iPhone com ponto verde/laranja na tela

Com a chegada do iOS 14, muitos usuários notaram que começou a aparecer um ponto laranja ou verde no alto da tela do iPhone.

Bem resumidamente é uma nova função de privacidade que a Apple implementou para que você saiba quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone do seu dispositivo. A indicação dos pontos coloridos no foi pensada para proteger a privacidade de usuários, ou seja, se o usuário tem algum app que acessa frequentemente o microfone, mesmo quando está funcionando em segundo plano.

Se a luz for verde, assim como nos computadores Apple, significa que o aplicativo está usando sua câmera, seja ela frontal ou traseira. Caso não queira conceder esse acesso a esse aplicativo, você pode mudar em Ajustes > Privacidade > Câmera, desligando o aplicativo somente.

Uso da câmera indicado pela bolinha verde

Agora se a luz for laranja no alto da tela, significa que algum app está “escutando” você, isso vale para uma ligação ou até mesmo para um audio no WhatsApp, Telegran ou até usando a Siri. Da mesma forma que a câmera se você se sentir incomodado ou notar uma ação suspeita pode desligar em Ajustes > Privacidade > Microfone.

Uso da câmera indicado pela bolinha laranja.

Então agora você já sabe o que são as bolinhas com cores que aparecem no seu iPhone e o que fazer se você não quer que elas apareçam. Há uma série de outros sinais que podem aparecer no topo do seu iPhone. Confira a lista com o significado dos ícones do iOS no próprio site da Apple (support.apple.com).

Se você abrir a Central de Controle, logo nos minutos seguintes após notar esse uso, será possível ver uma indicação qual o app que estava usando o recurso.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]