HUAWEI Watch GT Runner [Análise / Review]

A Huawei colocou no mercado brasileiro o HUAWEI Watch GT Runner, como o nome diz é um relógio desenvolvido para corredores ou apaixonados por esportes, mas sem esquecer da parte inteligente, com notificações, monitoramentos, mapas entre outros. O HUAWEI Watch GT Runner funciona tanto no iOS quanto com Android, chega custando R$2.199, no momento dessa matéria, o comprador ainda ganha os fones FreeBuds 4i da marca.

HarmonyOS da Huawei
HarmonyOS da Huawei

Por ser um relógio da Huawei, ele não roda Wear OS da Google mas sim o HarmonyOS da Huawei. Toda a instalação de apps fica pela loja da Huawei, ela é pouco limitada ainda para o relógio, e conta com aplicativos que penso que brasileiro não vai usar.

loja da Huawei
loja da Huawei

O material de construção é em fibra de polímeros, acabamento cerâmico e liga de titânio no botão de coroa, já sua a pulseira é de silicone, tudo isso junto pesa 39 gramas, sua resistência permite inclusive atividades aquáticas pois ele conta com resistência 5ATM, uns 50 metros. Falando sobre a pulseira, em si ela tem um fecho que permite a troca em caso de desgaste ou até mesmo queira mudar um pouco seu estilo. Na caixa já vem uma pulseira extra para quem precisa mudar o tamanho do pulso.

Possibilidade de trocar a pulseira
Possibilidade de trocar a pulseira

O HUAWEI Watch GT Runner tem dois botões, um na parte superior e outro na inferior. O botão superior serve para abrir a lista de apps, vale lembrar que esse botão permite rolar o conteúdo da tela basta gira-lo. Já o botão inferior serve para um acionamento rápido dos treinos do relógio, mas pode ser configurado para ser o atalho de qualquer função do relógio da Huawei. Entre eles e também no lado oposto há um microfone para atendimentos das chamada e a caixa de som que é bem alta.

tela AMOLED que mesmo no sol permite uma excelente leitura
Tela AMOLED que mesmo no sol permite uma excelente leitura

O HUAWEI Watch GT Runner conta com uma tela AMOLED de 1,43 polegadas com resolução de 466 x 466 pixels, que pode ser usada no modo sempre ativa. A tela conta com Always on Display (AOD), o qual exibe algumas informações básicas do relógio, como data e hora, com a tela “desligada”. A Huawei fornece algumas opções de mostradores AOD, mas elas são bem simples, porem usar o recurso como Always faz o consumo de bateria crescer um pouco. O brilho é excelente e até mesmo debaixo do sol quanto dentro da água.

watchfaces que podem se adaptar ao seu estilo
Watchfaces que podem se adaptar ao seu estilo

Para quem gosta de dar personalidade ao seu relógio, além das pulseira a Huawei incluiu as watchfaces (ou mostradores), bem variados, aqui eu preciso dizer um detalhe, os mostradores no iOS são grátis já no Android tem custos e sua aquisição é por meio do app Huawei Health. Meu mimimi nesse ponto, senti falta de poder configurar os mostradores que escolhi para baixar, mesmo os pagos não permite a edição dos dados a serem mostrados ou posicionamento da informação.

precisou de carga em 8 dias de uso
precisou de carga em 8 dias de uso

Já que falei de bateria, segundo a Huawei ela deve durar 14 dias. Ai vem o ponto a se olhar com carinho. O consumo de bateria, vai depender do seu uso e configurações. Com tudo no máximo, monitoramento e medições constantes, mensagem e vibração no máximo, o primeiro uso durou 8 dias consecutivos, esse sou eu no dia normal. Usando como um perfil mais consumidor, sem tudo no máximo e menos nível de notificações, já foi possível chegar aos 11 dias de uso sem recarregar. Falando em carregador ele é magnético e com 2h nele já temos 100% de bateria para usar o  HUAWEI Watch GT Runner novamente.

Carregador magnético e entrada USB, mas não vem carregador de parede
Carregador magnético e entrada USB, mas não vem carregador de parede

Como o nome diz o HUAWEI Watch GT Runner tem seu foco em atividades, e olha que não falta isso no catálogo, afinal são mais de 100 atividades, que vão de caminhadas a máquinas de remo entre outras. Algumas delas contam com detecção automática de movimento e já começam a registrar a atividade, como pular corda que conta seus saltos, muito útil para os esquecidos como eu.

