Google Go ganha Lens

Para quem não conhece o Google Go é um aplicativo rápido e leve, criado para usuários que acessam a internet pela primeira vez ou navegam com conexões instáveis. Disponível desde 2018 para Android (versão Go) no Brasil, a partir de hoje, o app pode ser encontrado na Play Store em todo o planeta. 

Para os usuários brasileiros, a grande novidade é o Lens no Google Go. Anunciado no início deste ano, durante o evento I/O,  o recurso ajuda a ler ou traduzir textos impressos no mundo físico – basta usar a câmera do telefone. O usuário pode abrir o Lens, apontar a câmera para o texto que deseja decifrar e então ouvir as palavras lidas em voz alta, traduzidas para um idioma de escolha ou ambas as coisas.

Além disso, há quem prefira escutar conteúdos disponíveis na internet em vez de lê-los – sobretudo no caso de textos longos. Pensando nisso, o Google Go oferece um recurso de leitura em voz alta, baseado em inteligência artificial (IA). Com ele, é possível escutar qualquer página da rede. As palavras vão sendo destacadas à medida que são pronunciadas, de modo que o usuário pode acompanhar a leitura do texto. 

O Google Go foi projetado para usar menos armazenamento no celular: mesmo diante de uma conexão instável, o aparelho não perde velocidade. O aplicativo ocupa pouco mais de 7MB de memória, e não prejudica a rapidez do aparelho. Caso você fique sem conexão, o Google Go é capaz de lembrar e recuperar os resultados da busca que você estava fazendo, quando o sinal voltar. 

O Google Go está disponível em todo o mundo na Play Store, para todos os aparelhos Android que usem Lollipop ou versões posteriores. 

  • Via Assessoria de imprensa 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]