Categories: Windows

Microsoft apresenta novo Windows 11 com várias mudanças e melhorias

Após vários vazamentos e rumores, o Windows 11 finalmente foi oficializado nesta quinta-feira (24). O novo sistema operacional da Microsoft chega cerca de 6 anos após o lançamento do Windows 10, presente na maioria dos computadores atualmente.

Sobre as novidades, o clássico Menu Iniciar agora está posicionado junto com outros atalhos no centro da barra de tarefas. Com a mudança, a Microsoft quis destacar programas e arquivos recomendamos de acordo com o uso de cada pessoa. Além disso, os usuário agora poderão iniciar chamadas e enviar mensagens rapidamente ao utilizar o conhecido Microsoft Teams.

Outra novidade presente no Windows 11 são os novos Widgets. De forma prática, o recurso estará sempre pronto para trazer informações aos usuários como previsão do tempo, notícias e muito mais. Além disso, o novo Snap Layouts é um novo recurso que permite escolher quais janelas serão distribuídas na tela principal.

A Microsoft também aproveitou para reformular a Windows Store, sua loja de aplicativos. De acordo com o que foi revelado, ela ganha um novo design mais moderno. Além disso, o novo sistema torna possível baixar apps do Android. Instagram, TikTok, por exemplo. Por fim, um novo app do Xbox também foi implementado.

Microsoft confirmou, no evento, que o novo sistema operacional chegará gratuitamente aos usuários que já tiverem o Windows 10 instalado em qualquer PC ou notebook. Isso é parte da política da empresa já desde o Windows 10, onde os usuários com Windows 7 e 8 podiam atualizar para o novo sistema de forma gratuita, através de updates. Isso significa que você não precisará fazer nada para receber o novo SO – contanto que você tenha as atualizações automáticas ativadas no PC.

Windows 11 chegará através de uma atualização prevista para os feriados de final de ano estadunidenses, começando em 25 de novembro, com o dia de ação de graças. Contanto que o seu computador tenha as especificações necessárias para receber o Windows 11.

Para poder receber a atualização e utilizar o novo Windows 11, você precisará ter um computador com os requisitos mínimos do sistema operacional. Eles não são muito altos, mas fique atento para garantir que sua máquina terá pelo menos estas especificações. São elas:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC);
  • Memória RAM: 4 gigabytes (GB);
  • Armazenamento: Pelo menos 64GB, ou mais;
  • Firmware do Sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura;
  • TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0;
  • Placa de Vídeo: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0;
  • Tela: Alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor.

E, é claro, conexão com a Internet e uma conta da Microsoft para que você possa fazer a configuração no primeiro uso. Para garantir que o seu PC tem tudo o que é necessário para rodar o novo SO, recomendamos baixar o app PC Health Check, instalá-lo e utilizá-lo para checar se o seu computador é compatível – o aplicativo te informa isso de forma bem simples. Você também pode ver mais detalhes sobre os processadores suportados aqui.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br

Share
Published by
Rafael Mota

Recent Posts

Google lança Gemini, seu modelo mais avançado e hábil de IA

O Google anunciou hoje o Gemini,  o modelo de IA mais avançado e o maior projeto…

4 meses ago

Digital PrintZ adquire a impressora varioPRINT iX da Canon

Na última sexta-feira, durante o prestigiado Prêmio Pini, a Digital PrintZ surpreendeu o mercado ao…

4 meses ago

Atividades em tecnologia crescem em faturamento no primeiro semestre de 2023, aponta estudo da Contabilizei

O mercado de tecnologia e da informação apresentou um crescimento significativo no último semestre: as atividades relacionadas…

4 meses ago

Huawei Cloud: Uma melhor nuvem para o Brasil com o compromisso de estar ‘No Brasil, para o Brasil’

O evento Huawei Cloud Summit Brasil foi realizado hoje, com foco na economia digital do…

4 meses ago

Huawei inaugura laboratório de pesquisa em saúde e condicionamento físico

A empresa inaugurou em outubro um novo HUAWEI Health Lab localizado em Helsinque, na Finlândia.…

5 meses ago

BYD Dolphin e BYD Seal conquistam ANCAP Safety

O BYD Dolphin, veículo elétrico mais emplacado do mercado brasileiro em setembro, e o sport coupé…

5 meses ago