Lista com mais de 100 atividades e muitas com início automático
Lista com mais de 100 atividades e muitas com início automático

O HUAWEI Watch GT Runner conta com GPS à sua disposição. As configurações das atividades da lista são baseadas em distância, meta baseada em tempo ou rotas. Durante uma atividade, você pode deslizar pelas telas para os lados e ver os dados ou até controlar música. Mas em todos os modos de atividade HUAWEI Watch GT Runner não apenas registram o tempo e mas também a frequência cardíaca, porem nem todos fazem uso do GPS. Dois fatores de mimimi aqui, o primeiro eu não conseguir pausar a voz de treino e o segundo mudar o idioma da voz de treino que fica sempre em inglês.

Monitoramento TruSeen 5.0+, que permite uma precisão na leitura
Monitoramento TruSeen 5.0+, que permite uma precisão na leitura

Como o HUAWEI Watch GT Runner é focado em exercícios, logo a Huawei criou um “Treinador” o AI Running Coach, para te motivar. A inteligência tem como base em estatísticas, incluindo seus tempos atuais, peso, sexo, altura e meta que você pretende alcançar. Essa parte e os lembretes podem ser configuradas no app Huawei Health.

AI Running Coach, para te motivar com os treinamento
AI Running Coach, para te motivar com os treinamento

A Huawei mandou muito bem com o GPS do HUAWEI Watch GT Runner graças ao modo GNSS, significa é que ele é capaz de usar sinais extras de sistemas de satélite para melhorar a precisão.

Monitoramento preciso
Monitoramento preciso

Porem aqui um mimimi pessoal, senti falta do GPS para monitorar uma corrida de kart, queria muito que ela mostrasse o mapa da pista pós corrida.

Oxímetros constante
Nível de oxigênio no sangue do usuário (SpO2) ao longo do tempo

No que diz respeito ao monitoramento da frequência cardíaca, o HUAWEI Watch GT Runner possui um sensor óptico TruSeen 5.0+, que permite uma precisão de 97% em relação as medições.

Rastreamento do sono e nível de estresse no app Huawei Health
Rastreamento do sono e nível de estresse no app Huawei Health

O rastreamento do sono também é bem impressionante, pois detectou com precisão o momento em que adormeci e acordei, bem como leves cochilos. Junto com os passos, o sono, você pode monitorar a temperatura da pele, o estresse e monitorar continuamente o oxigênio no sangue, embora às custas da vida útil da bateria.  Não usei, mas o HUAWEI Watch GT Runner tem um teste de limiar de lactato, que você precisará fazer ao ar livre e ajudará você a ter uma noção se está treinando demais.

Alerta de perda de conectividade.

Um incômodo que tive, mas não vou considerar como mimimi, o HUAWEI Watch GT Runner desconecta o bluetooth mesmo em distâncias pequenas. Esse alerta ao usuário da perda de conectividade, por um lado é excelente pois avisa que você pode estar esquecendo seu smartphone no local, por outro, se torna um pouco “chato”, quando o smartphone é colocado para carregar e você anda pela casa, pronto já tem a notificação constante que está longe do smartphone, mesmo ele estando a poucos metros de você.

Veredito

Começo dizendo que a experiência geral ao usar o HUAWEI Watch GT Runner é muito boa. Gostei da leveza do relógio, super agradável para correr e completinho para monitorar atividades, níveis de batimentos, oxigenação, afinal ele é criado para pessoas que se preocupam mais com sua saúde e estilo de vida ativo.

Os recursos de IA que a Huawei traz podem ser um divisor de águas no mundo dos wearables inteligentes. Porem no quesito notificações, senti falta da exibição de imagens na tela ou de poder responder pela tela. Se a Huawei fizer alguns updates no sistema, penso que podem melhorar ainda mais a experiência de uso do HUAWEI Watch GT Runner.

Acredito que o HUAWEI Watch GT Runner, é bom e vale a compra! Mas pode não ser a escolha de muitos, principalmente pelo preço sugerido de R$2.199 é um fator muito decisivo na escolha.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br