ASUS anuncia Zenfone 9

A ASUS anunciou o Zenfone 9, a nova versão do smartphone topo de linha da empresa. A marca segue apostando em celulares com bom hardware mas compactos, mantendo a tela de 5,9 polegadas e peso de 169 g do Zenfone 8.

A nova versão traz uma série de upgrades, como o processador Snapdragon 8 Gen 1, o chip mais avançado para smartphones já lançado pela Qualcomm e que também está presente no aparelho gamer ASUS ROG Phone 6. Além disso, o dispositivo terá versões que podem ter 8 GB ou 16 GB de RAM, e armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB.

O Zenfone 9 possui uma câmera principal Sony IMX766 de 50 MP atualizada que permite aos usuários tirar fotos perfeitas mesmo nos lugares mais escuros. O novíssimo estabilizador híbrido de seis eixos mantém tudo sem desfoque e sem trepidação, mesmo quando a câmera está em movimento. Este fantástico novo gimbal OIS monitora todos os movimentos do smartphone, em todas as direções, e usa essas informações para ajustar todo o módulo da câmera em tempo real. 

Ele pode compensar deslocamentos de até mais ou menos 3°, para ajudar a suavizar até mesmo a ação mais radical, sem distorção óptica ou “fantasma”. Combinado com a tecnologia de autofoco ultrarrápida – que foca rapidamente e reage suavemente às mudanças – e novos algoritmos anti-vibração EIS, o Zenfone 9 oferece fotos de ação super suaves e com aparência profissional.

Há também um novo modo Light Trail (Beta), além dos modos Night, Pro, Panorama, Slow Motion e Timelapse, para que os usuários possam fazer fotos e vídeos perfeitos em quaisquer condições.

A gravação de áudio é levada para o próximo nível no Zenfone 9. Áudio HDR permite que os usuários capturem todos os sons, do mais baixo ao mais alto, assim como o ouvido humano. O 3D Surround captura um som espacial incrivelmente preciso em alta fidelidade de som natural, e ao ar livre, o recurso Wind Noise Reduction captura gravações cristalinas. O smartphone ainda está equipado com um conector de áudio padrão de 3,5 mm, para que os usuários não precisem se preocupar se não tiverem fones de ouvido sem fio.

O tamanho fácil de usar e o design leve do Zenfone 9 facilitam o uso para qualquer tarefa, em qualquer lugar. O novo botão de energia multifuncional ZenTouch, montado na lateral, torna tudo mais fácil – com apenas uma mão. Além do desbloqueio com um toque com o sensor de impressão digital integrado, ele permite que os usuários deslizem o polegar para cima, para baixo ou clique duas vezes para diferentes funções, incluindo voz para texto, notificações abertas, atualização de uma página da Web, parte superior/inferior da página e controle de mídia.

A mais recente interface ASUS ZenUI 9 para Android 12 está melhor do que nunca e foi totalmente otimizada para uso com uma mão. As configurações da câmera permitem uma navegação mais fácil nas configurações básicas do smartphone, e também há uma ferramenta Edge que permite que os usuários encontrem seus aplicativos favoritos com mais facilidade. Um toque duplo na parte de trás pode ser configurado para fazer uma captura de tela, abrir a câmera, ligar a lanterna, ligar o gravador de som, abrir o Google Assistant ou controlar a reprodução de mídia. Há também uma escala de barra de zoom que torna o zoom mais rápido e fácil.

A ASUS não pronunciou sobre o preço Brasil, mas os preços na Europa são os seguintes:

  • 8 GB RAM + 128 GB de armazenamento – 799 euros
  • 8 GB RAM + 256 GB de armazenamento – 849 euros
  • 16 GB RAM + 256 GB de armazenamento – 899 euros

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br