terão mais que se ajustar à tecnologias ou produtos. Ao invés disso, os produtos atenderão às necessidades emergentes dos consumidores, permitindo que exerçam suas atividades de onde quer que escolham trabalhar.  Exemplos: soluções de Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (RA) criarão locais de trabalho imersivos para colaboradores. A plataforma Ready For1 já possibilita que dispositivos como o moto g100 se conectem aos Óculos Inteligentes ThinkReality A3, permitindo uma área de trabalho móvel estendida e experiências de vídeo, jogos e entretenimento em realidade aumentada.

#2: Tecnologia para o Bem

Acesso à tecnologia e inclusão deverão ser o foco principal para a indústria móvel em 2022. Prevemos o lançamento de mais inovações em tecnologia móvel que promovam a inclusão de línguas, deficiências, gênero e grupos raciais. Por exemplo, nós da Motorola lançamos nosso programa de Línguas Indígenas recentemente, no qual nossos dispositivos suportam dois idiomas amazônicos considerados “ameaçados.” Esse é apenas o primeiro de muitos marcos que esperamos alcançar com esse projeto – mal podemos esperar para acrescentar mais línguas num futuro próximo. 

#3: Os monitores estão em alta

Prevemos que logo os monitores terão todos os recursos necessários para melhorar a conectividade e acrescentarão mais valor ao escritório e ao home office em 2022. Os monitores também complementarão outros dispositivos além de computadores e estenderão funcionalidades a smartphones e consoles de jogos.

Como a plataforma Ready For da Motorola, prevemos que empresas de tecnologia concentrarão seus esforços no desenvolvimento de experiências de software para diferentes tipos de telas e dispositivos que serão utilizados juntos de maneira ininterrupta. Vimos a expansão de monitores se tornar essencial para o lar e para o trabalho e acreditamos que essa continuidade de conteúdo de um dispositivo para outro vai valorizá-los e torná-los essenciais.  

#4: A proliferação de formatos diferenciados

Embora tínhamos previsto que 2021 seria o ano dos dobráveis, o efeito da pandemia nas cadeias de suprimentos afetou as entregas. Agora, acreditamos que 2022 será o ano de novos e melhores formatos. Com a necessidade de trabalhar de qualquer lugar, os consumidores estão pensando em novos tipos de dispositivos para aperfeiçoar essa experiência.

Prevemos que os smartphones continuarão a ter novos formatos e melhorarão com a tecnologia OLED, telas flexíveis, e outras coisas, para tornar a ideia de trabalhar de qualquer lugar realidade. Acreditamos que telas flexíveis serão incorporadas a outros conceitos e formatos de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, computadores de mesa e laptops.  Telas flexíveis também terão outras aplicações em sinalização digital, transporte público e eletrodomésticos inteligentes no próximo ano. 

Para saber mais sobre as previsões tecnológicas da Motorola e da Lenovo para 2022 e além, acesse o LenovoStory Hub

Avisos Legais

Conexão cabeado Ready For é suportada por TVs ou monitores que têm entrada HDMI ou porta USB-C video-in; cabo USB-C para vídeo ou adaptador USB-C-para-HDMI é necessário. A conexão sem fio Ready For é suportada apenas por televisores que permitem espelhamento de tela de smartphone Android (Miracast).

 MOTOROLA, o Logotipo Estilizado M, Moto e a família MOTO de marcas são marcas registradas da Motorola Trademark Holdings, LLC. LENOVO e THINKSHIELD são marcas da Lenovo. USB Type-C® e USB-C® são marcas registradas do USB Implementers Forum. Android é uma marca de Google, LLC. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares.  © Lenovo 2022. Todos os direitos reservados.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br