Analise/Reviews

Motorola Edge 30 Neo[Análise / Review]

Motorola Edge 30 Neo é um dos modelos que faz parte da família Motorola Edge, o modelo é um intermediário que entrega um bom conjunto capaz de suprir as necessidades da maioria. A parte um pouco chata, o preço é R$ 3.499,00 

Fone de ouvido USB-C

A Motorola fechou uma parceria com a Pantone para trazer belas cores para o Edge 30 Neo temos quatro opções a escolher Very Peri, Black Onyx, Ice Palace e Aqua Form. Ele não tem acabamento em metal e vidro como os mais caros, mas traz um LED de notificações ao redor do bloco de câmeras na traseira.

Bloco de câmeras traseiras sendo a principal de 64 MP e a ultra-wide de 13 MP com foco automático
Bloco de câmeras traseiras sendo a principal de 64 MP e a ultra-wide de 13 MP com foco automático

A tela do Edge 30 Neo é de 6,26 polegadas um tamanho comparado a outros lançamentos da marca. Temos um painel OLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, infelizmente não ter suporte a HDR10, mas ele entrega um bom nível de brilho. Quanto as cores é possível mudar nas configurações.

Leitor de impressão digital incorporado na tela é muito bom
Leitor de impressão digital incorporado na tela é muito bom

A Motorola também caprichou no leitor de impressão digital incorporado na tela do Edge 30 Neo, pois este não falhou nem uma única vez durante os teste.

O Edge 30 Neo tem em seu interior um processador Snapdragon 695 com 5G, temos 8 GB de RAM para um melhor desempenho multitarefas. 

boas selfies com 32 MP
boas selfies com 32 MP

O Motorola Edge 30 Neo conta com duas saídas de som, uma na parte inferior do dispositivo, e outra incorporada ao alto-falante de ligações. Essas duas saídas geram uma boa qualidade. O modelo ainda traz fones de ouvido com fio com o plugue USB Tipo C, já que este é o único conector disponível no aparelho.

Já vem com case e não precisa de muito trabalho para acessar o leitor SIM
Já vem com case e não precisa de muito trabalho para acessar o leitor SIM

A bateria de 4.020 mAh pode parecer pouca mas a otimização de software se mostrou muito bem feita, deixando-o até acima de outros com baterias maiores. O tempo de recarga também se destaca pelo carregador de 68W que enche a bateria em pouco mais de 40 minutos. E a parte que eu não esperava como o Edge 30 Neo tem NFC, ele tem suporte a carregamento por indução.

NCF para pagamento ou carregamento
NCF para pagamento ou carregamento

Testei alguns jogos e tive uma ótima experiência com Asphalt 9, Car X, Netflix e o consumo foi super baixo, bem acima da média de outros celulares intermediários. Inclusive me surpreendi, consegui cerca de 1,5 dia tranquilamente, com redes sociais, mensageiros e vídeos, isso para mim é um bom número.

Vou ser um pouco redundante agora, mas o Edge 30 Neo tem praticamente tudo o que é necessário para um funcionamento adequado, 5G, NFC para pagamentos por aproximação, Bluetooth 5.1 e suporte para dois chips de operadora. A Motorola, também adicionou o Ready For, que permite conectar o celular em um monitor ou TV e consumir conteúdos numa interface de desktop.

As câmera Edge 30 Neo traz apenas duas câmeras na traseira, sendo a principal de 64 MP e a ultra-wide de 13 MP com foco automático. A frontal captura boas selfies com 32 MP com HDR automático, mas sofre com ruídos em locais mais escuros. Infelizmente não tem suporte a 4k.

O aparelho até faz fotos bonitas quando há luz, ótima nitidez para cores vibrantes e poucos ruídos. Já o sensor de 13 MP captura mais detalhes do que vemos normalmente neste segmento e mantém o bom contraste e saturação de cores vistos na câmera principal. Já as fotos noturnas são decentes, mesmo usando o modo dedicado a fotos noturnas que prolonga a exposição para termos imagens mais claras, porém as cores ficam menos naturais. A ultra-wide decepciona à noite e não tem suporte ao modo noturno.

A frontal tem com cores vívidas com bom e contraste sem exagero, mas tende a sofrer com excesso de ruídos à noite. O modo retrato funciona melhor com esta câmera.

Confira algumas fotos

Veredito

O  Motorola Edge 30 Neo para minha opinião entrega o que promete mesmo sendo considerado um aparelho intermediário. Na minha opinião é um aparelho muito bom.

Algo que afaste os brasileiro em fazer aquisição do Edge 30 Neo, mas ele é muito bom para o padrão que os brasileiros mais usam.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br