Linha de TV e Áudio de 2022 da Samsung

A Samsung apresentou hoje sua linha 2022 de Neo QLED 8K, Soundbars, acessórios e iniciativas de sustentabilidade em seu evento virtual Unbox & Discover. Com esta nova linha, a Samsung pretende redefinir o papel da televisão criando telas de última geração com um design que oferece mais do que apenas entretenimento. Os produtos e recursos deste ano elevam a tela a hub central para jogar, conectar, trabalhar e muito mais, potencializando o conceito da marca de Screens Everywhere, Screens for All.

Samsung iOT

“Estamos focados em criar uma imersão perfeita em todos os nossos produtos, que permita que os consumidores aproveitem todos os seus benefícios. A Neo QLED 8K tem o poder de desbloquear novas experiências como o dispositivo mais importante e central da casa, atendendo as necessidades dos usuários”, disse Jong-Hee (JH) Han, Vice Chairman, CEO e Chefe da Divisão DX (Device eXperience) da Samsung Electronics.

O portfólio 2022 da Samsung foi desenvolvido a partir da visão de ‘Screens Everywhere, Screens for All’ (‘Telas em todas as partes, telas para todos’, em sua tradução), com TVs no centro da casa e na vida diária dos usuários. De acordo com essa visão, a Samsung criou dispositivos que se conectam perfeitamente para fornecer personalização e conectividade sem igual, garantindo que haja uma tela adequada para cada ocasião e estilo de vida. Historicamente, TVs e telas têm sido associadas principalmente ao ato de “assistir”, mas a Neo QLED 8K pretende mudar e expandir este conceito.

Neo QLED 8K: ainda melhor

A Neo QLED 8K 2022 foi atualizada para levar a experiência de tela grande a outro nível. No coração está o Processador Neural Quantum 8K¹. O processador mais recente conta com 20 redes neurais independentes com Inteligência Artificial, cada uma analisando as características do conteúdo e a qualidade da imagem para uma visualização mais próxima possível à resolução 8K.

O Processador Neural Quantum 8K também potencializa a inovação tecnológica – a Profundidade Como Na Vida Real. Essa solução analisa a tela e maximiza o contraste com o plano de fundo, aprimorando o objeto enquanto mantém o plano de fundo não processado. Funciona de maneira semelhante à maneira como os olhos humanos percebem as imagens, como se fosse um 3D.

O processador, combinado com os poderosos Quantum Mini LEDs, cria uma iluminação precisa e controlada – um recurso que chamamos de Shape Adaptive Light Control. Por exemplo, a lua cheia ficará brilhante contra o céu escuro da noite.

Na verdade, a nova QLED 2022 da Samsung recebeu a primeira certificação ‘Pantone Validated’ do mundo em exibição da Pantone, a autoridade global em cores e criadora do Pantone Matching System (PMS) – o que significa que os modelos reproduzem autenticamente mais de 2.000 cores, bem como os 110 tons de pele recém-adicionados encontrados nas diretrizes da Pantone. Além disso, essas cores brilhantes são confortáveis ​​de assistir com o novo modo Conforto para sua Visão. O recurso usa a tecnologia de Inteligência Artificial para ajustar automaticamente o brilho e a temperatura da cor da tela com base em quão claro ou escuro é o ambiente combinando com as informações do pôr e nascer do Sol para otimizar a experiência de visualização mais acolhedora.

Som Dolby Atmos imersivo com recursos inteligentes

Para uma verdadeira imersão, TVs e telas precisam de um som poderoso e diferenciado para combinar com as cores ricas e os detalhes nítidos. A Inteligência Artificial do Processador Neural Quantum  8K analisa o que está na tela em tempo real para que o recurso de Som Adaptativo possa rastrear e se mover entre os alto-falantes para corresponder com precisão ao movimento na tela. 

No QN900B, um modelo emblemático da Neo QLED 8K, todos os sons vêm de um sistema de áudio de 6.2.4 canais de 90W RMS, com novos alto-falantes superiores e Dolby Atmos unido ao Som em Movimento Pro. Essa tecnologia também foi aplicada ao reconhecimento de voz com Voice Tracking Sound, para que os efeitos sonoros e as vozes sigam verdadeiramente o movimento na tela.

A Samsung também está introduzindo o Dolby Atmos sem fio em suas TVs Neo QLED 4K e 8K – isso significa qualidade de áudio impecável sem a confusão de cabos HDMI. O Dolby Atmos² sem fio também será aplicado à nova Ultra Slim Soundbar 2022 da Samsung, projetada para uma experiência de áudio imersiva de um design mais sofisticado com uma configuração rápida e simples.

