Categories: Windows

Microsoft apresenta novo Windows 11 com várias mudanças e melhorias

Após vários vazamentos e rumores, o Windows 11 finalmente foi oficializado nesta quinta-feira (24). O novo sistema operacional da Microsoft chega cerca de 6 anos após o lançamento do Windows 10, presente na maioria dos computadores atualmente.

Sobre as novidades, o clássico Menu Iniciar agora está posicionado junto com outros atalhos no centro da barra de tarefas. Com a mudança, a Microsoft quis destacar programas e arquivos recomendamos de acordo com o uso de cada pessoa. Além disso, os usuário agora poderão iniciar chamadas e enviar mensagens rapidamente ao utilizar o conhecido Microsoft Teams.

Outra novidade presente no Windows 11 são os novos Widgets. De forma prática, o recurso estará sempre pronto para trazer informações aos usuários como previsão do tempo, notícias e muito mais. Além disso, o novo Snap Layouts é um novo recurso que permite escolher quais janelas serão distribuídas na tela principal.

A Microsoft também aproveitou para reformular a Windows Store, sua loja de aplicativos. De acordo com o que foi revelado, ela ganha um novo design mais moderno. Além disso, o novo sistema torna possível baixar apps do Android. Instagram, TikTok, por exemplo. Por fim, um novo app do Xbox também foi implementado.

Microsoft confirmou, no evento, que o novo sistema operacional chegará gratuitamente aos usuários que já tiverem o Windows 10 instalado em qualquer PC ou notebook. Isso é parte da política da empresa já desde o Windows 10, onde os usuários com Windows 7 e 8 podiam atualizar para o novo sistema de forma gratuita, através de updates. Isso significa que você não precisará fazer nada para receber o novo SO – contanto que você tenha as atualizações automáticas ativadas no PC.

Windows 11 chegará através de uma atualização prevista para os feriados de final de ano estadunidenses, começando em 25 de novembro, com o dia de ação de graças. Contanto que o seu computador tenha as especificações necessárias para receber o Windows 11.

Para poder receber a atualização e utilizar o novo Windows 11, você precisará ter um computador com os requisitos mínimos do sistema operacional. Eles não são muito altos, mas fique atento para garantir que sua máquina terá pelo menos estas especificações. São elas:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC);
  • Memória RAM: 4 gigabytes (GB);
  • Armazenamento: Pelo menos 64GB, ou mais;
  • Firmware do Sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura;
  • TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0;
  • Placa de Vídeo: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0;
  • Tela: Alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor.

E, é claro, conexão com a Internet e uma conta da Microsoft para que você possa fazer a configuração no primeiro uso. Para garantir que o seu PC tem tudo o que é necessário para rodar o novo SO, recomendamos baixar o app PC Health Check, instalá-lo e utilizá-lo para checar se o seu computador é compatível – o aplicativo te informa isso de forma bem simples. Você também pode ver mais detalhes sobre os processadores suportados aqui.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br

Share
Published by
Rafael Mota

Recent Posts

Windows 11em PCs com processadores “antigos”

A Microsoft anunciou que não vai impedir que usuários instalem o Windows 11 em PCs com processadores “antigos”. Porem o…

3 meses ago

Tropa é campeã sul-americana de Free Fire

Tropa é campeã sul-americana de Free Fire Idealizado pelos influenciadores Nobru e Donato, torneio distribuirá…

3 meses ago

Mais novo unicórnio da internet mira o Brasil

O crescimento exponencial do uso de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, SMS, Messenger, Signal…

7 meses ago

Nodo realizam triagem de candidatos con uso de Inteligência Artificial.

A pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas e trouxe oportunidades para as…

8 meses ago

Razer Gold vai dar mais de R$5 milhões em cashback

No Dia da Mentira, uma promoção de verdade vai fazer a alegria de jogadores do…

8 meses ago

Brasil entre os principais países em uso de celulares pré-pagos

O novo relatório Ding Global Prepaid Index (GPI) destacou a importância dos serviços móveis pré-pagos para os…

8 meses ago

This website uses cookies.