Google Maps dará alertas sobre COVID-19

Mais do que informar sobre o melhor caminho, o Google Maps assumiu a função de ajudar o usuário a se locomover com mais segurança nesta época de pandemia, seja com veículo próprio ou por meio de transporte público: a partir desta semana, os aplicativos do serviço para iPhone e Android darão avisos relacionados à COVID-19.

 Ao abrir o aplicativo, uma caixa com os dizeres “Coronavírus (COVID-19)” aparece na sequência. Tocando nela, é possível ter acesso a informações de prevenção e monitoramento.

Os alertas são diferentes, pois relacionam o percurso que o usuário precisa seguir com a COVID-19. Dependendo da região, o Google Maps poderá exibir alertas sobre serviços de transporte público parcial ou totalmente paralisados por causa da pandemia, bem como sobre vias que estão bloqueadas ou têm acesso restrito — para evitar congestionamentos próximos a hospitais, por exemplo.

As informações sobre transporte público estão sendo expandidas para informar com mais precisão quais horários ou locais têm mais aglomeração. Para o transporte por trens, por exemplo, basta digitar o nome de uma estação ou localizá-la no mapa para conhecer os períodos de maior lotação ou os horários programados de partidas.

De acordo com o Google, as informações do Maps relacionadas à COVID-19 serão exibidas em países como Argentina, México, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil no decorrer das próximas semanas.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]