WWDC 2018 o que a Apple preparou para sua conferência anual

Confira o que rolou na WWWDC 2018

 

A Apple fez sua apresentação anual para desenvolvedores a WWDC (Worldwide Developers Conference), no geral não tivemos grandes novidades, diferente dos demais anos a WWDC não mostrou nada de hardware nesse evento o foco foi realmente o desenvolvimento, segurança e otimizações. Como esperado tivemos novidades do iOS 12, macOS 10.14 Mojave, watchOS 5 e tvOS 12.

iOS 12

Teremos uma série de ferramentas e iniciativas para demonstrar o tempo que estamos utilizando nosso smartphone, para mostrar esses valores a Apple lança o Limits, um app capaz de monitorar o tempo de uso para cada aplicativo, indo mais além ele pode ser utilizado para controle parental, impedindo que a criança perca mais tempo que o permitindo usando os dispositivos. Um modo já esperado também ganhou melhorias, o Do Not Disturb também fica ativo no horário de dormir e será possível agrupar e silenciar mais facilmente notificações.

A Siri também fica mais inteligente, pois passa a entender melhor hábitos e contextos e, dessa forma fazer sugestões como pedir aquela pizza e apresentar outras sugestões ou informações sobre sua rota.

Para quem não tinha o iPhone X teremos o Memoji: emojis super customizáveis para ficarem com sua cara e que são ricamente animados, resta saber se a Apple permitira esse tipo de aplicação externa como o WhatsApp, pois no Brasil ninguém mais usa o mensagens.

O kit de realidade aumentada o ARKit teve melhorias também, permitido a memorização de objetos em determinado lugar, a Apple espera que os desenvolvedores passem a adotar ainda mais esse projeto.

O Facetime que trafega entre todos os produtos também recebe uma atualização e passa a permitir chamadas em grupo de até 32 pessoas.

MacOS Mojave

Bom todo ano temos um novo sistema operacional diferente, e claro teremos o Mojave (nome de um deserto da California), que chega com novidades como o Dark Mode que escurece o que está fora de uso na tela deixando claro somente o que está em atividade. Teremos no Mojave um novo formato de organização, agora por “stacks” algo parecido com formatos, um safari mais seguro, que bloqueia preventivamente sites de rastreamento dando mais privacidade a sua navegação e uma nova Apple Store redesenhada. A parte chata é que somente Macs a partir de 2012 poderão receber o novo sistema

AppleTV

Já que temos uma AppleTv 4K precisamos de um som de qualidade nos seus conteúdos e a Apple vai entregar o Dolby Atmos (um formato de altíssima definição de áudio) em filmes, programas de TV e videoclipes compatíveis gratuitamente. Além disso, acabou a necessidade de ficar pedindo senha nos aplicativos.

Apple Watch

Com o novo watchOS 5, a Apple quer você mais social e mais fitness, permitindo competições com sua rede de amigos. Ele apela para a competitividade social, em que você pode desafiar amigos para completar o anel de atividades físicas durante uma semana.

Outra novidade é a possibilidade de permitir que os usuários possam navegar em algum site no Watch,e também ganhou os atalhos da Siri e as notificações grupadas do iOS 12. Teremos um recurso de walkie talkie (Star Trek) para se comunicar com os amigos e o aplicativo podcast passa a ter integração nativa.

Conclusão

Resumidamente o WWWDC 2018 foi mais para mostrar pouquíssimas novidades dos sistemas, mas trazer um cunho mais social e interativos dos sistemas e atender a promessas de itens que deveriam ter saído no iOS 11 como segurança que foi feito parcialmente.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish