Aspirador de Pó Robô Midea SmartMop VRB81B [Análise / Review]

Tarefa doméstica são muito chatas de serem realizados, a maioria das pessoas não tem tempo de fazer a limpeza da casa, varrer, passar aspirador, passar um pano úmido. É ai que entra o Midea SmartMop VRB81B, apenas robô aspirador como muitos criam nomes próprios para seus aspiradores. O preço dele no momento do review está R$ 1.059,00 no site da Midea.

Midea SmartMop VRB81B
Midea SmartMop VRB81B

O robôs aspiradores trazem modernidade e praticidade, o Midea SmartMop VRB81B, é uma junção de duas funcionalidades, limpar e passar pano.

SmartMop pois ele varre e passa pano ao mesmo tempo
SmartMop pois ele varre e passa pano ao mesmo tempo

O modelo é totalmente branco com uma linha vermelha na parte de cima, ranhura para encaixar os dedos para abrir o compartimento de poeira, sensores infravermelhos e a região de amortecimento, um borrachão que pega aproximadamente metade da circunferência. Na parte de baixo vemos as escovas de escovação e o duto de aspiração, duas rodas, uma roda menor que é guia e o encaixe do passador de pano. Na caixa ainda tem um par de escovas extras, o carregador, a base carregadora, manual, pano de limpeza e o controle remoto.

Midea SmartMop VRB81B fora da baixa
Midea SmartMop VRB81B fora da baixa

O Midea SmartMop VRB81B é um pouco menor cerca de 2 a 3 cm de diferença do Romba 675, mas bem rápido no serviço doméstico, passando por qualquer cama box. Ele é bem simples, e já vem praticamente pronto para uso, com escovas e filtros pré-instalados. Basta tirar equipamento da caixa, colocar a fonte na tomada, conectar na base e por seu robô para trabalhar, no meu caso ele veio com uma carga baixa. A carga completa da bateria leva cerca de 2h e enquanto carrega, uma luz vermelha fica piscando na parte de cima, indicando o carregamento, inclusive você pode apertar esse botão para ligar o SmartMop de forma manual. Quando completo ela para de piscar, a luz muda para a cor azul. A fabricante promete cerca de 1h20, eu diria 45 minutos a 80 minutos dependendo da casa, meu apartamento é 75 metros, no primeiro dia não fez o serviço completo, precisou de 2 dias para se adaptar. Aqui um ponto legal o modelo vem com uma base recarregadora que ele você pode usar ou não, na minha opinião é muito prática, pois ela fica lá esperando por ele e ele sabe voltar, ela é muito pratica, pois é melhor que a outra opção presente que é ligar o cabo diretamente ao seu robô.

Praticidade para lembrar o seu robô, basta abrir a tampa e puxar o recipiente
Praticidade para lembrar o seu robô, basta abrir a tampa e puxar o recipiente

Tudo pronto hora de sair para o trabalho, o Midea SmartMop VRB81B consegue se locomover por baixo de móveis com facilidade, e o amortecedor de impactos faz com que ele bata nos móveis sem danificar nada e mude seu caminho, obstáculos para ele são fios. Porem aqui um mimimi, ele respeita desnível e consegue não cair de andares, mas senti uma certa dificuldade para subir no carpete um pouco mais elevado. Um ponto importante para quem nunca teve robô aspirador, tire tudo que há no chão que ele possa puxar, isso significa fios de carregador , fibras ou cabos de rede. Um outro mimimi, mas agora de quem tem outro modelo de robô, a Midea poderia ter colocado um sensor sonoro para informa que ele ficou agarrado em algum ponto ou ter um indicador em aplicativo.

Sensor infravermelho
Sensor infravermelho

O recipiente interno para armazenamento da sujeira, eu achei um pouco pequeno com capacidade de 300 ml, me obrigando a fazer limpeza do mesmo a cada vez que o Midea SmartMop VRB81B limpava a casa. Para limpar o reservatório é super prático basta levantar tampa, você já verá o reservatório, pegou a alça, basta levar até o lixo e descartar, usando a escova de auxílio inclusa na embalagem a limpeza é muito rápida e fácil. Um ponto que eu tenho que falar sobre esse reservatório são os dois filtros, ambos são removíveis e laváveis. Agora a função que eu gostei muito é de passar pano, primeiro preciso destacar que se não fosse o manual eu não iria saber que ele tinha um reservatório de água, ou seja não é um pano a seco não é um pano úmido, o que ajuda e muito em piso de madeira, e olha que eu não tinha noção de quão sujo estava meu piso estava, e olha que eu já tinha passado somente o robô.

Possibilidade de carregar sem base
Possibilidade de carregar sem base

Já que estamos falando em limpeza mesmo, eu preciso falar de outro detalhe também que está no manual, os modos de limpeza que são Autolimpeza, Limpeza especial, Limpeza aleatória, Limpeza de Bordas e Cantos e Limpeza em Zigue-Zague, a não ficou contente, sabe o controle que eu falei que vem na caixa ? Pois bem você pode colocar seu Midea SmartMop VRB81B e brincar com ele pela casa, isso mesmo ele vira seu carrinho de controle remoto.

O pano passado com água tira uma poeira que você nem sabe que existe, depois de lavado seca super rápido
O pano passado com água tira uma poeira que você nem sabe que existe, depois de lavado seca super rápido

Aspiradores são barulhentos, mas comparando o Midea SmartMop VRB81B com um outro modelo que tenho ele é muito, mas muito mas silencioso, no decibelímetro, ou sonômetro ou medidor de nível de pressão sonora (MNPS) eu peguei 59 dBa, bom se eu comparado com o meu que chega a 70 dBa.

Veredito

A Midea fez um ótimo robô aspirador no SmartMop VRB81B, o que pode não torna-lo tão atrativo é o preço. Por eu já ter um robô de outra marca eu senti falta de funcionalidades de agendamento, integração com Alexa e Google Home, aqui até rolou uma mutreta com o Broadlink e do aplicativo dedicado. Mas isso não desmerece o que e o SmartMop VRB81B foi criado para fazer que é limpar e isso ele faz muito bem feito, e não deixa em desejar em nada ao modelo que tenho como referência. Fora que o fato dele passar pano úmido pelo ambiente me deu, um poxa o meu poderia fazer isso também!

Mas se você está pensando em ter o seu ou a sua emprega de limpeza digital, eu consideraria olhar com carinho o Midea SmartMop VRB81B.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]