Aprendendo finanças: por onde começar

O planejamento financeiro é o primeiro  passo para aprender finanças, com ele você tem mais controle do seu orçamento e consegue traçar objetivos mais realistas.

Saber administrar os próprios recursos é importante se você quer ter qualidade de vida. Em uma pesquisa realizada nos estados do sul do país e distrito federal, cerca de 64,2% afirmaram que fazem planejamento financeiro.

Ainda com esta estatística, uma boa parcela da população  precisa aprender finanças, visto que grande parte da população também apresenta algum tipo de dívida.

Educação financeira: por que você deveria se preocupar

A educação financeira é o processo para ter independência financeira. Já pensou ter uma vida mais leve, sem precisar se preocupar com a data do vencimento do boleto, ir ao shopping e não ficar somente olhando as vitrines caso algo te agrade?

Poder planejar aquelas férias com a família e sempre ter uma reserva financeira à disposição para uma emergência, seria bom? Pois acredite tudo se consegue quando se tem educação financeira.

O planejamento financeiro é a porta para uma vida com mais qualidade,. Mas o que muitos não sabem é que isso se alcança sem precisar de fortunas, é fruto da educação financeira.

Conceitos que você deveria saber sobre finanças

Temos no Brasil uma educação financeira deficitária, e na verdade quando alguém quer saber sobre este assunto tem que ser um autodidata.

Para começar, podemos dividir a educação financeira em três fases, e assim termos uma visão geral sobre o assunto, veja a seguir:

Ganhe

Para que haja um planejamento financeiro precisa haver o que administrar. Essa talvez seja a fase que todos conhecem um pouco.

Ninguém vive sem dinheiro, e ele precisa vir de algum lugar. Por isso, desde cedo somos ensinados sobre formas de ganhar dinheiro.

E com o tempo podemos ir nos aperfeiçoando nesse processo.

Contudo, a partir do momento em que se ganha mais dinheiro mas a situação parece nunca melhorar, é preciso estar atento, pois isso pode ser uma educação financeira defasada.

Afinal, não basta apenas ganhar dinheiro, como você verá nos tópicos a seguir.

Economize

Não se pode economizar se não ganhar, afinal, apenas possuir o dinheiro não nos ensina como priorizar determinados itens no orçamento.

A economia é uma etapa de grande importância que muitas vezes vem acompanhada de certo preconceito. A verdade é que economizar não é deixar de gastar, mas sim usar o dinheiro com sabedoria. 

A primeira forma de economizar com sabedoria é priorizando coisas necessárias e sempre pesquisando muito suas opções. 

Isso é válido tanto para itens cotidianos, como um cartão de crédito, ou até mesmo na hora de solicitar um empréstimo pessoal para adquirir um item de alto valor.

Invista

Aqui está a fase que todos almejam um dia alcançar, a de investidor. Se você crescer na sua educação financeira e conseguir ter um planejamento financeiro que contemple o investimento, saiba que já deu um grande passo para sua saúde financeira.

Pesquisas revelam que apenas 3% dos brasileiros investiram em renda variável em 2020, o que é um número baixo quando olhamos com cuidado.

Ser um investidor é alcançar o ápice da educação financeira, é o atestado que você tem um bom planejamento financeiro. É aqui a fase que o dinheiro começa a trabalhar para você.

E ao alcançar esse patamar, muitas das pessoas não necessariamente ganham muito dinheiro, mas souberam organizar suas finanças e mais conhecimento sobre esse mercado.

Como aprender mais sobre finanças?

Se você chegou até aqui neste texto é porque quer realmente desenvolver os atributos da educação financeira.

Traremos aqui algumas dicas básicas para te ajudar nesse crescimento, lembre-se que já disse que você precisa tomar a decisão de aprender, então fique atento às dicas. 

Busque o aprendizado diário

Se realmente é sua vontade aprender, mas você se sente despreparado neste tema, saiba que nunca é tarde para começar.

Separe um horário todos os dias para estudar sobre finanças e utilize a tecnologia a seu favor. 

Atualmente existem diversos blogs e vídeos sobre o assunto que podem te dar uma ótima base financeira.

Além disso, não se esqueça de ter foco, ele é essencial! De nada adianta buscar aprender tudo sobre o assunto, mas não se comprometer a tornar isso um hábito. Você irá muito mais longe se manter a constância.

Construa um bom repertório financeiro

Comece a colecionar fontes de informações, materiais que você possa depois voltar e rever quando quiser.

Aposte em livros, procure cursos, noticiários e redes sociais. Hoje encontramos várias coisas boas e materiais disponíveis, assim, você pode escolher aqueles com que mais se identifica e facilitam seu processo de aprendizagem.                                

Aplique seus conhecimentos

Conforme for aprendendo, comece a aplicar seus conhecimentos. Mas saiba que isso não precisa ser algo complicado.

Pode começar com pequenos investimentos, ou ainda internamente, com suas próprias finanças.

Uma forma prática de começar internamente é aprender a usar seu cartão de crédito com sabedoria, e ainda sendo um pouco mais audacioso, pode renegociar dívidas, trocando juros altos por juros baixos.

Essa troca de juros de forma inteligente vai abrir espaço em seu orçamento, mas não para novas dívidas, e sim para aumentar os investimentos.

Investir em conhecimento é sempre uma boa opção

Porém, a dica mais valiosa sobre finanças que você pode ouvir é que se quer aprender de verdade, invista em conhecimento.

O conhecimento sobre finanças pode potencializar – e muito – seus resultados. Por isso, não hesite em separar uma parte de seu orçamento para isso. 

Ao aprender mais e com qualidade você irá precisar dedicar menos tempo e obter ganhos interessantes ao longo do tempo.

Considerações finais

Agora você já subiu um degrau no caminho do aprendizado, já entendeu as 3 fases da educação financeira, viu também que o planejamento financeiro pessoal é um dos começos desse processo, eu sei que aqui foi somente uma abertura para sua mente.Se você quiser se aprofundar neste assunto, não deixe de conferir o Blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube. Afinal, sempre é hora de aprender mais sobre finanças.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]