Eletrodomésticos da Samsung ajudam consumidor 

As facilidades que os eletrodomésticos trazem para o dia a dia das pessoas fazem toda a diferença na rotina, principalmente quanto ao aproveitamento de tempo e mais produtividade em cada tarefa. Além disso, os modelos mais recentes de máquinas de lavar e secar, aparelhos de ar-condicionado e geladeiras, entre outros produtos, contam com tecnologias embarcadas que ajudam o consumidor a entender, controlar e economizar no consumo para uma redução real dos gastos com energia elétrica e água. Confira alguns dos principais diferenciais da linha de eletrodomésticos da Samsung:

A Samsung disponibilizou recentemente aos usuários brasileiros do aplicativo SmartThings¹ a funcionalidade Energy, que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica por meio da visualização detalhada do consumo dos eletrodomésticos² como aparelhos de ar-condicionado, modelos de geladeira, robôs-aspiradores e máquinas de lavar e secar da marca, entre outros produtos, tanto em Reais quanto em kWh, além de dar ao usuário a possibilidade de criar alertas e exibir comparativos para entender o quanto o aparelho conectado consome no fim do mês.

Com recursos integrados de inteligência artificial, a funcionalidade solicita o CEP da residência para estimar o preço por kWh a ser cobrado do consumidor de acordo com sua localidade, automaticamente atualizado mês a mês com dados como a tarifa da distribuidora de energia local, impostos e bandeiras tarifárias da ANEEL, caso vigentes. Além de permitir ao consumidor programar notificações de uso de energia quando estiver fora de casa, para o caso de deixar algum aparelho ligado, além de receber avisos de uso diário e estabelecer uma meta mensal de consumo, com notificações caso seja ultrapassada. O app ainda dá dicas de economia que ajudam no uso consciente, e mostra um relatório detalhado com o consumo médio por horário durante determinado período.

Ar-condicionado windfree da samsung em uso no quarto.

Ar-condicionado Samsung WindFree. Imagem meramente ilustrativa.

Tecnologia Inverter

Os benefícios da linha de ar-condicionado WindFree™ da Samsung oferecem uma experiência completa, especialmente em eficiência e economia, pois permite a manutenção da temperatura gastando o mínimo de energia, sem vento³ ou ruídos incômodos4 já que dispersa o ar suavemente por meio de suas 23 mil microssaídas. O grande diferencial é a tecnologia do compressor Digital Inverter Ultra, que mantém a temperatura desejada sem a necessidade de desligar e ligar várias vezes.

Além de evitar ruídos, a tecnologia do produto gera uma economia de até 77% de energia5 em comparação com um equipamento convencional, e tem garantia de 10 anos no compressor. O recurso Fast Cooling, presente em alguns modelos, ainda combina a tecnologia Inverter com o design para resfriar os ambientes 43% mais rápido6.

Foto da Geladeira Family Hub Side by Side com Soundbar em uma cozinha

Geladeira Family Hub Side by Side com Soundbar da Samsung. Imagem meramente ilustrativa.

Certificado de eficiência energética em geladeiras

O portfólio de geladeiras da Samsung é um destaque à parte. Todos os modelos também contam com o compressor Digital Inverter, que permite um funcionamento mais silencioso do refrigerador, com maior economia de energia e maior durabilidade, tendo dez anos de garantia no compressor. A categoria foi considerada a nº 1 global em vendas pelo relatório Global Market Share 2021 da Omdia7. No Brasil, a Samsung conta com diversos modelos de geladeiras à venda em todas as principais categorias, sejam Duplex, Duplex Inverse, French Door e Side by Side, que correspondem a uma das mais altas classificações de eficiência energética recentemente estabelecida pelo Inmetro, A+++.

Foto da Lava e Seca WD11T da Samsung.

Lava e Seca WD11T da Samsung. Imagem meramente ilustrativa.

Lava e Seca com recursos de inteligência artificial

Alguns modelos de lava e seca de última geração da Samsung também são conectados e contam com o AI Control, um painel de controle intuitivo e inteligente, que identifica os hábitos de lavagem da família e recomenda os ciclos personalizados, com base no seu uso. Com 11kg de capacidade e tecnologia Ecobubble™, o modelo WD11T, por exemplo, exibe durante a lavagem as informações mais importantes, e ajuda o usuário a tornar todo o processo ainda mais simples e intuitivo com o app SmartThings da Samsung8. Com ele, é possível programar o horário da lavagem, obter dicas e recomendações do ciclo ideal, e até mesmo receber dicas e ajuda especializada para conservar o equipamento. Quando o assunto é economia de água, a WD11T (e os demais modelos de lava e seca de 11kg da nova linha) consome menos água por ciclo que outros modelos de lavadoras de abertura frontal ou superior, ideal para quem busca mais eficiência e economia.

Gostou de saber mais sobre os diferenciais dos eletrodomésticos da Samsung que ajudam o consumidor no dia a dia? Então confira os detalhes da linha completa na loja online e não perca as novidades da marca em Samsung Newsroom Brasil.

¹Disponível em dispositivos Android e iOS. Uma conexão Wi-Fi e conta Samsung são necessárias.
²Confira a lista completa de produtos compatíveis em https://www.samsung.com/br/home-appliances/st-energy/.
³A Sociedade de Engenheiros de Refrigeração, Aquecimento e Ar-Condicionado Americana (ASHRAE) define o efeito sem-vento devido às correntes de ar insufladas com velocidade inferior a 15m/s.
4Baseado em testes internos com um modelo de 3,6 kW no modo Wind-Free™. Os resultados podem variar dependendo dos fatores ambientais e do uso individual.
5Testado no modelo AR09TXCAAWKNEU em comparação com o modelo convencional Samsung AQ09TSLXEA. A economia de energia pode variar dependendo do modelo, dos fatores ambientais e do uso individual.
6Baseado em testes de comparação do modelo AR12KSWDHWK com o modelo convencional AR11EASER.
7Estudo realizado pela empresa Omdia em Junho/2021, baseado nos dados de venda global de 2020, com exceção do mercado chinês.
8Os dispositivos devem ser conectados a uma rede Wi-Fi ou outras redes sem fio. Para interoperabilidade por meio do SmartThings, todos os dispositivos precisam ser registrados com uma única Samsung Account. A tecnologia, as funções e os recursos disponíveis podem variar de acordo com o país, a operadora, o ambiente de rede ou o produto, e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br