Panela Elétrica de Pressão Midea Liva 6L [Análise / Review]

As panelas de pressão são a melhor forma de acelerar o cozimento de alimentos. Todos pensam que panela de pressão é igual, tem diferenças como peso, retenção de calor, tempo de cozimento, durabilidade, preço e muitos outros estão diretamente ligados ao material utilizado.

Panela Elétrica de Pressão Midea Liva 6L
Panela Elétrica de Pressão Midea Liva 6L

Bom no meu caso o modelo testado foi uma panela de pressão elétrica da Midea, de 6L. O modelo testado aqui é o PPA71.PPA72, com painel digital. O preço dela gira entre R$ 349 a R$ 549. A Midea ainda tem os modelos PPB e PPAP, deixa eu explicar um pouco sobre a “sopa de letrinhas”, pela evolução, a PPB, uma Panela de Pressão “analógica” onde você não tem um visor de tempo mas sim um seletor com timer, já a PPA é um modelo com painel digital e botões seletores de funções, e por fim PPAP que é digital também, porem com mais funções, e por mais que seja da Midea esse modelo é exclusividade da Polishop.

Detalhes de vedação da Panela Elétrica de Pressão Midea Liva 6L
Detalhes de vedação da Panela Elétrica de Pressão Midea Liva 6L

Esta panela de pressão da Midea tem um ótimo acabamento. A lateral é toda em inox, ela tem 6L, 31 CM de altura, 33 de largura e 31 de profundidade. No kit que acompanha a panela temos um copo medidor simples, uma concha e uma colher, todos em material plástico e além do manual um livro de receitas que traz detalhes de como utilizar a panela para obter melhores resultados com a panela. A parte interna é antiaderente com marcação em copos e o cabo de alimentação é de 1,10 metros, sendo conectado na lateral. 

Painel da Panela Elétrica de Pressão
Painel da Panela Elétrica de Pressão

O painel é digital e simples e intuitivo, com fácil leitura das teclas, inclusive aqui desmistifica tambem que panela de pressão é para feijão, ela tem no painel Carnes, feijão, arroz, sopa, assar, fritar, refogar e cozimento lento. O painel conta com receitas pré-programadas, elas já vem com um tempo fixo, mas que podem ser alteradas pelo o botão “Meu sabor” , porem sopa é um dos casos que não tem a opção “Meu sabor” ativa, ele serve para escolher o ponto como suave, ao ponto e forte. E também também o botão “Minha Receita” onde se pode programar o tempo sob pressão, como sou um usuário inexperiente e tenho certo receio com panelas de pressão, eu nem cheguei perto do botão “Minha Receita”.

Mostrador aguardando o pré-aquecer para começar a contagem
Mostrador aguardando o pré-aquecer para começar a contagem

Ao ligar panela, antes de selecionar qualquer função, a panela irá para o modo “aquecer”, no display demonstrará “0H”, aqui fiquei confuso um pouco, pois pensei que ao selecionar função ele já ia alterar, mas não ele zera e até aquecer ele não aparece o valor.

Fechamento sonoro da tampa
Fechamento sonoro da tampa

A tampa me chamou muito a atenção pela praticidade de abertura, a pegada e principalmente a trava sonora que avisa quando você abre e fecha a tampa. Porem essa parte também é de extremo cuidado pois ela aquece muito com a pressão e precisa tomar cuidado para não se queimar. Uma coisa interessante é se você somente deixar a tampa sem travar ela não liga e avisa que a tampa está aberta. Por outro lado ela funciona com a tampa aberta para fazer algumas ações do lado das funções, no meu caso refogar e fritar.

Válvula liberando pressão
Válvula liberando pressão

A válvula de pressão é fácil de usar e libera muito bem a pressão sem aquela sujeira, fiquei com medo pois não imaginava o quão segura era, então usei uma espatula de silicone para liberar a pressão, pq eu realmente tenho um certo “respeito” por essas válvulas.

cozinhando a carne
cozinhando a carne

Para o uso efetivo da palena eu fiz 2 receitas, a primeira foi uma sopa com carne, onde eu refoguei e assei a carne, o tempo é um pouco elevado, deu até uma leve passada do ponto. Mas nada que fosse ruim ou deixa-se gosto.

Milho de panela
Milho de panela

A segunda atividade com ela foi um cozimento lento, onde fizemos milho, tivemos algumas surpresas boas, mas faltou tempo ai, poderia ter ficado um pouco mais para ficar mais mole, ou seja, o tempo que veio na programação é bom, funciona mas poderia ficar mais.

Um ponto importante de falar também sobre essa panela elétrica da Midea é que ela é muito, mas muito silenciosa, quase não ouvi o bip de término. 

Limpeza fácil
Limpeza fácil

Como nem tudo são folhes tem a parte chata também a limpeza, bom ela é bastante fácil, a borracha da tampa sai com facilidade, e colocar de volta também é simples.

Veredito

A panela de pressão elétrica da Midea PPA71.PPA72 é uma ótima aquisição, fácil de usar, fácil de limpar. O preço pode ser algo que afaste certo consumidores, mas particularmente eu achei justo, mas claro vale uma pesquisa

É um produto que atende muito bem uma família, podendo fazer de receitas simples até as mais sofisticadas. O que me deixou extremamente atraído por ela foram os sinais sonoros que alertam tudo e deixa você menos despreocupado com possíveis problemas.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]