Mundo Motorizado

JETOUR G700 e ED STAFFORD Desafiam os limites

A JETOUR e a Discovery anunciam a segunda temporada de Adventure of Extremes, série que combina exploração, sobrevivência e aventuras off-road em cenários extremos ao redor do mundo. Nesta nova temporada, a produção conta com a participação do renomado explorador britânico Ed Stafford, conhecido mundialmente por sua histórica expedição a pé ao longo de toda a extensão do Rio Amazonas.

Ao lado de Stafford, os modelos JETOUR G700, apresentado no Festival Interlagos com lançamento confirmado ainda em 2026, e JETOUR T2, já disponível no mercado brasileiro, enfrentam uma jornada por três continentes – passando pelas terras altas vulcânicas do Equador, pelas florestas tropicais e pelo litoral da Colômbia, pelo deserto do Saara, no Marrocos, e pelas paisagens glaciais da Islândia.

A série coloca os veículos diante de diferentes condições de terreno, clima e aderência. Por meio de testes em situações reais, desafios exigentes e cenários adversos, Adventure of Extremes demonstra as capacidades off-road dos modelos e reforça o DNA de exploração da JETOUR.

Dos Andes às paisagens vulcânicas do Equador

No Equador, Ed Stafford se aventura pelo coração dos Andes e pelas áreas desabitadas próximas ao vulcão Reventador. É nesse ambiente de terrenos acidentados, aclives acentuados, inclinações íngremes, depressões profundas e rochas que o JETOUR G700 demonstra sua capacidade de enfrentar obstáculos naturais.

Construído sobre a Next-Generation All-terrain Intelligent Architecture (GAIA), o G700 combina uma carroceria de alta rigidez com parâmetros de ângulo de ataque e de saída desenvolvidos para situações off-road. A configuração permite enfrentar terrenos irregulares, minimizando o risco de impactos e raspagens no chassi e na carroceria e contribuindo para uma condução mais estável em condições extremas.

Da aridez às florestas tropicais da Colômbia

Na Colômbia, a expedição amplia ainda mais a diversidade de terrenos. A viagem começa no quente e árido Deserto de La Guajira e segue em direção às florestas tropicais, atravessando as montanhas costeiras mais altas do mundo.

Ao longo do percurso, o JETOUR G700 alterna entre diferentes modos de condução para se adaptar às mudanças nas condições do terreno. Durante a expedição, Stafford também utiliza o ponto de reboque dianteiro do G700 para auxiliar um veículo de uma comunidade indígena local que havia ficado preso.

Na Reserva Natural Blue Crab, o explorador opta por um trajeto alternativo pelas encostas, combinando a experiência de exploração com a preocupação em preservar o ecossistema original.

No Saara, calor, areia e longas distâncias

No Marrocos, em meio ao deserto do Saara, o JETOUR G700 enfrenta estradas de areia e terrenos com ondulações contínuas, colocando à prova seu conjunto mecânico e sua capacidade de manter estabilidade em longos trechos off-road

O modelo conta com um sistema de suspensão de longo curso especialmente calibrado e desenvolvido em conjunto com a arquitetura GAIA. A vedação da cabine e as soluções de refrigeração do sistema de propulsão também foram otimizadas para enfrentar ambientes arenosos e temperaturas elevadas.

O conjunto foi desenvolvido para manter uma entrega de potência estável durante longos períodos de condução, conciliando capacidade, confiabilidade e conforto em trajetos de longa distância.

Na Islândia, o desafio é a baixa aderência

A última etapa da temporada leva Ed Stafford às paisagens glaciais da Islândia, onde estradas de baixa aderência colocam à prova o controle de potência e a estabilidade do veículo.

Nesse cenário, o JETOUR T2 utiliza o sistema inteligente de tração integral XWD totalmente automático, que oferece sete modos de condução. Graças a tecnologia “Cross-Axle” (bloqueio de diferencial) acionável com um único toque, o veículo identifica automaticamente as condições da pista e alterna para a condução adequada, otimizando simultaneamente a entrega de potência e o controle de tração, o que reduz significativamente o risco de derrapagem e perda de controle. 

Com o episódio da Islândia, a série chega ao fim, concluindo uma jornada que levou Ed Stafford e os veículos JETOUR por alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta.

Parceria com Ed Stafford

A segunda temporada de Adventure of Extremes representa um marco importante para o projeto: é a primeira vez que o renomado explorador Ed Stafford colabora diretamente com uma marca automotiva. A série nasce como uma extensão conectada ao universo de Marooned with Ed Stafford (Ed Stafford: Sobrevivência Extrema), ampliando a experiência de isolamento ao incorporar a condução de veículos em alguns dos lugares mais remotos e quase inacessíveis do planeta. 

Reconhecido internacionalmente, Ed Stafford combina experiência, resistência e capacidade de adaptação para enfrentar condições adversas. Em 2025, o episódio “Water”, da série Marooned with Ed Stafford, alcançou 360 milhões de impressões globais e recebeu o Gold Award na categoria Reality Series do Telly Awards, reforçando o alcance e a relevância de seu trabalho.

Diferente de expedições tradicionais em comboio, a série coloca no centro da narrativa a relação entre um homem e sua máquina. Os SUVs deixam de ser apenas meios de transporte e passam a funcionar como estação de energia, abrigo e base móvel, tornando-se parte essencial da jornada de Ed.

Com episódios produzidos como curtas-metragens sequenciais, a série combina narrativa de aventura, desafios reais e uma linguagem visual cinematográfica de alto padrão. O resultado é uma experiência que aproxima o espectador da expedição, revelando não apenas os limites do ambiente, mas também a capacidade do veículo de acompanhar e contribuir para a sobrevivência em condições severas.

Tecnologia a serviço de novas possibilidades de viagem

Para a JETOUR, Adventure of Extremes representa mais do que uma demonstração das capacidades de seus veículos. A série também materializa a estratégia Travel+, conceito que busca combinar tecnologia, mobilidade e experiências para ampliar as possibilidades de viajar e explorar.

Ao colocar seus veículos em situações reais e diferentes ambientes ao redor do mundo, a JETOUR busca compreender e acompanhar diferentes estilos de viagem e aventura.

Da mesma forma que Ed Stafford ultrapassa os limites de territórios conhecidos, a marca pretende levar sua filosofia de exploração além do horizonte, criando novas possibilidades para viagens, aventuras e estilos de vida ao ar livre.

Rafael

Rafael de Souza Mota é especialista em tecnologia, mobilidade e inovação, criador do Inteligência Móvel. Atua como gerente de projetos e produz reviews, análises e conteúdos sobre smartphones, gadgets, automóveis e lifestyle digital.