Google lança guia com IA e recursos de segurança para proteger foliões contra furtos e golpes
Com a chegada do Carnaval 2026, período marcado pelo aumento de aglomerações e, consequentemente, de ocorrências de furtos e roubos de dispositivos móveis, o Google reforça a importância da prevenção digital. Coincidindo com o Dia da Internet Segura (10 de fevereiro), a empresa destaca ferramentas essenciais para blindar o sistema Android e a Carteira do Google, tornando os aparelhos alvos menos atrativos para criminosos.
Inteligência Artificial contra o “Snatch-and-Run”
Uma das principais frentes de defesa do Google é o uso de Inteligência Artificial para detectar movimentos bruscos. O recurso Bloqueio por Detecção de Roubo identifica se o celular foi retirado da mão do usuário repentinamente e bloqueia a tela instantaneamente.
Para novos dispositivos ativados no Brasil, este recurso e o Bloqueio Remoto (que permite travar o aparelho via web em android.com/lock) já vêm ativados por padrão.
Dicas práticas para uma folia segura
O Google recomenda que os foliões configurem seus dispositivos antes de irem para as ruas:
- Ative a Biometria: Substitua o uso de PIN por reconhecimento facial ou impressão digital para dificultar o acesso de terceiros.
- Trilogia de Proteção: No menu de configurações, em “Google” > “Todos os Serviços”, ative o Bloqueio por Detecção de Roubo, o Bloqueio Remoto e o Bloqueio de Dispositivo Offline.
- Pagamentos sem Cartão Físico: Utilize a Carteira do Google para pagamentos por aproximação ou QR Code. Isso evita a exposição de cartões físicos e dinheiro em espécie, reduzindo o risco de perdas ou trocas de cartão.
- Verificação de Identidade Reforçada: Novas atualizações protegem o usuário contra tentativas de “adivinhação” da senha de bloqueio e exigem autenticação rigorosa para alterações em áreas sensíveis do sistema.
“O novo pacote de atualizações de segurança foi projetado para oferecer maior tranquilidade ao folião, tornando os dispositivos um alvo muito mais difícil para criminosos através de múltiplas camadas de proteção”, afirma Priscila Couto, Líder de Segurança e Confiabilidade do Google na América Latina.
Como configurar a Carteira do Google
Para quem deseja deixar a carteira física em casa, basta baixar o app na Play Store, fazer o login e digitalizar os cartões de pagamento. Além de pagamentos e Pix, é possível armazenar ingressos para blocos e passes de transporte.
