Samsung Gear Fit2 Pro [Análise / Review]

Gear Fit2 Pro um wearable com foco em natação

O Gear Fit 2 Pro é um dispositivo que werable (vestível) que sempre fico na dúvida de como definir, pois ele é um relógio mas ao mesmo tempo também é uma pulseira inteligente, nesse caso vou considerar uma pulseira para o review. Essa nova versão da pulseira fitness da Samsung veio mais esperta que a Gear Fit 2, a grande diferença entre o Gear Fit 2 e a Gear Fit 2 Pro é a resistência a água, enquanto a Fit 2 resistia a água, suor e chuva e Fit 2 Pro chega com resistência a 5 ATM, ou seja essa é para te acompanhar até nadando! essa resistência permite profundidades de até 50 metros.

A Gear Fit2 Pro mantém o mesmo design da Gear Fit2. Se não fosse pelas pulseiras diferentes, os dois produtos poderiam ser facilmente confundidos. A tela curva de Super AMOLED de 1.5″ foi mantida reaproveitando também o mesmo recarregador de energia e  pulseiras.

Vale lembrar que mesmo foi mantida a tela curva, logo temos o mesmo problema, podem aparecer alguns riscos. O Gear Fit 2 Pro é vendida em dois tamanhos pequena e grande, para o meu pulso que não é muito grande a pequena ficou muito pequena e a grande tive que usar no último furo,  porem é uma pulseira muito leve, depois de alguns minutos usando se torna quase imperceptível. As pulseiras ainda usam o mesmo padrão de encaixe da geração anterior, isso é bom pois possibilitam sua troca, e há uma boa variedade de modelos disponíveis a venda no Brasil.

Ainda falando dos detalhes visuais da Gear Fit 2 Pro, ela possui apenas dois botões físicos: o menor alterna entre a tela inicial os aplicativos, enquanto o maior é configurável se tornado atalho para a função que o usuário desejar, também atua como botão de pausa em exercícios. O restante das funções são feitas por meio de movimentos deslizando o dedo na tela da pulseira, que vão de notificações à esquerda, uma barra de status no topo e telas adicionais à direita, que ainda permitem adição de novos widgets e reajuste no posicionamento dos mesmos. Inclusive com a tela molhada é possível um bom reconhecimento do toque, mas fique tranquilo que ao tomar banho você não terá uma tela se movimentando sozinha por conta dos pingos.

A pulseira pode monitorar diversos parâmetros, como distância inclusive dentro da água, número de volta incluindo dentro da piscina e até o tipo de nado, além dos tradicionais monitoramento de atividade, batimentos cardíacos e algo que sempre me chamou a atenção na linha o monitoramento de subida de escada.

Tela inicial que demonstra o sincronismos entre o Gear Fit 2 Pro e o smartphone, mesmo com iOS é possível sincronizar o Gear FIT 2 Pro

No quesito hardware o Gear Fit 2 Pro não recebeu novidades, continua com os 500MB de RAM, 4GB de memória interna e mesmo processador. Agora algo triste é que a autonomia ainda continua em baixa, pois deveria durar 5 dias de acordo com a Samsung, mas nã minha mão não passou de 2, afinal temos somente 200 mAh de bateria, vale lembrar que eu sou usuário agressivo de notificações, desligando o GPS ai sim eu cheguei a 4 dias, mas ai perde muito a graça pois perde a autonomia do registro dos exercícios. Agora um mimimi meu, ele não vem com um plug para tomada, faz falta!. O Gear Fit2 Pro vem com uma versão do sistema operacional Tizen, que é uma plataforma proprietária da Samsung, mas que permite que ela seja sincronizada com aparelhos Android ou iOS por meio do aplicativo Gear.

Troca das skins do relógio para um modelo que atenda da melhor forma
Troca das skins do relógio para um modelo que atenda da melhor forma

Por carregar um GPS interno, ela é totalmente independente do celular e pode registrar sua caminhada sem precisar do smartphone, o sincronismo dos dados após o smartphone estar por perto é muito, mas muito rápido. Na memória interna, podem ser armazenadas músicas, porém é preciso de um fone bluetooth para ouví-las, pois não temos entrada de fones de ouvido.

Monitoramento
Monitoramento frequências cardíaca

Se por um lado é preciso carregá-la a cada dois dias para ter certeza que não ficará sem carga, por conta da pequena bateria presente nesse modelo não precisa ficar muito tempo na base de carga para voltar aos 100%. Isso é interessante pois usar essa band durante a noite traz informações sobre o sono do usuário, para quem quiser registrar esses dados. Por outro lado recarrega-la você não precisa mais do que 1 hora para atingir os 100%.

O sensor de batimentos cardíacos funciona muito bem, e você pode programar o Fit 2 Pro para medir seu ritmo cardíaco o tempo todo ou em intervalos regulares, lembrando que quanto mais leituras menos bateria. O relógio também consegue usar os dados dos sensores todos para detectar automaticamente quando você começou a praticar algum exercício, podendo inclusive reconhecer se é uma caminhada, corrida ou até nadando. Claro que nesse ponto tem falhas, mas reconheço que é um super avanço, pois por mais que você lembre-se de ativar o tipo de exercício, as vezes é comum deixar passar de ligar.

Sensores e monitoramento cardíaco e as travas de troca da pulseira
Sensores e monitoramento cardíaco e as travas de troca da pulseira

Conclusão

Do Gear Fit2 para o Gear Fit2 Pro a evolução foi muito pequena, mas se você não tem nenhuma é bem legal já partir para o modelo Gear Fit2 Pro. O monitoramento dentro da água mesmo sendo uma novidade, para mim agrega valor mesmo não nadando frequentemente.

O preço do Gear Fit2 Pro é de R$ 999, no varejo eu cheguei a encontrar por R$ 780, ai já começa a ficar mais interessante. Infelizmente para muitos usuários uma pulseira ainda e gadget dispensável e só se justifica para quem realmente quer um dispositivo para monitorar seus exercícios e verificar notificações.

Rafael Mota

*Tech/creator do Inteligência Móvel (IM) * Nerd/geek (Pete Mineiro ⛏ da Cavalaria Geek). * [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chinese (Traditional)EnglishJapanesePortugueseSpanish