EaseUS Data Recovery Wizard [Análise / Review]

Tela de Instação do EaseUS Data Recovery Wizard

A EaseUS tem uma gama gigante de produtos para recuperar dados que vão de aplicação para dispositivos moveis até recuperar dados em computadores desktop. No meu caso dei uma analisada no EaseUS Data Recovery Wizard, que está disponível tanto para Mac quanto para PC, pois precisava recuperar arquivos apagados acidentalmente.

Seleção do disco a ser recuperado e local onde os dados serão gravados após recuperar

Claro que o EaseUS Data Recovery Wizard, vai muito mais além disto pois recupera após apagar, diz recuperar após formatação, problema em disco, ataque de vírus, falhas de sistema problema de partição e erro humano. O software conta com uma versão gratuita e uma versão paga, inclusive aqui você pode pegar um link com desconto para comprar pois só pagando que o programa deixa recuperar o dado. Para o meu caso eu consegui recuperar o dado, mas tive um certo problema para fazer um scanner em um SSD de 256 GB do meu Mac, ele deu uma estimativa de dias, e isso para mim é um fator complicador.

Tela para inserir o código comprado

Os usuários de Windows e Mac podem optar por uma opção mais barata que não inclua um CD de recuperação, outro detalhe que notei é que não é possível fazer dois scanners ao mesmo tempo como HD interno e HD externo, pode parecer besta, mas muito útil. O EaseUS também fornece software de recuperação para iPhones e dispositivos Android. Além dos planos regulares do consumidor, existem licenças mais caras destinadas a profissionais de TI.

O primeiro detalhe que notei é que ele fez um scanner no meu HD interno, fiz uma varredura básica no meu 1TB Seagate 7200RPM para ver o que ele poderia fazer demorou pouco mais de 2 horas e 13 minutos para ser concluída, porem notei que se desejar ler algo como um HD externo USB, ele irá reconhecer mas nem sempre consegue fazer o scanner, ficava caindo durante o scanner, isso pode ser um problema no cabo.

Dados sendo recuperados no HD de tudo que foi apagado.

O processo de busca da informação é muito simples, não requer grandes conhecimentos e nem que você seja um técnico, ou seja, qualquer leigo pode realizar os procedimentos, pois o programa é muito simples desde sua instalação. Depois de instalado, quando o aplicativo for aberto, exigirá a escolha do HD a ser scaneado. Você pode escolher digitalizar sua uma área especial, bibliotecas do Windows, uma partição específica ou um HD externo. A parte boa é que você não tem que fazer uma pesquisa full para começar a usar a EaseUS Data Recovery Wizard. Algo que senti falta foi o fato de não poder limitar ao formato do arquivo que ia busca, porem para o meu caso isso é pontual sem relevância, mas que para um consumidor mais experiente pode fazer diferença.

Durante a varredura, o programa exibe uma barra de progresso do aplicativo, junto com uma contagem regressiva de quanto tempo resta antes da conclusão, aqui é que o bicho pega um pouco dependendo do tipo de mídia e saúde da mesma, pois como disse eu tive um caso de dizer que ia demorar 14 dias, ai esquece deixar uma máquina parada por um tempo deste para recuperar um dado, só se ele for de nível extremamente grave para cima. A parte boa é que depois que o processo inicia você pode procurar e visualizar arquivos antes da conclusão da verificação, conforme eles são recuperados, mas nem tudo são flores, em alguns momentos é preciso chegar ao término de todo o processo. Depois que a varredura for concluída, você poderá procurar conteúdo igual no Explorer, navegando nas pastas e achando os áudios, documentos, vídeos etc.

Recuperar conteúdo é simples. Basta clicar na caixa de seleção ao lado do nome do arquivo, apertar o botão “recuperar” e selecionar um local de recuperação. Aqui eu recomendo recuperar em uma unidade separada, seja ela uma partição, um pendrive ou quem sabe um HD externo, aqui é pessoal pois não gosto de recuperar dados direto onde os perdi pois pode sobrescrever outro dado.

Aqui vale lembrar que EaseUS Data Recovery Wizard tem a verificação rápida, porem ela irá mostrar o que é recente, o que precisar de mais detalhes você não vai escapar de ir ter que fazer o scanner completo.

Um teste que não cheguei a fazer, foi fazer busca de algum dado em documentos ou consulta do suporte técnico, mas por informações que pude apurar leva no máximo duas horas mesmo aos finais de semana para se ter uma resposta sobre suas dúvidas, e só funciona por e-mail ou chat. Deve-se notar, no entanto, que o nível de suporte ao qual você tem acesso está restrito ao nível de licença que você adquiriu, com os usuários técnicos obtendo a maioria das opções de suporte

Veredito Final

Embora a experiência fosse para algo superimportante posso dizer que gostei muito da busca dos dados e do tempo que o EaseUS Data Recovery Wizard demorou para responder, no meu caso retornou todos os arquivos que estávamos procurando.

Como disse no texto, minha busca se resumiu a encontrar um arquivo perdido, talvez um profissional não tenha a mesma experiência que a minha que foi muito satisfatória. E digo com certeza, vale a pena gastar um dinheirinho e ter esse software na sua carteira. Em breve vou fazer o teste das versões Android e iOS para saber se é tão bom quanto esse.

Porem eu torno a dizer, que vale testar a versão de trial antes da compra, para o meu caso ela foi efetiva e valeu a compra posterior, mas vi relatos que não é para todos que esse produto funcionou, outro detalhe que eu não passei mas escutei é o fato de “travar” o EaseUS Data Recovery Wizard, bom no meu caso a máquina ficou parada só fazendo o que tinha para ser feita, isso é de suma importância quando fazendo uma busca de arquivos.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.