Mundo Motorizado

Fórmula Delta: Uma mulher contra o tempo

O icônico Autódromo de Interlagos será o palco neste sábado (19/4) da abertura da temporada 2025 da Fórmula Delta, categoria-escola do automobilismo brasileiro, que realizará a sua primeira prova as 11h45. Antes porém, logo as 8h50 os pilotos tentarão ser o mais rápido possível na tomada de tempos para a formação do grid inicial. Única mulher no grid, a campineira Manu Clauset (VW Germânica/Liqui Moly/Freios Frum/Raceville/TSO) quer usar a sua estreia nos monopostos para ganhar quilometragem e ampliar aprendizado sobre o carro.

“Em virtude de diversas ocorrências eu andei muito pouco, em relação aos outros pilotos. Então, usarei a classificação e a primeira corrida para aprender mais sobre as reações do Fórmula Delta, e o tempo vai baixando naturalmente. Depois que eu estiver constante, posso aprimorar o acerto do carro e também começar a forçar os limites”, acredita a garota de apenas 15 anos de idade, que está fazendo a sua transição do kartismo para o automobilismo. “Sei que até domingo vai estar tudo bem e será uma rodada dupla incrível. Tudo acontecerá em seu devido tempo”.

A segunda corrida da Fórmula Delta será no domingo, a partir das 11h50.

Categoria-escola

Em sua estreia no automobilismo Manu Clauset irá pilotar um monoposto nacional, fabricado pela Minelli Racing Car, que aluga e gerencia seus carros para os pilotos cumprirem uma temporada de 16 corridas, com provas no Autódromo de Interlagos, Velocittá, Raceville e Goiânia, sempre em sistema de rodada dupla. Atingindo a velocidade máxima de 220 km/h, o veículo é movido por um motor Mitsubishi 2.0, gerando 170 hp, auxiliado pelo câmbio sequencial de 6 marchas, acionado por borboletas atrás do volante. Os pneus são Pirelli slick de competição. Pela categoria já passaram mais de 60 pilotos, e vários estão correndo na Stock Series ou mesmo no exterior, numa clara demonstração que a modalidade prepara seus adeptos para as modalidades profissionais.

Confira o cronograma da etapa de abertura da Fórmula Delta:

19/4 – Sábado

08h50 – Tomada de tempos

11h45 – Prova 1

20/4 – Domingo

11h50 – Prova 2

Veja o calendário das oito rodadas duplas da Fórmula Delta, que passará por quatro autódromo diferentes:

Etapa 1 – 19 a 20/4 – Interlagos

Etapa 2 – A definir

Etapa 3 – 20 a 22/6 – Interlagos

Etapa 4 – 25 a 27/7 – Interlagos

Etapa 5 – A definir

Etapa 6 – A definir

Etapa 7 – 14 a 16/11 – Velocitta

Etapa 8 – 19 a 21/12 – Interlagos

Manu Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Raceville Speed Club e TSO Brasil.

@germanicavolkswagen

@liquimoly.brasil

@frum_oficial

@racevillespeedclub

@tsobrasil

@xracing2023

@pragakartbrasil

Acompanhe a Fórmula Delta:

@formuladelta

@racetv.br

@portalhighspeed

@parcfermetv

Rafael Mota

Rafael de Souza Mota é o nome por trás do Inteligência Móvel, um espaço dedicado à tecnologia, mobilidade e estilo de vida digital. Com base em São Paulo, Rafael é gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, velocidade e games — e, claro, um amante de animais.​​Desde 2001, quando começou sua jornada com um Palm, é um entusiasta declarado da mobilidade e inovação. Traz na bagagem uma trajetória que une curiosidade, análise crítica e paixão pelo universo digital.​​Casado, Rafael compartilha em seu blog e redes sociais dicas, reviews, bastidores de lançamentos e experiências com gadgets, apps e tudo que envolve o dia a dia conectado.​Também conhecido Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek.​Além do trabalho com conteúdo, também atua como gerente de projetos e é piloto de kart amador, onde também suas grandes paixões: tecnologia e velocidade, criando aplicações e análises das corridas​ ​► Saiba mais em: https://linktr.ee/rafael_mota* r.mota@inteligenciamovel.com.br