Experimentando sua tela

Para garantir que a experiência seja a mais perfeita possível, a linha 2022 é equipada com recursos e interface de usuário novos e mais inteligentes, permitindo que as TVs e telas da Samsung se tornem o hub central para assistir aos conteúdos, controlar dispositivos, jogar, malhar e muito mais.

Novo Smart Hub: Este ano, a Samsung também apresentou o Smart Hub, sua nova interface de usuário, com tecnologia Tizen. O novo Samsung Smart Hub traz todos os aspectos da experiência inteligente em uma tela inicial fácil de navegar. A nova guia classifica recursos, configurações e conteúdos em três categorias para uma experiência de usuário perfeita: Mídia, Gaming Hub¹ e Ambiente.

o    Mídia: a tela Mídia organiza as opções de entretenimento dos usuários – incluindo vídeo sob demanda, streaming e Samsung TV Plus³ com diversos canais gratuitos – e aprende as preferências dos usuários com machine learning para fazer recomendações inteligentes em todas as plataformas e serviços.

o    Gaming Hub: O Gaming Hub⁴ é uma nova plataforma de jogos que une hardware e software para fornecer uma experiência completa aos players. Sem necessidade de downloads, sem necessidade de armazenamento. A Samsung também anunciou parcerias com os principais serviços de streaming de jogos – NVIDIA GeForce NOW, Stadia™ e Utomik, com mais por vir – para trazer suas bibliotecas de jogos para o Gaming Hub. A nova plataforma estará disponível ainda este ano em modelos selecionados de Samsung Smart TV 2022.

o    Ambiente: A tela Ambiente⁵ aprimora a estética da casa, por exemplo sincronizando a tela da TV com a decoração ao redor.

·         Gaming Experience: além do novo Gaming Hub, a linha 2022 vem com especificações e recursos criados para a melhor experiência de jogo. Eles incluem quatro entradas HDMI 2.1[1],Motion Xcelerator Turbo Pro 4K 144Hz⁸, Tela Ultra Wide⁶ e Menu de Jogos⁷, tornando os jogos mais eficientes e acessíveis para uma experiência rápida e simplificada. Com essas incríveis melhorias de qualidade de imagem e configurações, os jogos serão mais realistas e emocionantes do que nunca. A Samsung também está introduzindo uma linha de TV exclusiva para jogos em 43 e 50 polegadas em um futuro próximo.

SmartThings: um componente importantíssimo da experiência conectada é o SmartThings da Samsung. Com o SmartThings, a tela se torna o hub central para controlar outros dispositivos domésticos conectáveis à internet em um único ponto. Esse recurso, incluído nas TVs Samsung, aproveita a tela grande para ajudar os usuários a descobrir, visualizar e controlar os dispositivos rapidamente.

·         Plataforma NFT: Finalmente, a novidade em 2022 é a plataforma NFT da Samsung, em parceria com o líder do setor, Nifty Gateway. O modo Ambiente oferecerá aos consumidores uma plataforma NFT completa para explorar e exibir artes digitais NFT nas Neo QLED e QLED 2022, uma nova maneira de coletar e apresentar obras de arte⁹.

A Samsung está sempre pensando em como o processo de fabricação e o uso de produtos impactam o meio ambiente, procurando maneiras de reduzir sua pegada de carbono e construir um futuro melhor para o planeta.

·         Embalagem ecológica: a Samsung está aprimorando sua embalagem ecológica com 90% menos tinta, além de remover os grampos durante a produção. Ambas as melhorias reduzem o desperdício e facilitam o processamento dos centros de reciclagem.

·         Controle remoto SolarCell: O controle remoto SolarCell também recebeu uma atualização para 2022. É 88% mais eficiente que os modelos anteriores de 2020. Eles agora podem ser carregados por meio de coleta de radiofrequência de 2,4 GHz – extraindo energia da carga sobressalente emitida pelos roteadores Wi-Fi, por exemplo.

Materiais reciclados: as TVs, monitores, telas de sinalização digital e controles remotos 2022 da Samsung usam resina reciclada. Notavelmente, os monitores de alta resolução usam resina reciclada de plástico oceânico recuperado em áreas costeiras que, de outra forma, se tornariam perigosos resíduos marinhos.

·         A certificação Carbon Trust: a Neo QLED 8K/4K da Samsung obteve o selo ‘Reducing CO2’ do Carbon Trust, demonstrando que a pegada de carbono da linha Neo QLED está sendo reduzida ano após ano.

