Instagram permite doações em lives

O Instagram passou a permitir que doações sejam feitas durante lives pela plataforma, sem sair da mesma tela. Todo o dinheiro que for arrecadado durante a transmissões ao vivo será destinado ao objetivo, sem cobrança de taxa pela plataforma.

O processo para a live continua o mesmo, mas contará com um botão para iniciar “Arrecadação de fundos”, na parte inferior da tela, e escolher para qual ONG seus seguidores devem destinar a ajuda. Durante a live, o criador poderá acompanhar a quantidade de recursos levantados e ver mais detalhes sobre os doadores. Os que contribuírem poderão receber adesivos de doações para compartilhar em seus Stories, como “Eu doei!”, criado pelo ilustrador brasileiro Leonardo Alves. Celebridades como Sergio Ramos, Sofia Carson e Tori Kelly já estão envolvidos com a nova ferramenta de arrecadação o “Live Donations”.

Doações por stories já existem em alguns países, e agora passam a fazer parte lives no Instagram, para permitir que mais pessoas ajudem financeiramente as organizações e fundações.

De acordo com a plataforma, o uso do Instagram para transmissões ao vivo aumentou 70% durante o último mês. Seus usuários utilizaram o serviço para conversar, cantar, dançar, entre outras atividades. Muitos já utilizavam sites externos para arrecadar doações. Com o recurso oficial, a companhia acredita que tanto a taxa de uso quanto o número de doações poderão aumentar.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]