Apps

Google Maps lança recurso de busca com Lens em São Paulo e Rio de Janeiro

O Google anunciou hoje aexpansão da funcionalidade de busca por Lens no Google Maps

(antes chamada de Busca com Live View) para 50 novas cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, graças à Inteligência Artificial, as pessoas podem explorar e percorrer diferentes locais das cidades, em tempo real, por meio de uma experiência de Realidade Aumentada usando a câmera do celular. Além deste lançamento, foi apresentada uma série de funcionalidades que ajudam a explorar novos locais, conhecer novos estabelecimentos, planejar viagens, entre outros, de forma mais fácil e organizada.

Graças ao Lens no Maps será mais fácil descobrir o caminho em algum lugar desconhecido ou explorar uma vizinhança não-familiar, além de encontrar restaurantes, cafés e lojas de forma mais fácil e eficiente. Na tela – uma vez ativada na câmera de fotos – são mostradas setas, direções e marcadores de distância na parte superior e, em alguns casos, em um mini mapa na parte inferior. Dessa forma, as pessoas usam menos tempo para averiguar até onde se dirigir e identificar pontos de interesse rapidamente.
 

Como o Lens no Maps funciona

Ao selecionar o ícone do Lens na barra de pesquisa do Google Maps, no canto superior direito da tela, o aplicativo passa a mostrar a imagem da câmera do dispositivo, com indicações de cada lugar para qual a câmera está apontando. Uma vez selecionado o trajeto, o Lens no Maps indicará para qual direção seguir até chegar no destino (se para direita, esquerda, para frente ou para trás), Também é possível visualizar a que distância estão certos pontos de referência e por qual caminho é possível seguir para chegar lá.

Essa funcionalidade está disponível no Brasil para dispositivos Android e iOS. Para saber o passo a passo de como utilizá-lo, você pode entrar no Suporte do Google Maps.

Buscas Visuais e Resultados Temáticos
Entre as outras novidades anunciadas hoje, estão dois novos recursos que facilitam a busca por informações sobre locais na plataforma do Google Maps.

Busca VisualUsando aprendizado de máquina e insights da comunidade do Maps, esse recurso oferece uma maneira mais intuitiva e visual de encontrar atividades e experiências. Assim, as pessoas podem encontrar facilmente coisas como “arte de rua” ou “melhores praias” com apenas um clique. A funcionalidade estará disponível em alguns países para iOS a partir de outubro e para Android a partir de novembro (ainda sem previsão para o Brasil). Resultados temáticosO Google está melhorando a forma como os resultados da pesquisa são organizados. Portanto, os resultados agora serão agrupados por tema para ajudar as pessoas a ter uma melhor experiência ao explorar locais para comer e outras atividades. Por exemplo, se uma pessoa estiver viajando para Tóquio ela poderá pesquisar por “coisas para fazer” e aparecerão sugestões de lugares temáticos como “anime”, “flores de cerejeira” ou “exposições de arte”. Para mais informações, basta clicar no site e ela ainda poderá salvar as opções em uma lista para consultá-las posteriormente. Os resultados com o tema atividade e comida serão lançados globalmente no Android e iOS nas próximas semanas. Mais informações para viagens com carros elétricosNovas funções para ajudar motoristas de veículos elétricos a obter uma melhor experiência de viagem também estão chegando ao Maps. Agora as pessoas terão a possibilidade de verificar se um carregador é compatível com o tipo de carregador do seu carro, saber quando foi a última vez que utilizou uma estação de carregamento ou entender a velocidade de carregamento disponível em cada lugar (rápida, média ou lenta). Além disso, as empresas poderão exibir informações sobre suas estações de carregamento de veículos elétricos em tempo real por meio da API do Google Places na plataforma do Google Maps. Essas atualizações começaram a ser implementadas esta semana, em 17 países como Espanha, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, França, Itália e Austrália, entre outros, e estará disponível em breve globalmente para iOS e Android. 
 

Os anúncios de hoje fazem parte dos esforços do Google Maps para continuar a inovar soluções que permitam às pessoas descobrir o mundo de forma intuitiva e fácil, seja caminhando, dirigindo, se locomovendo de bicicleta ou por transporte público. 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br