Personalizando com acessórios

Cada consumidor tem seu gosto e necessidades únicas quando se trata de TVs, e é por isso que a Samsung criou novos acessórios para suas TVs 2022 que proporcionam experiências de TV totalmente novas.

Suporte de Parede Slim*: Para aqueles que desejam montar sua tela na parede, o Slim Wall Mount permite que a TV fique rente à parede

·         Studio Stand*: Caso o suporte de TV seja o preferido, o Studio Stand oferece uma maneira única e elegante de exibir a Neo QLED 8K de forma artística.

·         Rotação automática*: O novo acessório estende as capacidades de rotação da The Sero para a Neo QLED 8K. A Rotação automática traz experiências móveis para a tela grande e experiências Multi Tela para novos layouts.

¹A experiência de visualização pode variar de acordo com os tipos de conteúdo e formato. O upscaling pode não se aplicar ao Computador e ao Modo Game.

²Benefício opera apenas com o quando a conexão da Soundbar com a TV é feita através do cabo HDMI, que deverá ser adquirido separadamente.

³Disponível para todos os modelos de 2021 e para TVs Samsung 4K (ou superiores) a partir do modelo de 2017. O conteúdo disponibilizado pode ser alterado e/ou descontinuado a qualquer tempo, sem aviso prévio. Necessária conexão à internet.

⁴Previsão de lançamento para julho de 2022. A Samsung se reserva no direito de a qualquer tempo e sem aviso prévio adiar ou cancelar o lançamento desta característica. Para acessar é necessário possuir uma Samsung Account. Eventuais custos poderão ser cobrados pelos desenvolvedores. Os jogos e interfaces divulgados podem variar de acordo com o país. Os desenvolvedores podem remover seus aplicativos da plataforma ou parar de dar suporte a qualquer momento. A Samsung não se responsabiliza por dados armazenados em aplicativos de terceiros, verifique os Termos e Condições de cada plataforma.

⁵As configurações de plano de fundo do Modo Ambiente podem variar dependendo do local em que a TV está instalada, incluindo, entre outros, designs de parede, padrões e/ou cores. É necessário utilizar o aplicativo SmartThings para tirar foto pelo celular. Todos os equipamentos precisam estar conectados na mesma rede e é necessário ter conexão de internet. O resultado da textura criada pelo Modo Ambiente pode variar de acordo com a resolução da câmera do seu celular. O Modo Ambiente incorpora a televisão à parede por meio da reprodução digital de sua textura, criando o efeito de “invisibilidade”. Tal funcionalidade mantém a televisão em modo “stand by”.

⁶A Ultrawide opera apenas quando conectado ao computador, devendo a resolução do jogo ser de 16:9, 21:9 ou 32:9. Os resultados podem variar de acordo com a resolução de cada jogo.

⁷O Menu de Jogos funciona quando conectado ao computador e consoles.

⁸144 hz apenas na QN90B 43 e 50 polegadas.

⁹O modo arte mantém a TV em modo Stand-by.

*Studio stand: Vendido separadamente. O Studio Stand tradicional (sem rotação) VG-SESA11K é compatível com TVs 2022 de 50 a 65” QLED (exceto modelo Q80), Crystal UHD e The Frame.

*Suporte de parede Slim: Compatível com as seguintes TVs de 2022 : BU8000, Q60B, Q65B, QN85B, QN90B, QN700B, QN800B e QN900B. Acessório vendido separadamente. A distância da TV à parede pode variar conforme tipo de instalação e tipo da parede. 

*Suporte para rotação (de parede): Vendido separadamente. Verifique se há saliências na parede: saliências ou áreas desniveladas irão interferir na rotação. Cabo na parede não é suportado: os cabos na parede causam resistência e interferem na rotação adequada. Nenhum acessório além do painel The Frame deve ser conectado. (por exemplo, Webcam etc.). As imagens são simuladas e meramente ilustrativas. O Suporte de parede para rotação é vendido separadamente. O Suporte de parede para rotação está disponível apenas para tamanhos de tela de 43~65″. Compatibilidade:  Suporte parede VG-ARAB22WMTZD compatível com The Frame (LS03B) 43″/50″/55″, QN90B  43″/50″/55″, QN85B 55″. Suporte parede VG-ARAB43WMTZD compatível com The Frame (LS03B) 65″, QN900B  65″, QN800B 65″, QN700B 55″/65″.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]