Analise/Reviews

Xperia XZ Premium – Analise/Review

Xperia XZ Premium o brilhante premium da Sony

A Sony emprestou para review um smartphones focado no segmento Premium, o Xperia XZ Premium, um aparelho que tudo de melhor já lançado pela empresa como um processador Qualcomm Snapdragon 835, GPU Adreno 530, tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução de 3840×2160 pixels com resolução 4K suporte à exibição HDR-10, cores sRGB com a tecnologia TRILUMINOS Display e o motor de imagem X-Reality, que reduz serrilhados, e uma câmera de 19 megapixels com gravação de vídeo em 960 quadros por segundo que faz vídeos em super slow motion. O Xperia XZ Premium chega com o preço indicado de R$ 3.999, alguns vão falar salgado, mas condizente com os lançamentos e dentro do preço do segmento que está concorrendo.

O design do Xperia XZ Premium segue a linha Omni-Balance presente em todos os smartphones da Sony preza pelas linhas retas e simétricas, feito em materiais como alumínio, vidro e plástico. Na região frontal do XZ Premium apresenta um par de alto-falantes stereo, que possui boa qualidade de som, é bem posicionado na frente, uma câmera de 13 MP para selfies, um LED para notificações, os sensores de proximidade, de luz ambiente e, é claro, o logotipo da fabricante.

Na lateral direita do aparelho os proprietários encontram os botões de volume, power – o de power também é um leitor de impressão digital, tenho a dizer que é uma ótima escolha de local para o leitor – e o botão de duas fases dedicado à câmera esse último que também é uma característica quase que obrigatório nos aparelhos da marca. Do outro lado somente a gaveta de cartão SIM e microSD.

Porque eu resolvi descrever tudo isso ? Para falar desta traseira!!!, sim a traseira do XZ Premium, é um encanto a parte e particularmente não merece nem colocar uma capinha pois traz um vidro Gorilla Glass 5 muito bonito de se ver, inclusive ele é tão brilhante que é quase um espelho, chego a dizer que a versão que eu testei que é a prata é a versão preferida das mulheres de tão bonito, a outra cor que a Sony também vende a preta (Deepsea Black), mesmo sendo escura também é reflete, porem a prata é a mais bonita.  Como nem tudo são flores é importante falar que o visual espelhado é lindo, mas sim ficam marcas de dedo a qualquer toque e também pode ser passível de arranhões, afinal é um vidro.

O Android 7.1.1 Nougat do Xperia XZ Premium roda a interface da Sony presente nos demais aparelhos da marca, aqui nada de novidades.

Câmeras, aqui é um mercado que a Sony costuma fazer bonito e XZ Premium não faz feio, traz uma câmera de 19 megapixels acompanhado de um flash LED e os demais sensores fotográficos que são o auto-foco à laser e o sensor RGB. À noite, as fotos ficam boas, que é algo que sempre preocupa para quem gosta de fazer fotos a noite, aqui o XZ Premium não fez feio, ainda mais porque o PDAF que um sensor de estabilização de imagem digital em 5 eixos que utiliza todos o giroscópio e o acelerômetro para tornar as imagens menos tremidas.

A Sony também afirma que esse é o único smartphone capaz de gravar vídeos em 960 quadros por segundo, na velocidade ‘super slow motion‘. Parte dessa e de outras capacidades da câmera se dá ao fato do sensor ótico. A única reclamação é que esse super slow motion precisa ser acionado no tempo certo e as vezes você perder esse momento.



Na frente do Xperia XZ premium temos a câmera ‘de selfies‘, isso porque a Sony teve muita preocupação com luz e pouco cuidado com a definição, isso graças ao seus 13 megapixels, grava vídeos em Full HD, suporta HDR, estabilização eletrônica e tem uma lente angular de 22mm essa grande angular é para fotografias em galera.

Para garantir todo esse poder de fogo do Xperia XZ premium a Sony colocou uma bateria de 3.230 mAh. Como eu sempre falo, eu tenho um nível elevado de uso do smartphone porque recebo muitas mensagens e também faço compartilhamento de internet, mesmo com brilho no automático e todas essas funções deu para ficar 7h às 23h longe da tomada, porem teve dias que usava jogos e outros itens ai não passava da hora do almoço. Para carregar esse premium a Sony adicionou um conector USB Tipo-C. O aparelho é compatível com o Quick Charge 3.0 e demais tecnologias da Sony para bateria, mas de qualquer forma para chegar a 100% de carga o  Xperia XZ premium leva 3 horas.

Veredito

O Xperia XZ Premium reuni tudo o que há de melhor nos smartphones da marca, e realmente justifica o nome Premium. O que pode fazer o aparelho não ser sucesso em vendas no Brasil é o preço, que não está fora do mercado, se comparado com concorrentes do mesmo segmento.

O Xperia XZ Premium seria na minha opinião uma opção smartphone que vale considerar.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Bateria: 3.230 mAh;
  • Câmera: 19 megapixels (traseira) e 13 megapixels (frontal);
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, BDS, Bluetooth 5.0, USB-C 3.1, NFC;
  • Dimensões: 156 x 77 x 7,9 mm;
  • GPU: Adreno 540;
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 256 GB;
  • Memória interna: 64 GB;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Peso: 191 gramas;
  • Plataforma: Android 7.1.1 (Nougat);
  • Processador: octa-core Snapdragon 835 de 2,45 GHz;
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, bússola, giroscópio, barômetro, impressões digitais;
  • Tela: IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução de 3840×2160 pixels e proteção Gorilla Glass 5.

 

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * r.mota@inteligenciamovel.com.br