DTV Play unificará conteúdo digital e programação normal da TV

A transição do sinal analógico para o digital, aliada a avanços de serviços de streaming, fez com que as Smart TVs (aparelhos com conexão à internet) caíssem nas graças dos brasileiros. Até aí, nada de novo, já grande parte dos televisores produzidos hoje já são Smart TVs – e as vendas só crescem. A grande novidade é que, em breve, os telespectadores terão à disposição mais uma evolução dessa tecnologia.

O recurso permitirá que os consumidores acessem os aplicativos, sem saírem do ambiente da TV aberta. Chamado de DTV Play, essa é a versão mais recente do middleware de interatividade da TV digital. A solução foi desenvolvida e normatizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), que é o órgão responsável pelo desenvolvimento da TV digital no Brasil.

Até então, para consumir algum conteúdo típico do ambiente de internet, uma série, por exemplo, o usuário precisaria sair do contexto da TV e navegar em um menu de aplicativos até encontrar o app que deseja. Depois, ainda precisaria buscar o conteúdo de sua preferência. A partir da mudança, esse procedimento irá se tornar mais fluido.

“Um dos principais valores que o DTV Play traz é o conteúdo on-demand de forma contextualizada com a programação linear das emissoras”, destaca Leonardo Chaves, Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Isso significa que, assim que a tecnologia for embarcada nos televisores Smart, o consumidor não perceberá a diferença entre a programação das emissoras e o conteúdo da internet. Estarão as duas tecnologias compartilhando a mesma tela em uma experiênciaespontânea e integrada.

“Como exemplo, o consumidor que estiver assistindo a uma série na TV aberta, ao final do episódio, receberá na tela a oferta de continuar a sequência da trama. Ao clicar no ícone, a transição para o conteúdo via internet será quase imperceptível.”, explica Leonardo.  Além disso, a novidade pode incluir recursos de melhor imagem com HDR e melhor som através do áudio imersivo.

O DTV Play estará embutido nos novos aparelhos de TV e poderá ser identificado a partir de um logotipo específico. “Esse símbolo servirá para indicar aos consumidores que o aparelho já possui a tecnologia embarcada, com acesso a todos os benefícios da interatividade”, finaliza o especialista.

  • Via Assessoria de imprensa 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish