Apps

Zoom anuncia melhorias

A plataforma de videoconferência Zoom anunciou que fará atualizações dos recursos de criptografia em seu aplicativo, para proteger melhor os dados das reuniões e oferecer resistência a fraudes. A nova versão do aplicativo, Zoom 5.0, já liberando em breve uma nova versão com quase todos os recursos.

Preocupações de segurança foram levantadas no passado, depois que pesquisadores revelaram uma falha de dia zero no cliente Mac Zoom que poderia ter permitido que hackers espionassem usuários através de suas webcams. Mais tarde, no mesmo ano, uma pesquisa revelou um ataque de enumeração direcionado à API afetando a plataforma.

A atualização não traz esse recurso, mas ao menos a plataforma passa a suportar criptografia AES de 256 bits GCM. Isso significa que as reuniões estão um pouco mais protegidas contra invasões e interceptações de dados.

Outra novidade é a ativação por padrão de senhas para a maioria dos clientes, medida que já vinha sendo tomada para combater o zoombombing.

O novo ícone de Segurança (Security) vai oferecer acesso rápido aos recursos de segurança do aplicativo diretamente da barra de menu da chamada. Os anfitriões das chamadas também poderão reportar usuários diretamente através do ícone de Segurança.

As Salas de Espera (Waiting Room) eram um recurso já existente na plataforma, em que os usuários aguardavam até o início da conferência, antes eram opcionais, e agora são uma configuração padrão (podendo ser desativadas).

Ainda há problemas para serem resolvidos, funcionalidades novas não deverão ser anunciadas.

Mas você pode fazer a sua parte com essas pequenas dicas

  • Defina o compartilhamento de tela como “somente anfitrião” para evitar que hóspedes não convidados compartilhem conteúdo perturbador;
  • Não compartilhe nenhum ID online;
  • Desabilite “transferências de arquivos” para mitigar o risco de malware;
  • Certifique-se de que apenas usuários autenticados podem participar de reuniões;
  • Bloqueie a reunião assim que ela começar para evitar que qualquer novo usuário entre;
  • Use o recurso de sala de espera, para que o anfitrião só possa permitir participantes que têm um registro pré-atribuído;
  • Tocar um som quando alguém entra ou sai da sala;

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br